A lei prevê isenção de IMT ou a devolução do imposto a quem compre imóveis para revenda, mas este benefício fiscal é anulado se o proprietário optar por permutar a casa em vez de a alienar.
A produção de pêro subiu ligeiramente, este ano, ainda assim, os produtores da Ponta do Pargo dizem que a falta de chuva não permitiu que o fruto crescesse muito. O governo espera que a aposta nos derivados possa estimular a produção.
As novas regras dos serviços de pagamento eletrónicos que entram hoje em vigor obrigam ao reforço da segurança nos pagamentos e permitem a entrada de novos operadores que podem pôr em causa parte significativa do negócio dos bancos.
Nos primeiros seis meses deste ano o aeroporto da Madeira recebeu 1,6 milhões de pessoas e pelo porto do Funchal passaram mais de 313 mil passageiros.
Os dados da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) indicam que no 1.º semestre de 2019 os edifícios licenciados e concluídos na Região Autónoma da Madeira cresceram face ao mesmo período do ano passado.
A Madeira está novamente nomeada pelos World Travel Awards, como a Melhor Ilha do Mundo em 2019. A Região já conquistou este prémio em 2015, 2016, 2017 e 2018.
A Região vai ter uma fábrica de sidra. Vai ficar na casa do povo do Santo da Serra. As obras já estão no terreno e devem ficar concluídas no início de outubro.
A mobilidade é um dos assuntos que marcam a campanha eleitoral na Madeira. Devido ao elevado preço dos bilhetes de avião muitos madeirenses optam pelo ferry para a ligação ao Continente, mas só existe nos meses de verão.
De acordo com o INE, no primeiro trimestre contabilizaram-se 62,8 mil aterragens de aeronaves em voos comerciais nos aeroportos nacionais (+3,5%, tal como no trimestre precedente), com acréscimos de 4,1% no Continente e de 4,8% nos Açores e um decréscimo de 5,9% na Madeira.
A empresa ampliou as instalações e emprega atualmente 400 pessoas.
O Grupo PortoBay vai transformar uma antiga fábrica de sidra, da zona velha do Funchal, em hotel. Vai chamar-se PortoBay Old Town e vai nascer junto ao Hotel Porto Santa Maria. Uma intenção deixada durante a inauguração da nova unidade hoteleira no Porto.
A Horários do Funchal adiou a encomenda de autocarros totalmente elétricos devido às atuais dimensões produzidas pela indústria que não se adaptam às estradas da região. Para já a empresa está a testar dois autocarros com um sistema de painéis solares que permite poupanças de 5 por cento de combustível.
O guia envolve mais de uma centena de parceiros e pretende incentivar o enoturismo.
Economistas e fiscalistas aconselham a diminuição da carga fiscal e a defesa do Centro Internacional de Negócios da Madeira. Para estes especialistas em assuntos financeiros, estes dois mecanismos podem ser uma alavanca para o desenvolvimento da Região.
Mais de uma dúzia de formandos, de um total de 75, conseguiram emprego após a participação na formação em contexto real de trabalho. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento de Santo António.
A companhia aérea francesa Aigle Azur declarou insolvência mas, para já, mantém os voos aos sábados, para a Região. A Associação de Promoção da Madeira diz que a falta de acessibilidades está a condicionar os resultados turísticos nos principais mercados.
O preço dos imóveis em Caracas caiu em média 92% nos últimos seis anos, e 75% em termos globais, na Venezuela, nos últimos 20 anos, sendo os mais baixos da América Latina, segundo economistas e profissionais do setor.
O grupo de lesados do papel comercial do antigo BES (Banco Espírito Santo), que inclui emigrantes, foi notificado de que os seus créditos não foram reconhecidos pela comissão liquidatária que tem gerido o processo, de acordo com um comunicado.
Pedro Calado entende que as grandes empresas madeirenses devem instalar-se no Centro Internacional de Negócios da Madeira. Numa visita à empresa J. Faria & Filhos, o Vice-presidente do Governo Regional destacou os benefícios fiscais que uma empresa como aquela, poderia garantir se optasse por se instalar na Zona Franca.