O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) expressou hoje reconhecimento aos bombeiros da região pelo “extraordinário papel” que desempenharam durante o combate ao incêndio rural que deflagrou na Região Autónoma da Madeira em 14 de agosto.
O projeto de decreto regional já deu entrada no parlamento madeirense.
As audições foram aprovadas por maioria.
É uma forma de garantir a segurança e prevenir deslizamentos de terras.
O secretário regional da Saúde e Proteção Civil e o líder do governo vão ser ouvidos no parlamento. A audição com urgência pedida pelo JPP foi aprovada pela oposição e pelo CDS, enquanto o PSD absteve-se.
O Governo de Timor-Leste aprovou hoje um donativo de 2,2 milhões de euros de apoio à Madeira, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.
Eduardo Jesus, o responsável pelo turismo do Governo da Madeira, garante não haver desistências nas reservas feitas nos hotéis da ilha, na sequência dos incêndios.
O Chega quer saber porquê que o Instituto de Habitação e a Câmara Municipal de Câmara de Lobos nada fazem pelos moradores do Bairro da Argentina. Um bairro com 42 anos que está há muito a precisar de obras e que segundo o deputado Francisco Gomes está debaixo de jogadas imobiliárias.
A presidente da Câmara da Ponta do Sol quer esclarecimentos do governo em matéria de estradas regionais. Célia Pessegueiro manifestou a preocupação na visita que Representante da República fez ao concelho.
Miguel Albuquerque e o secretário da Saúde, Pedro Ramos, vão ser ouvidos na Assembleia Legislativa da Madeira. Os deputados vão pedir esclarecimentos sobre os incêndios que durante 12 dias consecutivos lavraram em quatro concelhos da Região.
O secretário da Saúde e Proteção Civil diz que face aos resultados dos incêndios não há razões para apresentar a demissão. Em entrevista à RTP Madeira, Pedro Ramos diz que mantém a confiança em toda a estrutura da Proteção Civil da Madeira.
O Instituto da Segurança Social está a alertar para uma tentativa de fraude por SMS que está a circular sobre um suposto pedido de liquidação de uma dívida para evitar uma penhora.
No rescaldo dos incêndios, o Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil disponibiliza uma equipa multidisciplinar para apoiar as autarquias e Governo Regional. Apoio de uma equipa qualificada e para atuar na recuperação do território, como seja na consolidação de escarpas.
O Representante da República diz que não percebe de incêndios. Ireneu Barreto também evita os comentários sobre o uso dos meios, no combate das chamas. Ireneu Barreto diz que está preparado para todos os cenários políticos.
José Fernandes é candidato à liderança do Chega-Madeira. A escolha da nova liderança é em setembro . O militante apresentou esta tarde as suas ideias para um partido que diz estar desacreditado. Fernandes promete que se chegar à liderança regional apresenta uma moção de censura ao governo regional
Funchal Summer Fest é o nome de um novo festival da iniciativa da maior autarquia da Região. O festival está marcado para 31 deste mês no Parque de Santa Catarina, com entrada livre a partir das 14 horas.
O Representante da Republica passou hoje o dia no terreno a visitar as áreas afetadas pelo fogo e as instituições que apoiaram o trabalho dos bombeiros e populações. Ireneu Barreto considera que o resultado do combate ao fogo foi bom e o importante é não ter havido destruição de propriedade nem vítimas mortais
O membro principal do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Juan Carlos Delpino, denunciou hoje irregularidades nas últimas eleições presidenciais e na proclamação de Nicolás Maduro como Presidente eleito, processo rejeitado pela oposição e parte da comunidade internacional.
O realojamento provisório das famílias da Fajã das Galinhas, em Câmara de Lobos, retiradas devido ao incêndio que deflagrou na ilha da Madeira no dia 14, deve estar concluído até final da semana, disse hoje o presidente do município.
O representante da República para a Madeira está a visitar as forças militares e de proteção civil e os lugares afetados pelo fogo, e entende que o importante é não ter havido destruição de propriedade nem vítimas mortais.