A Madeira vai apresentar uma candidatura ao plano de contingência a falência do operador turístico Thomas Cook. A proposta deve juntar 750 mil euros, do turismo de Portugal e da Região, para atenuar e prevenir efeitos em mercados europeus que viajam para o arquipélago.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a acompanhar o processo de falência da Thomas Cook, disse em entrevista à Lusa a secretária-geral, salientando que o "efeito de contágio" é uma das preocupações.
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), revela os dados provisórios apontam para que agosto tenha sido melhor que em 2018 em todos os indicadores No entanto, há destinos e destinos, como a Madeira e o Algarve que se estão a ressentir-se bastante com as falências de companhias aéreas e de operadores.
Até ao final do ano serão assinados os estatutos da Confederação das Regiões Ultraperiféricas da Europa e da Macaronésia . A união pretende valorizar economicamente as câmaras de comércio e o desenvolvimento da economia azul. A Associação Comercial e Industrial do Funchal, promoveu hoje um encontro de trabalho que juntou representantes da Madeira, dos Açores e das Canárias.
De acordo com os dados o Boletim de Execução Orçamental de agosto “o saldo global consolidado, em contabilidade pública, dos organismos com enquadramento no perímetro da Administração Pública Regional, é de -124,8 milhões de euros, o que compara com o saldo de -17,1 milhões de euros registado em agosto de 2018. Excluindo os pagamentos de dívidas de anos anteriores aos valores da execução orçamental consolidada, que totalizaram 154,4 milhões de euros, observa-se que o saldo global é positivo em 29,6 milhões de euros”.
Na Madeira são cerca de 860 clientes da Inglaterra e Alemanha prejudicados pela falência da Thomas Cook.
Os lesados do Banif que apresentaram reclamações junto da Ordem dos Advogados têm um prazo adicional de oito dias, até 02 de outubro, para apresentarem as informações em falta nos respetivos processos.
O Governo Regional da Madeira aceitou a segunda alteração ao empréstimo de 1.500 milhões de euros contraído em 2012 junto do Governo da República, com a taxa de juro reduzida dos 3,375% para 2,783%.
No pior dos cenários, a Região pode perder 75 mil turistas alemães por ano se o operador alemão da Thomas Cook também falir tal como aconteceu no Reino Unido.
A empresa turística Thomas Cook, em graves dificuldades financeiras, tem agendada para hoje em Londres uma reunião de emergência para garantir um resgate financeiro que possa assegurar o seu futuro.
Os juros baixos cativam o investimento dos madeirenses, mas também de cidadãos estrangeiros.
A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira está preocupada com a descida o sector do turismo na região. A apreensão foi manifestada durante a assinatura de um protocolo entre duas escolas que incentiva os alunos à prática de cursos mais técnicos de bar e cozinha.
Os desperdícios de peixe nas lotas e empresas do setor devem ser reaproveitados para várias indústrias. A ideia foi lançada pelo Diretor Científico do projeto europeu 'Macarafood', que junta os quatro arquipélagos da Macaronésia.
Por regiões, no segundo trimestre, foram vendidos 14.804 alojamentos na Área Metropolitana de Lisboa, 12.043 na região Norte, 6.842 na Área Metropolitana do Porto, 8.050 no Centro, 3.735 no Algarve, 2.534 no Alentejo, 736 na Madeira e 688 nos Açores.
Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, este é o sétimo mês consecutivo de diminuição de desemprego na Madeira.
Ajudar a desenhar um novo ciclo turístico para o país e para a região é um dos objetivos do congresso da Associação Portuguesa de Agentes de Viagens e Turismo (APAVT), que traz ao Funchal mais de 600 agentes de viagens. O destino turístico Madeira e a aviação comercial são dois dos temas em debate. Em 2020, outro congresso trará perto de 500 agências de viagens, da Inglaterra, à Madeira.
Belmond Reid’s Palace, PortoBay Liberdade e Pestana Tóia Eco-Resort & Residences foram as unidades hoteleiras vencedoras dos Publituris Portugal Travel Awards 2019.
A colheita de pêro na Ponta do Pargo ajudou no aumento da produção regional de 2%, num total de 2.318 toneladas. Os agricultores dizem que este ano choveu pouco mas estão satisfeitos com a produção.
Os dados do turismo relativos a julho apontam para decréscimos em todos os indicadores. A Madeira perdeu dormidas e proveitos totais e de alojamento e a única subida foi registada nas dormidas no alojamento local mas insuficiente para compensar a diminuição geral.