O filme madeirense Posso Olhar Por Ti, de Francisco Lobo Faria, foi premiado com o 'Best Youth Cast' [melhor elenco de jovens] no festival australiano Titan International Film Festival, de acordo com a produtora.
As memórias do Porto Santo e as férias longas de verão serviram de base para o novo trabalho de Cláudia Faria. Chama-se «Dicionário Sentimental do Porto Santo» e assume-se como uma homenagem à «ilha dourada».
A série portuguesa «Cuba Libre» vai integrar o Mercado de Séries do Festival Internacional de Berlim, em fevereiro, que reúne projetos com “elevado potencial de mercado”, anunciou hoje a organização.
Durante décadas, funcionou na Ponta do Sol um dos maiores cinemas da Madeira. Chamava-se Mar e Sol e tinha a capacidade para 600 pessoas. Atualmente, o edifício está fechado e apresenta alguns sinais de degradação.
A peça ‘Jesus, o filho’ já estreou no Teatro Baltazar Dias. Um espetáculo que aborda temas como a falta de comunicação entre pais e filhos.
O compositor Pedro Camacho macedo venceu um prémio em Hollywood pela banda sonora de um videojogo. O madeirense acredita que a Região poderia ter mais mecanismos para promover a escrita musical. Hoje assinala-se o Dia Mundial do Compositor.
O mercado livreiro português atingiu o valor global de 175 milhões de euros, em 2022, com a venda de 13 milhões de livros, mais 12,8% do que no ano anterior, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).
O empresário José Berardo entregou, na quinta-feira, um requerimento ao Supremo Tribunal Administrativo para tentar travar um despacho do Governo relacionado com a extinta Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC-CB).
O único herdeiro da artista plástica madeirense está a avaliar a forma de eternizar o legado artístico deixado por Lourdes de Castro, que morreu há um ano.
O Arquivo e Biblioteca da Madeira estão em processo de digitalização das imagens.
O ministro da Cultura afirmou hoje que o Governo tem como objetivo concluir este ano a revisão do regime jurídico para incentivos aos meios de comunicação social locais e regionais, para abrir candidaturas em 2024 com novas regras.
Os prémios norte-americanos Globos de Ouro são entregues hoje à noite, em Los Angeles, com o filme "Os espíritos de Inisherin", de Martin McDonagh, a liderar as nomeações, numa cerimónia que volta a ter convidados e transmissão televisiva.
O espetáculo 'Contraponto' encheu o Teatro Baltazar Dias. Uma peça com textos de vários autores, musicada pelo guitarrista madeirense Bruno Santos.
O Museu de Arte Sacra do Funchal assinalou o Dia dos Reis com uma análise a uma pintura do século XVI sobre a ‘Adoração dos Magos’. Uma conferência proferida pelo padre Estevão Fernandes intitulada ‘O que vêem os nossos olhos’
"Contraconto" é o título de uma peça que sobe ao palco do Teatro Baltazar Dias, hoje e amanhã, com textos de vários autores, musicados pelo madeirense Bruno Santos. O músico atua em tempo real, no palco onde se conta a história de uma menina confrontada com a adolescência. A peça estreou há um ano no continente e chega agora à Madeira.
A Madeira vai integrar um manifesto, em defesa da língua portuguesa, subscrito por autores e investigadores de vários países da lusofonia. A escritora e professora da Universidade da Madeira, Luísa Paolinelli, diz que o documento nasce da necessidade de promover o português como língua de ciência, de cultura e de conhecimento em contraciclo com as exigências da língua inglesa.
A tradição mantém-se do dia 5 para o dia 6 com os cantares dos Reis, na Camacha, onde o Grupo Folclórico da Casa do Povo percorre os vários estabelecimentos comerciais da freguesia, cantando os reis.
A Associação de Casas do Povo da Região promove hoje à noite um espetáculo de Cantar dos Reis, no Jardim Municipal do Funchal.
De 18 a 21 de janeiro, o Funchal recebe a quinta edição do Festival de Fado. São oito concertos, num evento que reúne 43 músicos e decorre no Jardim Municipal e no Teatro Baltazar Dias.
Entre os dias 18 e 21 de janeiro, o Teatro Municipal Baltazar Dias e o Jardim Municipal recebem a quinta edição do Fado Funchal, organizada pela Associação do Fado da Madeira. Na apresentação do evento, a fadista madeirense Sofia Ferreira falou um pouco sobre o projeto "Fado das Quinas", que é presença confirmada no evento.