Mais de cem espécies de ervas aromáticas e medicinais podem ser observadas no jardim do museu de história natural do Funchal. Uma atividade aberta aos visitantes para celebrar o dia internacional do fascínio das plantas.
Neste momento, estão mais de 400 na região, ao abrigo da proteção temporária. São agora cada vez menos, os ucranianos que chegam à Madeira à procura de refúgio da guerra. Neste momento, estão mais de 400 na região, ao abrigo da proteção temporária. A receção de bens para ajuda à Ucrânia, na Cancela, deverá terminar no fim deste mês.
O diretor do museu, Ricardo Araújo, diz que o objetivo é celebrar o dia internacional do fascínio das plantas e ao mesmo tempo conhecer as coleções do museu.
Para assinalar a data, vários destes espaços da Região vão estar abertos em horários alargados e com entradas gratuitas. Graça Alves, responsável pelos museus sob tutela da Direção Regional de Cultura, descreve algumas das iniciativas no concelho do Funchal.
Amanhã comemora-se o Dia Internacional dos Museus. Para assinalar a data vários destes espaços da Região vão estar abertos em horários alargados e com entradas gratuitas. Graça Alves, responsável pelos museus sob tutela da Direção Regional de Cultura, descreve algumas das iniciativas no concelho do Funchal.
A partir de hoje é possível visitar a exposição "Saramago: A diáspora e a insularidade", na Galeria Anjos Teixeira, no Funchal. A iniciativa insere-se nas comemorações do centenário do Nobel da Literatura, na sequência de uma parceria entre a Galeria e a Direção Regional do PCP.
«Saramago: a diáspora e a insularidade» é uma iniciativa que dá início a uma programação cultural relativa às comemorações do centenário de José Saramago, uma parceria entre a Galeria Anjos Teixeira e a Direção Regional da Madeira do PCP.
Sete artistas ucranianos refugiados em Portugal receberam bolsas artísticas do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, e estão já a desenvolver projetos para esta instituição, foi hoje anunciado.
As várias facetas do artista madeirense António de Aragão estão agora compiladas num livro de banda desenhada. Uma iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, que juntou cinco criadores entre os 16 e os 47 anos. O coordenador do projeto, Roberto Alves, explica que cada criador deu vida a uma das áreas que o artista abraçou ao longo da vida.
Uma das atrações da Festa da Flor tem sido a encenação do comboio do Monte. Uma história da autoria de Luis Miguel Jardim
A Ucrânia venceu esta noite o 66.º Festival Eurovisão da Canção, realizado em Turim, Itália, tendo a representação portuguesa, a cargo de Maro, ficado em nono lugar.
Dois solistas da Orquestra Filarmónica de Berlim estiveram presentes no concerto da Orquestra Clássica da Madeira, no Centro de Congressos. O concerto uniu a música e as flores, numa celebração cultural.
Desde 2005 que um pouco por toda a Europa comemora-se a Noite Europeia dos Museus. Na Madeira quatro museus acompanham a iniciativa. Um deles é o Museu Quinta das Cruzes
Por causa da pandemia, só agora o Grupo de Fados da Académica da Madeira pode celebrar os 10 anos de existência. A efeméride foi assinalada com a edição de um cd que presta homenagem a cinco vultos da música portuguesa e um espetáculo
Maro leva hoje a bandeira portuguesa ao palco instalado no Pala Alpitour, em Turim, Itália, para defender a canção ‘Saudade, Saudade’ na grande final da 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção. A final tem início às 20 horas e será transmitida em direto na RTP1.
É uma obra que constitui um relevante contributo para a compreensão da história do folclore na Região. Duarte Mendonça escreveu o livro "Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha... Sete Décadas de História". A obra foi apresentada hoje na Casa do Povo.
O grupo de folclore da Camacha fez um livro que reúne 70 anos da sua história. São 800 Páginas que testemunham as sete décadas de atividade. Avelino Sousa, presidente do grupo folclórico, diz que fica facilitada a consulta às gerações mais novas.
Violante Saramago Matos quis perpetuar, num livro, as memórias que guarda do pai, José Saramago. "De memórias nos fazemos" é o título da obra.