No âmbito do Festival das Artes, decorreu, hoje, "As vozes da nossa escola", na Praça da Restauração. Foram selecionadas 12 músicas e doze crianças, que já cantaram no Festival da Canção.
A Ponta do Sol vai acolher no dia 25 de junho a quinta edição da Cimeira das Indústrias Criativas do Atlântico. O evento tem como objetivo reforçar os laços culturais entre a Região e os países da comunidade de língua Portuguesa. Madeira, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe serão algumas das regiões representadas. Os Ministros da Cultura e Turismo da Guiné Bissau e de São Tomé e Príncipe são alguns dos nomes confirmados. A reportagem é da jornalista Cláudia Ornelas
O Conservatório - Escola das Artes prolongou até à meia noite de hoje as pré inscrições para um curso profissional de banda desenhada na Madeira. Para que o curso funcione é necessário que existam doze alunos interessados. Carlos Gonçalves, responsável pelo Conservatório, explica como surgiu a ideia do curso.
A Associação Xarabanda tem feito um trabalho, nos últimos 30 anos, de recolha, preservação e divulgação da cultura madeirense. Não só na música, mas também nas histórias, nos contos, nas tradições. Agora essas histórias e esse trabalho está a ter continuidade na forma de estágios da Universidade da Madeira.
A Orquestra de Bandolins da Madeira realizou um concerto de homenagem ao maestro Eurico Martins. O espetáculo foi dirigido pelo filho, André Martins.
"Se perguntarem por mim não estou" é o título da nova peça que o Teatro Experimental do Funchal acaba de estrear. Um texto do escritor Mário de Carvalho, escrito há mais de 20 anos, que se mantém perfeitamente atual. A peça aborda os medos, como explica o encenador Eduardo Luís.
Os alunos de uma escola da Polónia venceram o prémio de melhor curta-metragem, do projeto "Educação para os media". A melhor curta realizada na Madeira foi para os alunos do Conservatório, Escola das Artes.
Trata-se de um concerto de homenagem ao maestro Eurico Martins, no dia em que faria anos. O responsável pela orquestra faleceu em 2014, tendo deixado fortes marcas, que são recordadas no repertório escolhido para hoje, explica André Martins.
A composição da Comissão Consultiva de Obras de Arte em Obras Públicas, que inclui o diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, e um representante da Associação de Artistas Visuais em Portugal (AAVP), foi hoje publicada em Diário da República.
De hoje e até 26 de Junho decorre o evento, com espetáculos no auditório do Jardim Municipal e uma Exposição de Expressão Plástica na Avenida Arriaga.
A edição deste ano da feira do Livro chegou ao fim, na Avenida Arriaga. E tanto os clientes como os livreiros fazem um balanço positivo do evento. A destacar a forte procura pela banda desenhada e a grande afluência de turistas.
O Grupo de Teatro Íris é o mais recente projeto da Associação Olho-te. É dinamizado por Hugo Castro Andrade. Trata-se do primeiro grupo regional de teatro sénior e comunitário
Além de contadora de histórias e mediadora de leitura, Leda Pestana é uma colecionadora de livros móveis. A coleção privada, uma das únicas na Madeira, é composta por mais de 80 exemplares
Um padre inspirou-se na história do Imperador Carlos da Áustria, e escreveu um livro para crianças. "O Santo Rei" é o nome do livro que foi hoje apresentado na feira do livro do Funchal .
O Teatro Baltazar Dias encheu para ouvir Teresa Salgueiro. Um concerto que assinalou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O Espaço do Artesão, no Campanário, volta a acolher, a partir de hoje, os trabalhos de Nelson Santos feitos com pedra e madeira. São esculturas ligadas ao mar, com destaque para o polvo, a baleia, o golfinho, o lobo-marinho e o cachalote, havendo também souvenirs de pequenas dimensões, como ímanes, colares e chaveiros.
O solista Marco Pereira foi o convidado para o concerto da orquestra clássica da Madeira, que assinalou o dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas. O madeirense Luís Andrade foi o maestro convidado.
A Câmara do Funchal vai fazer um inquérito junto dos livreiros para saber como está a decorrer a venda de livros. Para já, o Presidente da Câmara está satisfeito com a data e o modelo da feira do livro.
O Presidente da República anunciou hoje, em Londres, que vai condecorar a título póstumo a pintora Paula Rego com o Grande Colar da Ordem de Camões, distinção que será formalmente entregue em Lisboa.
Chama-se «Abraço do Atlântico» e é um novo livro que reúne 36 escritores dos arquipélagos da macaronésia. João Carlos Abreu, o coordenador, realça a importância da união entre os arquipélagos dos Açores, das Canárias, da Madeira é de Cabo Verde, diz que a literatura e a primeira forma de unir e mostrar a força de um povo.