Os tripulantes de cabine da easyjet em Portugal começam amanhã uma greve de três dias. De acordo com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, só o pré-aviso de greve levou ao cancelamento de 78 voos, que correspondem a 30 por cento das operações previstas para o período de paralisação
Os preços continuam a subir, mas de forma menos acentuada. Neste mês de março, a taxa de inflação foi de 7,4% informa uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística.
Os combustíveis voltam a descer a partir da próxima segunda-feira. O Gasóleo tem uma descida inferior a um cêntimo, enquanto a gasolina baixa 1 cêntimo.
A época de pesca do atum está a começar, mas agora existem novas regras. As embarcações até 20 metros só podem capturar 12 toneladas de atum patudo por dia de atividade. O secretário regional das Pescas, Teófilo Cunha, diz que desta forma é possível manter um equilíbrio e estabilidade nos recursos e nos preços.
Os navios «Marella Discovery» e «Viking Star» acostaram esta manhã, no Porto do Funchal, provenientes das Caraíbas e em viagem de reposicionamento para o Mediterrâneo, onde vão operar nos próximos meses.
A greve de tripulantes de cabine da easyJet em Portugal, de 1 a 3 de abril, afetará ligações para a Madeira. Mas os serviços mínimos decretados pelo governo português obrigam a uma ligação diária Lisboa-Madeira-Lisboa e outra Porto -Madeira-Porto. Há pelo menos um voo de e para o Porto Santo, a partir de Lisboa, que foi cancelado, tendo a companhia informado os passageiros por mail. A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil
O património da empresa de construção Multimade foi hoje a leilão. A empresa foi declarada insolvente no inicio deste ano. O valor arrecadado em leilão a rondar os 200 mil euros será para pagar aos credores. Mesmo assim o valor não chega para cobrir a totalidade da dívida
Segundo informação hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no 2.º semestre de 2022 (últimos 12 meses), o valor mediano das rendas dos 1 353 novos contratos de arrendamento de alojamentos familiares, celebrados na Região, foi de 7,35 €/m2, o valor mais elevado da série existente (com início no 2.º semestre de 2017). Relativamente ao semestre precedente, observou-se um acréscimo de novos contratos, de +6,0%, e de +7,9% no valor mediano das respetivas rendas. Comparativamente ao 2.º semestre de 2021, observaram-se, pela mesma ordem, variações de +10,8% e de +16,1%.
O presidente da ACIF, a Associação de Comércio e Indústria do Funchal garante que os patrões não têm capacidade para pagar mais 1% de aumento nos salários dos trabalhadores do setor privado.
A Autoridade Regional das Atividades Económicas diz que a medida precisa de ser clarificada, assim como as formas de penalizar o infrator.
Roberto Figueira, técnico oficial de contas, destaca que as empresas ficam proibidas até outubro de alterar os preços destes 44 produtos. É esse o sentido da lei que está a ser preparada na Assembleia da República.
O preço da laranja vai aumentar, avisam os produtores.
Afinal a Madeira não vai precisar de um orçamento retificativo para acomodar o aumento de custos com os salários e subsídio de alimentação da função pública, decididos pelo governo central, um aumento estimado em 10 milhões de euros. A possibilidade tinha sido admitida pelo presidente do Governo Regional, no fim-de-semana, mas agora o secretário das Finanças esclarece que não é necessário.
Os comerciantes desconhecem o procedimento para comercializar os produtos do cabaz alimentar sem o imposto. As opiniões dividem-se sobre quem vai beneficiar da descida.
O “Mein Schiff 4” chegou esta manhã de Las Palmas, com 2 629 passageiros e 906 tripulantes, para uma escala de 32 horas.
A Autoridade Regional das Atividades Económicas espera que o Governo da República defina um regime de contraordenações para as superfícies comerciais que possam não cumprir com a isenção de IVA no cabaz alimentar de 44 produtos considerados essenciais.
Porto Santo, Canárias, Barcelona, Paris e Portugal continental são alguns dos destinos das férias da Páscoa dos madeirenses. Os pacotes mais caros rondam os 1.200 euros.
O negócio das rent a car continua em alta. Há empresas a recusarem reservas por falta de capacidade de resposta. Neste momento as vendas rondam os 75% mas na páscoa são de 100 %. O problema maior com que se defrontam é na aquisição de novas viaturas, uma vez que algumas marcas suspenderam as vendas para as rent a car.
O grupo de agências de viagens independentes Airmet realizou a sua “maior convenção de sempre”, com 335 participantes, que tiveram oportunidade de participar na reunião interna que abordou o actual modelo de contratação, duas novidades tecnológicas, e ainda assistir a um painel dedicado ao tema da convenção, a sustentabilidade.
A Madeira está representada na feira SAGAL/EXPO que decorre em Lisboa com 12 produtos regionais. Trata-se da maior montra nacional vocacionada para a exportação de bens alimentares portugueses. Uma feira que começa hoje e vai durar três dias.