Um espetáculo multimédia em ecrã de água é uma das novidades do Mercado Quinhentista, que decorre de 3 a 5 de junho, em Machico.
Juntar a prática repentista da Madeira e do País Basco foi o objetivo dos encontros que têm decorrido entre a Associação "Bertsozale Elkartea" e vários grupos madeirenses. Uma dessas práticas experimentalistas decorreu no Porto da Cruz.
Um espetáculo de água e multimédia é a grande novidade do Mercado Quinhentista deste ano. Dois anos depois, volta a haver desembarque e cortejos em Machico, entre 3 e 5 de junho. Estão previstas 70 tendas e 1200 figurantes.
Promover a interculturalidade e dar a conhecer as diferentes danças que existem por todo o mundo foi o objetivo do evento “Dança para todos”, realizado esta tarde na Escola Secundária de Francisco Franco. A iniciativa foi promovida por três alunos de mestrado da Universidade de Coimbra.
A Feira do Livro do Funchal regressa ao figurino habitual entre os dias 3 e 12 de junho. Estão previstas 31 apresentações de livros e a presença de 57 escritores.
As salas de cinema em Portugal receberam 862 mil espectadores em abril deste ano, revelou hoje o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), um número ainda distante dos valores pré-pandemia de covid-19.
Portugal, com “Saudade, Saudade” de Maro, e a Ucrânia, com “Stefania” da Kalush Orchestra, foram dois dos dez países selecionados hoje para passarem à final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, marcada para sábado em Turim, Itália.
Onze escolas e mais de trezentos alunos participaram no Festival Regional de Dança Escolar, na Avenida Arriaga. O evento é inserido nas festividades da Festa da Flor.
Há um novo projeto na Região que pretende trabalhar os resíduos orgânicos e transformá-los em farinha para alimentar animais. Chama-se "circlefly" e terá como principais parceiros o setor hoteleiro e as escolas.
A obra «Shot Sage Blue Marilyn», de Andy Warhol (1928-1987), foi vendida em leilão, na segunda-feira, por 195 milhões de dólares (184,7 milhões de euros), tornando-se na peça do século XX mais cara de sempre.
«A vida como ela é» é o nome de uma exposição com obras da artista madeirense Lourdes Castro, recentemente falecida uma exposição que pode ser vista a partir de hoje na Universidade Católica de Lisboa. Esta mostra tem a particularidade de ter sido montada com a ajuda da artista em 2019. Esteve patente ao público no Museu de Serralves e agora estará em Lisboa.
Entre os dias 3 e 12 de junho, a Avenida Arriaga vai ser palco da edição 48 da feira do livro do Funchal. O evento tem como tema os Jovens e a Língua Portuguesa e uma programação que conta com a participação de 245 pessoas, das quais 113 jovens e 57 escritores.
A Banda de Machico celebrou os 125 anos com a edição de um livro sobre a sua história. Preocupada com a formação a banda criou a orquestra juvenil nesta ano letivo
O álbum "Cantigas do Maio", de José Afonso, foi o mais vendido em Portugal no final de abril, e a música "Grândola, Vila Morena" é das mais escutadas do repertório do cantautor em 'streaming', revelou a editora Mais 5.
"O último jardim - aqueles que cuidam de nós" é o título de uma exposição do fotógrafo José Zyberchema, que pode ser admirada na Casa de Câmara de Lobos até ao próximo dia 13. O fotógrafo percorreu os 45 cemitérios da Região para captar as imagens que fazem parte da exposição. Para o artista, estes espaços são vividos com um sentido diferente daquele que têm para a maioria das pessoas.
Katia Guerreiro cantou 16 músicas com a Orquestra Clássica da Madeira. A fadista escolheu dois temas do Max. O concertou foi esta tarde, no Centro de Congressos do Casino e faz parte do programa da Festa da Flor.
"Água, sangue da terra". Foi este o tema da décima quarta edição do colóquio do Mercado Quinhentista. O Fórum Machico teve casa cheia para falar sobre a sustentabilidade e a importância da água.
A investigadora Ana Catarina Garcia, da Universidade Nova de Lisboa, participou hoje no colóquio do Mercado Quinhentista que aconteceu em Machico. Sob o tema Agua - Sangue da Terra, a responsável falou sobre as dificuldades no armazenamento de água de uma ilha como a Madeira. Já o geólogo Raimundo Quintal tem dúvidas sobre o número de mortas da aluvião na Madeira de 1803
Esta tarde, várias tunas do continente animaram as ruas do Funchal. Foram muitos os que pararam para assistir ao espetáculo que marca o arranque da décima edição do Festival EncanTunas, organizado pela Tuna D'Ela, a tuna feminina da Universidade da Madeira.
Matilde Brazão, aluna de 12.º ano da Escola Secundária de Francisco Franco, vai representar a Região, na categoria ‘Ensino Secundário’, na final nacional do concurso Nacional de Leitura, que vai decorrer no dia 4 de junho, entre as 10 e as 16h30 horas, na Sala de eventos do Inatel, Costa da Caparica, Almada.