No 3.º trimestre de 2022, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 3,9% em relação ao mesmo período de 2021, situando-se nos 1 272 Euros. A remuneração regular (que não inclui, por exemplo, horas extraordinárias, subsídios de férias e de Natal) e a remuneração base (que não inclui, por exemplo, subsídio de alimentação, diuturnidades, prémios, bónus) subiram 3,4% e 3,2%, atingindo, respetivamente, 1 118 e 1 070 Euros. Em termos reais, isto é, descontando a inflação neste período, medida pela variação do Índice de Preços do Consumidor da Região, as remunerações médias total, base e regular por trabalhador diminuíram 4,3%, 4,8% e 5,0%, respetivamente. Estes resultados compreenderam 99,1 milhares de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações.
O ano de 2022 regista mais processos de insolvência que deram entrada na Comarca da Madeira, em relação ao primeiro semestre do ano passado. No segundo trimestre deste ano somaram-se se 75 processos concluídos, dos quais 72 terminaram em falência ou insolvência.
O novo navio porta-contentores do Grupo Sousa, da Madeira, atracou hoje pela primeira vez no porto da Praia, representando um investimento de 28 milhões de euros para servir exclusivamente Cabo Verde, duplicando a capacidade atual.
A subida das taxas de juro está a fazer com que os potenciais compradores de automóveis estejam mais apreensivos para adquirir de viaturas.
O mercado alemão é para já o mais atingido, mas há outras procedências como é o caso de França. O Governo Regional lembra que os cancelamentos são compensados por novas rotas, já a partir de dezembro.
O ano de 2022 regista mais processos de insolvência entrados na comarca da Madeira em relação ao primeiro semestre do ano passado. Mais de 80 por cento são pessoas singulares.
O presidente do governo Regional defende que é pagando melhores salários que as empresas podem resolver o problema da falta de mão-de-obra.
Rui Barreto diz que o evento fomenta a venda de automóveis mas projeta dificuldades para o setor no próximo ano. O secretário regional de Economia prevê que sejam vendidos, este ano, mais de mil veículos elétricos.
Os vendedores estão com boas expetativas e esperam realizar algumas vendas até ao próximo domingo. No entanto, confessam que os carros usados estão mais caros e que a subida das taxas de juro deixam as pessoas receosas.
Trata-se de um nicho de mercado mais específico, com maior poder de compra e que para os próximos anos estão já agenciados várias companhias.
A Galp suspendeu “provisoriamente” a faturação dos seus clientes, devido à descida do IVA da eletricidade, determinada pelo Governo, mas espera ter o processo regularizado até ao final da próxima semana, adiantou fonte oficial.
O Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços da Madeira quer o comércio tradicional aberto na semana que antecede o Natal até às nove da noite e encerrado nos dias 25, 26 e 27 de dezembro. Ivo Silva, presidente deste sindicato, apresentou esta manhã à Câmara do Funchal as propostas de funcionamento do Comércio para a época natalícia.
As micro, pequenas e médias empresas devem começar a sentir os efeitos do recurso a linhas de crédito no próximo ano. A confederação destas empresas alerta para as dificuldades de quem subscreveu estas linhas de crédito por causa da subida das taxas de juro e da inflação.
Replicar o modelo do programa "Estudante insular", que permite aos estudantes pagarem apenas os 65 euros na compra das viagens para o continente, poderia ser a solução para facilitar a vida aos residentes na aquisição de viagens.
Entre janeiro e setembro deste ano, os cinemas da Região registaram um aumento do número de sessões, espetadores e receitas.
A ministra da Coesão Territorial afirmou hoje que o país “vive um momento único” de disponibilidade de fundos comunitários, mas alertou que os recursos só chegam aos territórios, se souberem “apresentar boas candidaturas”.
A Calheta e a Ribeira Brava são os únicos municípios da Madeira que surgem na lista dos 35 municípios portugueses com maior equilíbrio orçamental em 2021.
A segunda edição deste ano do mercado de automóveis usados reúne 200 viaturas e nove empresas. A Associação Comercial e Industrial do Funchal espera uma boa afluência ao evento já que nos primeiros meses do ano registaram escassez de viaturas seminovas e usadas.
De acordo com os dados provisórios disponibilizados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), nos primeiros nove meses de 2022, contabilizaram-se 9 911 sessões de cinema na Região Autónoma da Madeira (RAM), traduzindo um acréscimo de 73,3% face a igual período de 2021.
O aumento das prestações dos créditos à habitação devido à subida das taxas de juro está a levar os madeirenses a procurarem mais ajuda na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Elisabete Policarpo, jurista do Gabinete de proteção financeira da DECO, diz que tem sentido receio da parte dos consumidores.