Notícias

«Para as famílias que necessitam o preço do gás é o mais baixo do país» (vídeo)
O secretário regional da Economia diz que o preço do gás botija e canalizado é o mais barato do país, para as famílias mais "carenciadas". Rui Barreto respondia ao deputado Élvio Sousa, do JPP, que questionava a razão pela qual o preço do gás era mais barato nos Açores do que na Madeira.

Governo Regional assume Orçamento para 2023 «com alma e ambição» (áudio)
Com forte pendor social, com o maior investimento de sempre nas áreas sociais, o valor do orçamento regional para 2023 é de 2071 milhões de euros. O desagravamento fiscal deverá abranger 82 por cento dos agregados familiares, no entanto estes argumentos não convencem a oposição.

«Orçamento da Madeira para 2023 é o certo para enfrentar grandes desafios»
O secretário das Finanças da Madeira afirmou hoje que o Orçamento Regional para 2023, na ordem dos 2.071 milhões de euros, é o “certo” para enfrentar os "grandes desafios" previstos no contexto internacional para o próximo ano.

Marcelo pondera argumentos da Assembleia da Madeira contra aprovação da eutanásia (áudio)
O presidente da República vai ponderar os argumentos da Assembleia Legislativa da Madeira contra a aprovação da Lei da Morte Medicamente Assistida. O Parlamento Regional enviou uma carta ao presidente da República, dizendo que a Lei viola a constituição, porque as assembleias regionais não foram ouvidas e porque a saúde na Madeira está regionalizada. Marcelo Rebelo de Sousa confirma ter recebido a carta e um telefonema do presidente do parlamento regional e diz que vai pesar esse e outros argumentos.

Parlamento Europeu quer dar mais poder e voz às zonas rurais da União Europeia (áudio)
O Parlamento Europeu quer dar mais poder e voz às zonas rurais da União Europeia, com especial atenção às regiões ultraperiféricas. Os Eurodeputados querem reforçar a importância das zonas rurais para garantir a produção e autonomia alimentar da Europa, salvaguardando os recursos naturais, paisagens e biodiversidade, e o património cultural.

Governo Regional promete apoio às famílias e empresas (áudio)
O orçamento e o plano de investimentos da Região começaram a ser discutidos esta manhã na Assembleia Legislativa da Madeira. Há redução de impostos e o Governo promete apoio às famílias e às empresas.

Governo Regional vai investir 313 milhões de euros na área dos equipamentos em 2023 (áudio)
A verba consta do plano de investimentos que, junto com o Orçamento Regional, estão esta manhã a ser discutidos na Assembleia Legislativa da Madeira. Educação, Saúde e Habitação são as prioridades, adianta o secretário dos equipamentos e infraestruturas, Pedro Fino, que destaca obras na saúde.

Eutanásia: Presidente da ALRAM alega que Região não foi ouvida e pede veto
O presidente do parlamento da Madeira apelou hoje ao Presidente da República que não promulgue o diploma da despenalização da morte medicamente assistida, considerando que está ferido de inconstitucionalidade por falta de audição das Regiões Autónomas.

Novas ligações para hidrogénio elegíveis para fundos europeus
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje que as novas ligações para transporte de hidrogénio verde acordadas entre Portugal, Espanha e França são elegíveis para financiamento europeu.

Eutanásia: Parlamento aprova diploma em votação final global
A Assembleia da República aprovou hoje a despenalização da morte medicamente assistida em votação final global, pela terceira vez, com votos da maioria da bancada do PS, IL, BE, e deputados únicos do PAN e Livre e ainda seis parlamentares do PSD.

Parlamento aprova criação de comissão eventual para revisão por três meses
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um projeto de deliberação do presidente do parlamento para criar a Comissão Eventual para a Revisão Constitucional, com um prazo inicial de funcionamento de 90 dias.

Orçamento da Assembleia para 2023 é de 14 milhões de euros e 700 mil euros (vídeo)
Deste orçamento, 9 milhões e meio é para pagar os salários dos deputados e dos funcionários do parlamento.

Governo regional quer apoiar famílias em dificuldades no pagamento do crédito habitação (áudio)
A proposta de decreto legislativo foi discutida no plenário com a presença do secretário dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino. O capital máximo do empréstimo situa-se nos 240 mil euros e os apoios variam entre os 50 e 200 euros.

Eutanásia: Deputados voltam a adiar votação na especialidade
Os deputados voltaram hoje a adiar, pela terceira vez, a votação na especialidade do diploma que regula as condições em que a morte medicamente assistida não é punível, aprovando o pedido feito pelo Chega.

Plenário discutiu saúde e listas de espera (áudio)
O JPP afirma que a falta de respostas é uma chaga na autonomia da Região, enquanto o PSD acusa a oposição de se queixar de todas as soluções, destacando o reforço de verbas no próximo orçamento para a saúde.

Deputados madeirenses do PSD vão votar contra o Orçamento do Estado (áudio)
O líder do PSD Madeira diz que não há margem para outra opção, uma vez que as propostas da Madeira têm sido esquecidas, em sede de discussão na especialidade. Miguel Albuquerque deu indicações aos deputados da Madeira na Assembleia da República para votarem contra o Orçamento do Estado.

PS defende criação de lota digital e do leilão de pescado online (áudio)
O Partido Socialista defendeu esta manhã, na sessão plenária, que é preciso modernizar o setor das pescas. PSD e CDS, partidos que sustentam o Governo Regional, dizem que o processo de modernização já está a acontecer e avançaram com os números de capturas que evidenciam o bom momento do setor.

Governo Regional assume compromisso com as fontes renováveis (áudio)
O Governo Regional assume o compromisso de atingir estes valores na produção de energia elétrica através de fontes renováveis.

Despesas das autarquias com Jornada Mundial da Juventude não vão contar para limite da dívida
Os deputados aprovaram hoje uma proposta do PS de alteração ao orçamento que prevê que investimento e despesas correntes de contratos celebrados pelas autarquias no âmbito da Jornada Mundial da Juventude não contem para o limite da dívida.