Política

Municípios comprometem-se a mitigar alterações climáticas (vídeo)
Os onze municípios da Região comprometeram-se a tomar medidas para a mitigação das alterações climáticas nos serviços de água. Foi assinada uma declaração de compromisso com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.

Nutricionistas querem que os alimentos deixem de pagar IVA (vídeo)
A propósito do Dia Mundial da Alimentação, a Ordem dos Nutricionistas propôs ao parlamento que os alimentos considerados essenciais, como pão, fruta, carne ou o peixe, deixem de pagar IVA. O objetivo é garantir que todas as famílias portuguesas tenham refeições adequadas numa altura em que os preços não param de subir.

Juntas dos Açores e Madeira querem mais apoios (vídeo)
As delegações dos Açores e da Madeira da Associação Nacional de Freguesias defendem a alteração da Lei das Finanças Locais para aumentarem as receitas. A posição foi assumida na primeira cimeira entre as duas delegações insulares, que decorreu na ilha de São Miguel.

Cafôfo diz que a Venezuela é dos locais mais difíceis para a diplomacia (vídeo)
O Secretário de Estado das Comunidades diz que a Venezuela é "dos locais mais difíceis para a diplomacia portuguesa". O madeirense Paulo Cafôfo acrescenta que por isso mesmo é essencial manter um embaixador no país. O governante está na Venezuela a acompanhar os portugueses emigrados. Em particular os residentes em Las Tejerías atingidos pelo mau tempo.

Governo quer voos diretos com o Funchal da Venezuela
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, congratulou-se no sábado com a recente retoma das operações aéreas da TAP para a Venezuela, mas sublinhou que faltam voos diretos ao Funchal e mais empresas a voar.

Mais de 38 mil reações adversas em 25,6 milhões de vacinas
O Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) registou um total de 38.800 reações adversas às vacinas contra a covid-19, o que representa 1,5 caso em cada mil inoculações, indicou a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).

DGS traça metas para evitar que erros na alimentação matem mais que o tabaco
Alimentação inadequada e excesso de peso ameaçam causar mais mortes do que o consumo de tabaco, tendência que a DGS quer travar com metas como reduzir o sal em 10% e o açúcar em 20% até 2027.

Nutricionistas defendem isenção do IVA na alimentação
A Ordem dos Nutricionistas propôs ao parlamento que alimentos considerados essenciais, como pão, fruta, carne, peixe, ovos, deixem de pagar IVA, para garantir o direito a uma alimentação adequada da população numa altura de crise, revelou hoje a bastonária.

Painéis solares em edifícios deve ser uma realidade até 2023
A obrigatoriedade de instalação de painéis solares nos novos edifícios e nos renovados para ajudar a baixar os preços da energia, deve ser uma realidade até 2023, segundo um relatório do Oeko-Institut e da Rede de Ação Climática.

Menos alunos entraram no ensino superior
Cerca de 50.300 estudantes entraram no ensino superior público através do concurso nacional de acesso, que terminou com o encerramento da 3.ª fase em que foram colocados 1.034 novos universitários, segundo resultados hoje divulgados.

Venezuela é um país difícil para a diplomacia portuguesa
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas elogiou a sensibilidade e sentido de missão de João Pedro Fins do Lago, que desde maio é embaixador de Portugal na Venezuela, um país “difícil para a diplomacia portuguesa”.

Gazprom ameaça cortar fornecimento de gás se impuserem teto aos preços
O diretor executivo (CEO) da empresa energética russa Gazprom, Alexei Miller, advertiu hoje que a tentativa de impor um teto aos preços do gás russo na Europa implicará o corte do fornecimento.

PSD destaca Proages como resposta à crise (vídeo)
O grupo parlamentar do PSD diz que o Programa de Apoio às Famílias Carenciadas (Proages) é mais uma resposta do governo regional ao aumento dos preços. Os deputados reuniram hoje com a Casa do Povo de Santo António, um dos parceiros responsável pela implementação do programa que já abrange cerca de três mil pessoas.

Dezasseis mil já foram vacinados contra a gripe e covid (vídeo)
Desde setembro, altura em que arrancou a campanha de vacinação contra a gripe, já foram administradas mais de 16 mil vacinas. Perto de metade fez em simultâneo a vacina contra a Covid-19.

Albuquerque condecorado no Centro Social Madeirense
O presidente do governo regional foi condecorado no Centro Social Madeirense, em Valência, com a Medalha de Honra Primeiro Grau João Gonçalves Zarco. Um momento testemunhado pelos enviados especiais da RTP-Madeira, Tânia Spinola e Bruno Silva

Bolsonaro supera amplamente doações de Lula
O candidato à reeleição como Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, angariou 4,6 milhões de euros em doações na campanha para a segunda volta das eleições, enquanto o opositor Lula da Silva angariou cerca de 55.000 euros, foi hoje conhecido.

USAM aprova moção e manifesta-se na rua (vídeo)
A União dos Sindicatos da Madeira manifestou-se nas ruas do Funchal pedindo aumentos salariais perante a subida do custo de vida. Os sindicalistas aprovaram uma moção que será entregue na Assembleia Legislativa , Governo Regional e no Representante da República

Ilhas pedem majoração no apoio às juntas de freguesia (áudio)
O Fundo de Financiamento de Freguesias garantido pelo Estado central deve ter uma majoração positiva para as regiões autónomas. Essa foi umas das ideias transmitidas na primeira Cimeira Insular da Associação Nacional de Freguesas que decorre hoje nos Açores, revela Celso Bettencourt, coordenador da Delegação da Madeira da ANAFRE

Centro de apoio aos sem abrigo em Câmara de Lobos (vídeo)
Vai ser criado um centro de apoio a pessoas sem abrigo, em Câmara de Lobos. Para tal foi apresentada uma candidatura no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência.

Cônsul honorário pede ajuda para madeirenses sem documentos (vídeo)
O presidente do Governo da Madeira visitou Barquisimeto, uma cidade no estado de Lar, a mais de 400 km de Caracas. Num almoço com representantes da comunidade portuguesa no clube luso-larense, o cônsul honorário desde 1999 pediu ajuda para resolver o problema de muitos descendentes de madeirenses que não têm documentos portugueses.