O prémio Nobel da Literatura 2022 foi atribuído à escritora francesa Annie Ernaux, anunciou hoje a Academia Sueca.
O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe o Festival Internacional de Bandolins da Madeira de 14 a 16 deste mês. Estão programados concertos a cargo de orquestras e tunas madeirenses a par de atuações de artistas de renome internacional.
No próximo dia 8 de outubro, a FNAC Madeira realiza mais uma edição da Maratona Fotográfica. Bruno Olim, responsável de comunicação, explica que o evento tem por objetivo reunir entusiastas da fotografia, desde amadores a profissionais, dos 8 aos 80 anos. As inscrições podem ser feitas até hoje , havendo um limite de 45 participantes.
A Universidade da Madeira foi a primeira, de um total de 16, que está a exibir, até amanhã, as curtas metragens de cinema de animação que fazem parte do Festival CINANIMA. É um festival que se realiza em Espinho, entre os dias 7 e 13 de Novembro.
A falta de recursos humanos de apoio à produção e encenação das peças continua a ser uma carência do Teatro Experimental do Funchal. O ATEF apresentou o livro sobre os 45 anos de atividade.
O espetáculo ‘Descobrimentos’, de Pedro Tochas, a encerrou a oitava edição do Festival Avesso. Um espetáculo de comédia que encheu o Centro Cultural John dos Passos.
A Feira do Livro da Calheta contou com a presença de cinco livreiros. A organização faz um balanço positivo à primeira edição do evento.
Após dois anos suspenso devido à pandemia, o evento ‘24 horas de banda desenhada’ voltou a realizar-se na Pousada da Juventude. Uma maratona criativa em que estiveram envolvidos vinte participantes.
A Banda Municipal do Funchal vai realizar dois espéculos integrados num protocolo com a secretaria regional do Turismo e Cultura. Os concertos estão agendados para os dias hoje e 5 de Outubro, como explica Ana Cristina Batista, secretária da direção da banda. Temas contemporâneos e a estreia do Coro dos Artistas Funchalenses vão marcar os dois espetáculos. Hoje é espetáculo é no Monte, no dia 5 acontece na sede da banda
A Orquestra Clássica da Madeira celebrou hoje o Dia da Música com um concerto no Centro de Congressos. Para os jovens músicos a profissão é encarada como um desafio de longo prazo
O Teatro Experimental do Funchal apresentou a edição em livro dos 45 anos do grupo. Eduardo Luis, autor e encenador do TEF explica que o livro retrata as etapas mais importantes do grupo desde 1974. O ATEF nasceu em 1975 pela comissão dos serviços culturais da Câmara do Funchal, no âmbito do Festival de Teatro do Operário no Teatro Baltazar Dias. O grupo produziu cerca de 150 espetáculos que estão documentados no livro agora à venda na pagina do ATEF
O grupo Dançando com a Diferença prepara-se para subir ao palco do Teatro Rivoli, no Porto, para dois espetáculos hoje e amanhã. É um programa duplo, explicado pelo diretor artístico Henrique Amoedo. Estes espetáculos enriquecem o já vasto currículo do grupo Dançando com a Diferença. Segue-se a participação, com este mesmo espetáculo, no Festival de Outono, em Paris, um dos maiores do Mundo, entre os dias 12 e 16 de outubro.
Seis grupos de Teatro de Fora, um deles da Galiza, participam na edição deste ano do Festival de Teatro de Machico, que hoje arrancou com espetáculos de rua por um grupo de Santarém. Participam apenas dois grupos da Madeira.
A primeira revista de banda desenhada madeirense pretende divulgar jovens autores da Região. A primeira edição foi apresentada no regresso do clube de leitura da Biblioteca Municipal do Funchal.
A primeira feira do livro da Calheta começa hoje e decorre até domingo. Doroteia Leça, vice presidente da Câmara Municipal explica que vão ser recordados escritores do concelho.
É um garajau de outros tempos recordado numa exposição no Núcleo Museológico do Caniço. Algumas fotos do antigo conjunto das barracas na praia, captadas em 1995, foram doadas por um turista e agora podem ser apreciadas.
Estreia hoje nos cinemas o filme ‘Nunca Nada Aconteceu’. O jovem ator madeirense Bernardo Faria Lobo é um dos protagonistas do filme do realizador Gonçalo Galvão Teles
O madeirense Bernardo Faria é um dos protagonistas do filme "Nunca Nada Aconteceu", que estreia hoje nas salas de cinema do país, incluindo a Madeira. A jornalista Margarida Vaz conversou com o Jovem madeirense e também com Gonçalo Galvão Teles, realizador do filme que retrata a vida de três adolescentes, num mundo à deriva.