A Associação de Promoção da Madeira vai lançar uma nova brochura promocional sob o conceito 'Madeira Ocean Trails'.
O Sector Empresarial da Madeira (SERAM) teve um resultado líquido agregado positivo de 7.249 milhares de euros no final de Junho de 2019, tendo aumentado 47% face ao mesmo período do ano passado (2.935 milhares de euros).
O Instituto de Emprego da Madeira (IEM) já apoiou este ano 37 empresas ao abrigo do programa de estímulo ao empreendedorismo de desempregados. Um investimento superior a 620 mil euros.
Com valores acima da média nacional ficaram as regiões de Algarve (+41%), Área Metropolitana de Lisboa (+32%), Madeira (+15%), Área Metropolitana do Porto (+9%) e Alentejo Litoral (+4%) e abaixo do valor médio nacional regiões de Beiras e Serra da Estrela (-27%).
O euro voltou hoje a cair face ao dólar, continuando a negociar abaixo dos 1,11 dólares, numa queda mais acentuada do que na terça-feira, num dia em que o primeiro-ministro britânico suspendeu a sessão legislativa até outubro.
O Boletim de Execução Orçamental do Governo Regional da Madeira dá conta de um saldo global positivo na ordem dos 25,8 milhões de euros. Os dados são referentes ao mês de julho.
Há 13 anos que o número de beneficiários do subsídio de desemprego não era tão baixo. Em Julho foram 4.739 os madeirenses sem emprego que receberam apoio da Segurança Social.
O Porto Santo quer potenciar a venda dos produtos através de uma marca própria. A estratégia de marketing pretende garantir a autenticidade e qualidade do que é produzido na ilha. O Porto Santo recebeu durante três dias a segunda edição da feira agropecuária.
O Centro de Desenvolvimento e Inovação Sociocultural e Agroflorestal do Jardim da Serra quer reforçar a aposta na preservação das variedades regionais de cereais. Com esse objetivo foi apresentada uma pré-candidatura à Rede Europeia de Preservação de Recursos Genéticos.
Chama-se Abrigo da Heidi e é um projeto privado de recuperação de um edifício que se encontrava fechado há 27 anos, na Achada do Teixeira, em Santana. Trata-se de um investimento no valor de 450 mil euros. O Governo Regional diz que é mais uma aposta no turismo de natureza. Até agora, na Madeira, já foram recuperadas 19 unidades com cariz semelhante, que juntam a restauração e o alojamento.
A população de lapas na Madeira está a aumentar. Os estudos da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária comprovam o crescimento desta espécie de moluscos. Os restaurantes também não têm tido dificuldades em adquirir um dos produtos gastronómicos mais apreciados na região.
A ACIF, Associação Comercial e Industrial do Funchal, considera positiva a entrada da Ryanair na rota da Madeira, pois a concorrência pode provocar uma descida de preços. O Setor dos Agentes de Viagens da Câmara de Comércio da Madeira coloca no entanto dúvidas sobre a manutenção da easyJet nesta rota.
Os serviços prestados por empresas privadas da região registam duas mil reclamações. A maioria das queixas é na restauração. Na administração pública as reclamações reduziram-se a 3 centenas dirigidas sobretudo ao Serviço Regional de Saúde.
O número de desempregados na região no mês de julho diminuiu 5,7 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado.
A produção de energia elétrica, estimada a partir dos dados de emissão de energia elétrica fornecidos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) aumentou 1,5% no 1.º semestre de 2019, relativamente ao mesmo período do ano passado. O contributo das renováveis foi de 26,9%.
O Licor de Anis recebeu a classificação de produto excepcional, numa prova cega. É uma das novidades da Quinta Pedagógica dos Prazeres e para o padre Rui Sousa é também uma forma de garantir a sustentabilidade do projeto.
A nova concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas de Cabo Verde iniciou-se na passada sexta-feira, sob a liderança da portuguesa Transinsular, com a realização de 13 viagens.
Os produtos como a melancia ou as uvas vão passar a usar a 'Marca Porto Santo'. O selo de qualidade foi apresentado hoje pelo Governo Regional e pela Associação de Produtores do Porto Santo. Os agricultores que o pretendam podem podem candidatar-se. As regras estão definidas por um regulamento.
As embarcações de animação turística anda com lotação esgotada nesta altura do ano. Os golfinhos pintados são os mais avistados, no verão. Este é um mercado procurado por milhares de turista e também por madeirenses que aproveitam a atividade para sair da rotina.
Segundo a SATA, foram as rotas entre os Açores e Lisboa, Porto e Funchal que "mais contribuíram para o crescimento homólogo registado, apresentando uma variação de 12%", seguindo-se as rotas entre os Açores e os Estados Unidos da América, com um crescimento de 9%.