O presidente da Câmara do Funchal apresenta esta manhã no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura.
No dia da mulher, é apresentada esta noite uma antologia inédita escrita por madeirenses e açorianos. A publicação com o título "Calipso" foi coordenada por Cláudia Faria e Henrique Levy é uma homenagem às mulheres que nascem e vivem nas ilhas. A obra é apresentada às oito da noite, em direto, no Facebook e no Youtube, com a moderação de Carlos Madruga da Costa, presidente da Casa dos Açores na Madeira.
Natural da ilha da Madeira, Sandie Boloto está nomeada entre os '25 Novos talentos de 2022', para a Bodaf, a mais importante conferência europeia na área da fotografia de casamentos.
As comemorações dos 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal está a despertar a curiosidade sobre as três coroações de imagens da Virgem que já houve no país.
Doze reclusos do Estabelecimento Prisional do Funchal vão receber formação na área artística.
O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, promove a segunda edição do Concurso Internacional de Vídeo FUNFEST, com o objetivo principal de estimular a criatividade e o interesse pela produção audiovisual, numa vertente artística.
Foi inaugurada no Jardim da Serra a Biblioteca e Centro Documental Padre Mário Tavares Figueira. O espaço reúne um espólio com mais de quatro mil títulos.
O encenador Diogo Correia Pinto volta a levar ao palco Dramas e Papaias. Cinco atores dão corpo a um grupo de teatro fictício em que tentam recriar uma peça com as tradições do arquipélago. A peça vai participar num festival na Figueira da Foz
A figuração ética e a tradição religiosa na obra de Herberto Helder foi o tema de uma conferência no Centro de Estudos de História do Atlântico. Ana Cristina Joaquim é a autora desta investigação sobre o trabalho do poeta madeirense.
Estreou esta quinta-feira o documentário Cine Madeira - A história do cinema no Funchal. O projeto é da autoria da Associação Detalhes Mirambolantes. Rui Dantas Rodrigues e Javier Santos são os responsáveis pela realização.
O Teatro Baltazar Dias recebeu a quarta edição das Jornadas do Teatro. Neste encontro, foram debatidos vários temas que inquietam o meio cultural.
No Teatro Baltazar Dias decorrem as IV Jornadas do Teatro. Um dos objetivos é discutir o ponto da situação pós pandemia da covid-19. Ainda a sofrer as consequências da pandemia, o teatro precisa de se reinventar, como sublinha o diretor artístico do Teatro Dona Maria II, Pedro Penim. Já o actor e realizador , Ricardo Brito, foi às jornadas criticar o centralismo das artes no Funchal, e defender mais teatro por toda a ilha da Madeira.
Mulheres da minha ilha, mulheres do meu pais é o novo livro da jornalista madeirense Ana Cristina Pereira. A obra foi apresentada no Teatro Municipal Baltazar Dias e retrata a história das mulheres madeirenses que lutam por um mundo mais igualitário. A reportagem é da jornalista de Cláudia Ornelas
O Museu de Arte Contemporânea assinala os 30 anos de existência com uma exposição no Museu Quinta das Cruzes. Márcia Sousa, diretora do Mudas, explicou que a exposição pretende evocar a memória da função do Museu de Arte Contemporânea da Madeira. A exposição integra sete peças de um núcleo fundador de 11 obras.
O Museu de Arte Contemporânea está a celebrar os 30 anos com uma exposição na Quinta das Cruzes, onde constam obras do núcleo fundador
Este mês é marcado pelo inicio do programa de comemorações dos 100 anos da morte do beato Carlos de Áustria. Dom Nuno Brás, bispo do Funchal, explica os principais momentos do programa.
O Governo anunciou hoje que 95,5% do território está em seca severa ou extrema, de acordo com um despacho publicado em Diário da República, que permite a adoção de medidas de apoio.
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira lançou um livro que reúne alguns bilhetes postais da ilha entre 1883 e 1951. Esta é a primeira edição da coleção "Madeira-memórias postais".