As vendas de bens e serviços através da Internet representaram 17,2% do volume de negócios das empresas em 2021, mais 0,2 pontos percentuais que em 2020, atingindo quase 50.000 milhões de euros, mais 10,7%, divulgou hoje o INE.
No dia em que o Grupo Pestana comemora 50 anos, Dionísio Pestana anunciou um novo negócio na área do imobiliário em parceria com a marca CR7.
Por ano, a Madeira arrecada perto de 40 milhões de euros em impostos com o tabaco. Só no último ano foram 37 milhões.
A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, mostrou-se hoje mais confiante, em Fátima, que será "quase certo" um novo recorde de receitas turísticas no final deste ano.
O preço da gasolina vai ter uma redução de 4 cêntimos, enquanto o preço do gasóleo e do gasóleo colorido e marcado vai baixar 8 cêntimos.
Francisco Serdoura, docente da faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, defende que os parques empresariais devem incluir infraestruturas sociais e de lazer. O professor afirma que seria uma forma até de contribuir para o aumento da produtividade.
A dívida externa líquida portuguesa recuou no final de setembro para 72,2% do Produto Interno Bruto (PIB), o rácio mais baixo desde junho de 2008, somando 167.700 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
Falta pouco mais de um mês para o Natal mas para o comércio a época da Festa já começou. Não faltam produtos, luz e cor nas lojas e a procura parece estar a ser boa.
O euro caiu hoje e negociava na faixa de 1,03 dólares, devido à aversão ao risco, que beneficia o dólar, considerado um investimento seguro em momentos de incerteza.
O presidente da Associação de Hotelaria de Portugal afirma que tem de haver apoios para fazer face ao aumento de custos, causados pela guerra na Ucrânia.
Entre janeiro e setembro foram produzidos 18,4 milhões de unidades de ovos, um aumento de 8,1 por cento face ao mesmo período do ano passado. O abate de frango cresceu 3,7% totalizando as 2 401,9 toneladas.
O consumo de medicamentos antipsicóticos teve no último ano um aumento acentuado na Madeira, mas no resto do país esse consumo baixou. Também na Região, o consumo de medicamentos antigripais disparou mais de 100 por cento, em relação ao ano anterior.
O presidente da delegação regional da Ordem dos Economistas vê com bons olhos o Orçamento regional para o próximo ano. Paulo Pereira realça a redução fiscal, a aposta na saúde e o reforço do investimento, no entanto, deixa um alerta de que a conjuntura económica atual pode obrigar a modificar a execução orçamental em 2023.
A previsão é de Miguel Albuquerque, que acredita que dentro de 5 anos as empresas tecnológicas vão ultrapassar o peso do turismo, na economia regional.
A economia do mar representou em 2017, cerca de 10,8% da economia regional, 9,8% do emprego e 11,3% das remunerações. O valor acrescentado bruto foi de 453 milhões de euros.
Os portos da Madeira tiveram hoje casa cheia, com cinco navios e um veleiro, no Funchal, e um navio de cruzeiros e outro veleiro, no Porto Santo. Foram mais de 7 mil passageiros a desembarcar no arquipélago. A presidente da Administração dos portos garante que a região já voltou aos números de 2019.
O secretário regional das Finanças apresentou, esta tarde, a proposta do Governo para o Orçamento regional de 2023. No próximo ano a Região terá menos 53 milhões de euros do que este ano, num orçamento onde Rogério Gouveia destacou o desagravamento fiscal, em especial nos escalões do IRS, a eficiência energética e uma referência à inovação e investimento tecnológico.
Em 2021, contabilizaram-se 8 783 sessões de cinema na RAM, mais 14,3% que no ano anterior, ano que marcou o pico da pandemia do Covid-19. Contudo, em comparação com 2019, o número de sessões de espetáculos ao vivo diminuiu (-49,0%), assim como o número de espetadores (-84,4%), o número de bilhetes vendidos (-64,9%) e as receitas geradas (-77,1%).