O presidente da Assembleia Legislativa pediu aos partidos soluções de estabilidade. As relações com o Estado e o aprofundamento da autonomia também dominaram as intervenções.
Miguel Albuquerque diz que tudo está a ser feito para garantir a aprovação do programa de governo.
A CDU diz que a atual situação política na Região fica a dever-se ao que chama de desgoverno de muitas décadas e que afeta os direitos dos trabalhadores.
O programa de governo será entregue esta terça-feira com o contributo dos partidos que foram ouvidos.
O presidente do Governo Regional aproveitou a sessão de Imposição das Insígnias para enaltecer a diáspora madeirense.
O presidente do Conselho Europeu indigitado, António Costa, considerou hoje que o empenhamento do atual primeiro-ministro na sua eleição traduz uma “marca de qualidade” da democracia portuguesa e afirmou esperar valorizar Portugal no exercício das suas funções.
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira apelou à 'responsabilidade' dos partidos encontrarem pontos de convergência que permitam dar estabilidade e governabilidade à Região.
A deputada do PSD acredita que o orçamento da Região será aprovado. Rubina Leal diz que é necessário alterar o estatuto político-administrativo da Região.
Paulo Cafôfo citou José Tolentino Mendonça para evidenciar a importância das comunidades madeirenses pelo mundo.
O deputado Chega diz que a política não vale como posto mas como oportunidade de servir os outros e em especial aqueles que mais necessitam.
O deputado do JPP diz que a crise política que se vive na Região reside num governo que foi indigitado à pressa. Élvio Sousa diz que é tempo de revelar toda a verdade com provas assim como a lista das subvenções vitalícias.
A deputada do CDS pede soluções que esbatam a insularidade e alerta para o problema do turismo de massas.
O deputado do Iniciativa Liberal diz que a autonomia deve ser um desígnio nacional e há neste momento que acabar com o contencioso das autonomias entre o Governo Regional e o Governo da República.
A deputada do PAN foi a primeira a discursar, nesta sessão comemorativa do Dia da Região, que se realiza no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.
O partido Juntos Pelo Povo defende uma redução dos 20% para os 5% da taxa do IVA para a eletricidade, gás e internet. Já deu entrada uma proposta no parlamento regional.
Os dirigentes da Nova Frente Popular Jean-Luc Mélenchon e Olivier Faure anunciaram hoje que vão retirar as suas candidaturas nas circunscrições em que ficaram em terceiro lugar e onde existe risco de ganhar a extrema-direita francesa.
Macron pediu "uma união ampla claramente democrática e republicana" contra a extrema-direita.
O partido de extrema-direita União Nacional (RN), de Marine Le Pen e seus aliados, partido que conta com o apoio e simpatia do Chega, está na frente na primeira volta das eleições legislativas francesas, com mais de 34% dos votos, de acordo as primeiras projeções.
Manter o interesse dos viticultores na produção de vinho é um dos principais desafios da nova direção da mesa da secção de vinhos da ACIF.
A participação na primeira volta das legislativas de hoje em França alcançou, às 17:00, 59,39%, uma diferença de quase 20 pontos percentuais acima da registada à mesma hora nas legislativas de 2022, segundo dados do Ministério do Interior.