O ministro da Presidência explica que a escolha de dois Canadairs espanhóis para ajudarem no combate aos incêndios da Madeira se deve à maior autonomia de voo destes aviões.
O antigo ministro da Administração Interna defende uma forte aposta na prevenção de incêndios na Madeira, por parte de toda a população.
Na Ponta do Sol a grande preocupação é o incêndio que lavra na zona das Rabaças, perto da conduta que abastece o concelho de água potável.
A dimensão do fogo torna inevitável prejuízos. Mas as áreas ardidas não afetaram grandemente a floresta Laurissilva. Já a freira, uma ave marinha endémica, pode sofrer com o lume e fumo. Para já o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza optou por retirar alguns juvenis dos seus ninhos
Na Ponta do Sol continua ativo um fogo que preocupa a presidente da câmara por poder colocar em risco a conduta que abastece o concelho de água. Célia Pessegueiro faz o ponto da situação neste momento
Filipe Sousa diz que autarquia disponibilizou um veículo de comando e telecomunicações para o combate aos incêndios, mas que a Proteção Civil ignorou a oferta de ajuda.
O presidente da assembleia municipal garantiu que a democracia no Funchal podia servir de exemplo a outros municípios.
A secretária regional do Ambiente diz que o tempo é de centrar esforços na defesa da população e dos bens. A governante esteve hoje na Serra de Água, numa iniciativa de apoio aos apicultores lesados pelos incêndios.
A câmara de Santa Cruz disponibilizou um veiculo de comando e telecomunicações e pelo menos 10 bombeiros sapadores, mas até agora o serviço de Proteção Civil tem ignorado. Filipe Sousa já escreveu a Pedro Ramos dando conta da indignação.
O PAN diz que acompanha com preocupação o desenrolar dos incêndios, nomeadamente a entrada do fogo na floresta Laurissilva e no Pico do Arieiro, onde nidifica a ´Freira da Madeira'.
Vai ser ativado na próxima hora o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, de forma a que possam vir 2 aviões Canadair com tipologia própria para atuar na Madeira.
O Chega pede a demissão do secretário da tutela, do presidente da Proteção Civil e do presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza. Se eles não colocarem o lugar à disposição, o partido admite apresentar uma moção de censura.
O presidente do Governo Regional diz que não vale a pena o intimidarem. O líder do executivo diz que o incêndio ocorrido no ano passado teve piores consequências do que este, portanto pede que não haja tanto 'alarmismo'.
O deputado do PSD disse, no 'Especial Informação' da RTP, que os exemplos, em Santa Cruz " com as corporações de bombeiros, são dignos de filmes de terceiro mundo”.
Gonçalo Maia Camelo diz que é necessário investigar a origem dos incêndios, mas também eventuais negligências da Proteção Civil no combate inicial.
Dos 129 residentes na Fajã das Galinhas, apenas quatro não quiseram ser evacuados. O presidente da autarquia de Câmara de Lobos diz que antes dos restantes habitantes regressaram às residências, o município terá de avaliar a a escarpa, juntamento com o Laboratório Regional de Engenharia Civil, num procedimento que deverá levar umas três semanas.
O PS-Madeira propõe uma comissão de inquérito aos incêndios. Paulo Cafôfo diz que há responsabilidades políticas do governo de Miguel Albuquerque que devem ser apuradas.
A destruição causada por estes incêndios é devastadora, tanto para o ambiente como para as comunidades locais.