O valor mediano das avaliações bancárias aumentou em fevereiro 16,1 por cento face a fevereiro do ano passado. É a variação mais alta do país, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
O «AIDAnova» no seu regresso semanal ao Porto do Funchal, para uma escala de 17 horas, traz a bordo 5 624 passageiros e 1 367 tripulantes.
O Ministério da Saúde já enviou para o Ministério das Finanças as orientações para definir a lista de alimentos que vão estar isentos de IVA já a partir do próximo mês de Abril e até outubro. Frutas, legumes, cereais e lacticínios são alguns exemplos.
Os agricultores estão insatisfeitos com o valor atribuído à cana de açúcar. O secretário com a tutela diz que os apoios estão garantidos e recomenda ao setor que aumente o valor a pagar. Alguns produtores falam mesmo em abandonar o cultivo
O aumento definido pelo Governo Regional de 36 cêntimos a pagar por cada quilo de cana de açúcar não satisfaz os produtores. Dizem que não é suficiente e até já quem pense em desistir do negócio. Já o secretário da Agricultura Humberto Vasconcelos lembra o esforço que tem sido feito pelo Governo Regional para melhorar as condições do setor e para pagar a tempo e horas
A TAP retomou hoje os voos diretos entre Lisboa e o Porto Santo. As ligações aéreas entre a capital portuguesa e a Ilha Dourada estão inseridas na estratégia de voos sazonais da companhia aérea Portuguesa. A 24 de fevereiro, num evento de aviação realizado na Madeira, a antiga presidente executiva da TAP admitia várias discussões com a Região para rever a situação.
A convenção anual do grupo ‘Airmet’ trouxe mais de 300 participantes do setor do turismo para a Madeira. O encontro promoveu a proximidade entre agências e agentes de viagens.
O 'Mein Schiff Herz' voltou ontem à noite, ao Porto do Funchal para uma escala de 39 horas. Proveniente de Tenerife, a bordo, traz 1864 passageiros e 718 tripulantes. Pernoita novamente na Madeira e sai amanhã, às 14 horas com destino a La Palma, próxima escala deste cruzeiro de 14 noites, iniciado a 16 de março, com escalas em Cabo Verde, Canárias e Madeira.
O ministro das Finanças anunciou que o IVA vai ser eliminado num cabaz de produtos alimentares considerados essenciais. É já a partir de Abril e até outubro, a duração da medida. Fernando Medina destaca, no entanto, que esta medida, por si só, não chega e só avança se o governo chegar a acordo com os setores da produção e da distribuição para que a redução do IVA se traduza efetivamente no preço final ao consumidor.
A proposta deverá aplicar-se a um conjunto de produtos de um cabaz básico, explica o Ministro das Finanças, Fernando Medina. As famílias mais carenciadas serão apoiadas em 30 euros e o abono até ao quarto escalão será reforçado em 15 euros por criança.
No final do 4.º trimestre de 2022, a dívida bruta da Administração Pública Regional (APR) situava-se em 5 008,8 milhões de euros, tendo diminuído cerca de 120,8 milhões de euros (-2,4%) face ao final do trimestre anterior (redução explicada pelo desfasamento entre as datas do refinanciamento e das amortizações de capital ocorridas durante o ano de 2022) e recuado aproximadamente 68,3 milhões de euros (-1,3%) comparativamente ao período homólogo.
A venda de tabaco rendeu ao Estado cabo-verdiano em janeiro 233 mil euros, com o imposto aplicado a cada maço, que aumentou de preço no primeiro dia do ano, segundo dados oficiais do Ministério das Finanças.
Uma medida que já chega tarde para o presidente da cadeia de supermercados. Soares dos Santos considerou "infelizes" as acusações feitas pelo ministro da Economia de que há "práticas abusivas" dos retalhistas no aumento dos preços.
O Governo Regional vai apoiar os sobrecustos da eletricidade das empresas que são grandes consumidoras de energia em 25%. O concurso «apoiar + liquidez» abre a 4 de abril e tem um envelope financeiro de 4,2 milhões de euros.
O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) vai apoiar a partir de abril, a fundo perdido, as cerca de 1.000 empresas consumidoras de energia elétrica de baixa tensão especial e de média tensão, anunciou hoje o secretário regional da Economia.
O Turismo do Algarve antevê uma procura muito elevada para o Grande Prémio de Portugal de MotoGP e considera que o impacto da corrida de motociclismo de velocidade na região vai além dos 65.000 espetadores previstos.
Fechou o ano passado com um ganho de 65 milhões e 600 mil euros, depois de, em 2021, registar um prejuízo de 1 600 milhões.
O lucro da Jerónimo Martins subiu 27,5% no ano passado, face a 2021, para 590 milhões de euros, divulgou hoje a dona do Pingo Doce, e as vendas progrediram mais de 21%.
É um aumento de 0,4% em valor face ao ano anterior. A Madeira representa 2,6 por cento das transações em todo o país.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, admitiu hoje que “riscos existem” com a privatização da TAP, mas destacou os “bons exemplos na Europa” com outras companhias aéreas de bandeira, que a seu ver não perderam valor estratégico.