Na Venezuela, o Ministério Público convocou o líder da oposição para interrogatório na próxima segunda feira. Edmundo Gonzalez reclama vitória nas eleições presidenciais.
A empresa Águas e Resíduos da Madeira apelar à poupança de água, sobretudo na Ribeira Brava e Ponta do Sol. Amílcar Gonçalves diz que estão a ser feitos todos os esforços para repor o abastecimento de água às populações, uma situação que deve acontecer no início da próxima semana.
O plano de ordenamento de território na Madeira só foi aprovado no ano passado. O diretor regional diz que demora anos a diminuir a vulnerabilidade do território. Já o antigo presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza diz que os incêndios podem ter colocado à beira da extinção algumas espécies endémicas da Madeira
Esta manhã o governo regional fez um ponto da situação. O fogo na Lombada da Ponta do Sol era o único ativo. A estimativa aponta para 5 mil hectares de área ardida desde o passado dia 14, mas apenas uma área residual de floresta Laurissilva
A presidente da Câmara da Ponta do Sol mostrou-se agastada com o anúncio do fim dos incêndios. Porque como garante, na Lombada o fogo está ativo e ameaça, agora, estender-se a uma outra encosta
É o fim de um pesadelo de onze dias. O Serviço Regional de Proteção Civil dá como extinto o incêndio que queimou mais de cinco mil hectares em três concelhos da ilha. António Nunes alerta, contudo, que será normal haver chamas e pequenos reacendimentos.
Controlado, mas não extintos os incêndios na Madeira. No terreno ainda se mantêm 150 operacionais e os meios aéreos. Foi o presidente do governo a fazer o ponto de situação esta manhã
Os dois aviões Canadair tem sido uma ajuda importante no combate aos incêndios na Madeira fazem o reabastecimento de água no Aeroporto do Porto Santo. Um fornecimento que está a cargo da Águas e Resíduos da Madeira, através da dessanilizadora.
A empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM) pediu hoje à população para não desperdiçar água e utilizá-la apenas no essencial, nomeadamente para beber, preparar refeições e higiene pessoal.
O presidente do Governo Regional disse hoje, em conferência de imprensa, onde confirmou que o incêndio está dominado, que a estratégia usada no combate aos fogos “revelou-se a mais acertada”.
O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil considera que é preciso estudar que meios aéreos podem reforçar o contingente na Madeira. António Nunes considera que um avião mais pequeno do que os Canadair espanhóis que ontem e hoje estiveram a ajudar no combate às chamas seria mais adequado às características da Região
Na Ponta do Sol o fogo intensificou-se perto das nove da noite. Na zona da lombada, os meios aéreos estiveram a atuar durante todo o dia e ao final da tarde, a situação era bem mais calma. Mas ao inicio da noite, tudo mudou e as chamas voltaram a ganhar força numa das encostas do vale.
A presidente da Câmara da Ponta do Sol mostra-se grata à população pela ajuda dada nos acessos e aos bombeiros pelo combate feito, elegendo a operação mista a envolver aviões, um helicóptero e equipas apeadas como responsável pelo fogo não ter chegada às casas.
Prudente, António Nunes acredita que amanhã os aviões vão ficar em terra pois o incêndio está controlado. O presidente da Proteção Civil da Madeira mostrou-se aberto a uma reflexão sobre a operação de combate, na certeza que houve boas decisões e outras que se calhar não correram bem
Para a CDU há pouco trabalho na prevenção de incêndios. O partido esteve no Vale dos Salgados, na Camacha, onde deu este sítio como exemplo.
Eduardo Jesus diz que para já não se verificam cancelamentos por causa dos incêndios. O secretário regional do Turismo reconhece no entanto que há algumas limitações nas atividades que os turistas podem fazer na ilha.
O Presidente da República admite ir à Madeira, mas não para já, só quando a situação do fogo estiver resolvida. Marcelo Rebelo de Sousa diz que está em contato permanente com o representante da República na Madeira que na próxima segunda-feira vai visitar as instituições que têm tido um papel fundamental na resposta ao incêndio.
O PS pediu hoje a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, no parlamento para esclarecer a "gestão política do combate ao grande incêndio na Madeira".
O Exército da Venezuela declarou "lealdade absoluta" a Nicolás Maduro depois do Supremo Tribunal ter validado a reeleição na presidência do país.
A Câmara do Funchal não desiste da construção de estacionamento na Praça do Município. Para a atual presidente a obra só não avança se o parecer da DRAC for negativo. O assunto esteve em debate no programa Vida Local, dedicado ao concelho do Funchal.