Notícias

PS vai abster-se na moção do PCP
O PS vai abster-se hoje na moção de censura ao Governo apresentada pelo PCP, adiantou à Lusa fonte oficial do partido.

Parlamento debate e vota hoje segunda moção em menos de duas semanas
A Assembleia da República debate e vota hoje a moção de censura do PCP ao XXIV Governo Constitucional, que está destinada ao chumbo após o PS ter anunciado que não pretende viabilizá-la.

Número de veículos descaraterizados na Região foi preocupação abordada (áudio)
No encontro ouviram-se queixas e apelos. Seis associações foram ouvidas no parlamento nacional.

Pinto da Costa: Parlamento aprova voto de pesar com uma abstenção
O parlamento aprovou hoje um voto de pesar pela morte do antigo presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, sublinhando a “marca indelével” que deixou no desporto nacional, com a abstenção do social-democrata Hugo Carneiro.

Parlamento reaprecia veto de Marcelo à desagregação de freguesias no dia 5 de março
O parlamento vai proceder no próximo dia 5 de março à reapreciação do decreto vetado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre desagregação de freguesias, anunciou hoje o porta-voz da conferência de líderes.

Parlamento aprova na generalidade definir 18 anos como idade mínima para casar
O parlamento aprovou hoje, na generalidade, a proposta do BE para aumentar para os 18 anos a idade mínima para um jovem poder casar e rejeitou a do Chega no mesmo sentido.

Parlamento aprova proibição dos maquinistas conduzirem sob efeito de álcool
O parlamento aprovou hoje na generalidade a proibição de maquinistas conduzirem sob efeito de álcool, com PSD e CDS a acusar o anterior executivo de fazer nada sobre segurança ferroviária e PS e Chega a realçar declarações "ofensivas" que causaram greve.

Miguel Arruda fez pedido inútil para o levantamento da sua imunidade parlamentar
O deputado eleito pelo Chega Miguel Arruda, constituído arguido por suspeita de furto de malas no aeroporto de Lisboa, enviou um pedido inútil à Comissão da Transparência a solicitar o levantamento da sua imunidade parlamentar.

Publicado decreto presidencial que dissolve parlamento regional (áudio)
O decreto acabou de ser publicado em Diário da República. As eleições estão marcadas para o dia 23 de março.

Parlamento regional deverá ser dissolvido formalmente hoje (áudio)
É a data limite para garantir os 55 dias de antecedência necessários para que as eleições sejam a 23 de março.

Miguel Arruda do Chega passa a deputado independente
O deputado do Chega Miguel Arruda comunica hoje ao líder do partido que passa a deputado independente, após ser acusado de furto de malas no aeroporto de Lisboa, disse à Lusa fonte próxima do parlamentar.

Comissão de Inquérito aos incêndios vai marcar audições na próxima 5.ª feira (vídeo)
A comissão de inquérito aos incêndios vai marcar audições na próxima quinta-feira, apesar do Presidente da República ter dissolvido a Assembleia Legislativa da Madeira. A presidente da comissão, Sancha Campanella, entende que até à publicação da dissolução os trabalhos devem continuar e que a transcrição das audições deve ser enviada ao Ministério Público.

Comissão de Inquérito aos incêndios rejeita elaborar relatório final e vai continuar audições (áudio)
A comissão de inquérito que não contou com a presença dos deputados únicos da IL e do PAN.

Parlamento aprova Estatuto da Pessoa Idosa
O Estatuto da Pessoa Idosa foi aprovado hoje, no parlamento, com os votos contra do Partido Comunista e a abstenção do Bloco de Esquerda, tendo sido também aprovadas outras propostas no mesmo âmbito.

Alteração à lei eleitoral para ALRAM aprovada por unanimidade
A Assembleia da República aprovou hoje, em votação final global e por unanimidade, as alterações à lei eleitoral da Madeira, que incluem a introdução da paridade nas listas eleitorais, o voto em mobilidade antecipado e matrizes em braille.

Conselho de Estado reúne-se hoje para abordar dissolução do parlamento regional
A decisão do Presidente da República surgiu depois de ter recebido os partidos representados na Assembleia Legislativa da Madeira, na sequência da moção de censura ao Governo Regional.

Proposta de alteração da lei eleitoral da ALRAM aprovada na República (áudio)
A reunião foi acompanhada à distância, por videoconferência, a partir do plenário do parlamento madeirense, pelos deputados da Comissão Eventual da Assembleia Legislativa da Madeira. O objetivo é de que a lei esteja em vigor a tempo das próximas eleições regionais.

Parlamento aprova paridade nas listas e voto em mobilidade nas eleições da Madeira
A Assembleia da República aprovou hoje, na generalidade e por unanimidade, as alterações à lei eleitoral da Madeira, que incluem a introdução da paridade nas listas eleitorais, o voto em mobilidade antecipado e matrizes em braille.