Os portos dos Açores perspetivam receber 58 escalas de navios de cruzeiro, que vão levar à região cerca de 57 mil passageiros e mais de 20 mil tripulantes, anunciou hoje a empresa gestora dos portos.
O grupo austríaco XXXLutz, especializado em equipamentos domésticos e um dos maiores da Europa, anunciou hoje que chegou a acordo para a compra da Conforama Iberia (Portugal e Espanha), sem ter avançado o valor da transação.
O presidente da delegação regional da Ordem dos Economistas duvida da eficácia das medidas anunciadas ontem pelo Governo da República para apoiar as famílias com crédito à habitação. Paulo Pereira entende que as medidas como a bonificação dos juros são poucos eficazes e têm um cariz político.
A construção civil na Madeira registou no ano passado os números mais altos da década, em obras concluídas e licenciadas. Segundo a Direção Regional de Estatística, em 2022 foram concluídos 382 edifícios na Região. É um aumento de 4 por cento em relação a 2021. Já as obras licenciadas foram 504, o que corresponde a um aumento de 6 por cento comparativamente com o ano anterior.
O Centro Cultural e de Investigação do Funchal acolhe a 30 de novembro e 1 de dezembro a segunda edição da conferência Madeira Blockchain. Serão dois dias para debater a tecnologia que inspira a criação de diversas criptomoedas e uma tecnologia utilizada por cada vez mais empresas. Nesta conferência participam três dezenas de oradores de vários países da Europa, Índia e Estados Unidos da América.
A Madeira registou, em 2022, indicadores muito positivos na área do turismo, mas manteve elevados níveis de desemprego e de pobreza, além da tendência de envelhecimento acentuado da sua população, segundo dados oficiais recolhidos pela Pordata, que reuniu diversos indicadores, a propósito das eleições regionais.
A SATA Air Açores anunciou o reembolso antecipado da totalidade do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros, que foi emitido em Dezembro de 2022.
A Explora Journeys, marca de luxo da MSC Cruzeiros, encomendou dois navios movidos a hidrogénio aos estaleiros da Fincantieri.
Pela primeira vez as agências de viagens IATA portuguesas superaram os 80 milhões de euros em vendas de voos num mês de Agosto, que é tradicionalmente dos mais fortes em viagens, mas não em vendas, porque as compras são feitas com antecedência.
O Conselho de Ministros acaba de aprovar três novas medidas de apoio às famílias com crédito à habitação. Medidas que, segundo o Ministro das Finanças Fernando Medina, têm três objetivos. A medida com mais impacto é a redução da taxa de juro em 30 por cento durante dois anos. Abrange todos os créditos feitos até 15 de Março deste ano e só exclui os créditos com taxa variável que se encontram a cinco anos do final do contrato. Os pedidos dos clientes aos bancos podem começar a ser feitos a partir do próximo dia 2 de novembro.
Cerca de 200 mil famílias podem vir a beneficiar do alargamento da bonificação dos juros, uma das três medidas no âmbito do crédito à habitação para mitigar o impacto da subida das taxas hoje anunciadas pelo Governo.
No 2.º trimestre de 2023, transacionaram-se 795 alojamentos na Região Autónoma da Madeira (RAM), o que representa uma diminuição trimestral de 11,5% e homóloga de 27,7%.
A SATA Air Açores amortizou 60 milhões de euros de dívida, um reembolso antecipado que permite à companhia aérea açoriana «poupar cerca de 18 milhões de euros em encargos anuais com financiamentos», foi hoje anunciado.
O turismo na Madeira tem vindo a aumentar. Só no ano passado, a Região teve quase 10 milhões de dormidas, no entanto, em alguns locais há sinais de pressão.
Diversificar a economia, assegurar a transição digital, fazer a gestão de dados e associar ao cabo submarino são os objetivos do projeto do novo data center, que esta tarde foi apresentado pelo secretário regional das Infraestruturas, Pedro Fino. O novo data center fica alojado na sub-estação da Empresa de Eletricidade da Madeira, situada nas Virtudes e também em Machico. O projeto, ao abrigo do PRR, contemplou a aquisição de terrenos nas Virtudes e terá um custo de 15,5 milhões de euros.
As associações da indústria alimentar Alif e Ancipa defenderam hoje a redução do IVA dos alimentos para 6% e disseram estar disponíveis para fazer um pacto com o Governo de que não aproveitarão a baixa para aumentar os seus lucros.
A Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL) alertou hoje os deputados para os problemas de tesouraria que os atrasos no reembolso do IVA no âmbito da medida IVA zero estão a causar às empresas do setor.
O número de desempregados inscritos no centro de emprego da Região desceu 28 por cento no ultimo mês de agosto, comparativamente ao mês homólogo do ano passado. Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego, em agosto estavam inscritas 7.419 pessoas no centro de emprego da Madeira. Este valor representa um decréscimo de 2.882 pessoas relativamente a agosto de 2022 e de 167 pessoas face a julho de 2023. Vânia Jesus, presidente do Instituto de Emprego da Madeira, diz que há 17 anos que a Região não registava um desemprego tão baixo.
O ministro da Economia disse hoje que o país tem de “melhorar muito” a eficiência coletiva e destacou que as Agendas Mobilizadoras são o “projeto mais transformador” que Portugal tem no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Prevê-se que este ano sejam produzidas mais de 23 mil toneladas, o valor recorde do ano passado. A Antena 1 foi conhecer o trabalho de um produtor na Madalena do Mar, uma das principais zonas de produção de banana da Madeira.