O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, está no Porto Santo.
O Partido Socialista vai avançar com o pedido de uma comissão de inquérito para apurar as responsabilidades políticas do combate ao incêndio. Objectivo anunciado por Paulo Cafôfo.
Uma visita para contactar as pessoas atingidas pelos incêndios.
Margarida Blasco, ministra da administração interna, falou aos jornalistas sobre os incêndios na Madeira. Não se comprometeu com o pagamento de mais um meio aéreo para a Região mas disse que é algo a ser estudado. Blasco não comentou qualquer possível atraso no pedido de ajuda do Governo Regional da Madeira.
Marco Martins, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Brava, deixou esta seguestão.
O partido esteve esta manha numa exploração de vinha no estreito de Câmara de Lobos.
O líder do PS Madeira quer que se apurem as responsabilidades das decisões políticas. Pede ainda mais cooperação entre a Região e a República, quer na prevenção quer no combate às chamas.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento, foi convidado do Telejornal da RTP Madeira.
A Secretaria Regional de Agricultura da Madeira iniciou hoje um conjunto de reuniões com as juntas de freguesia afetadas pelo incêndio que lavra na região desde quarta-feira, para articular os apoios a dar às populações com perdas agrícolas.
Élvio Sousa defende a valorização justa da agricultura e dos agricultores e critica os 20 cêntimos/kg anunciados pelo Governo Regional.
O presidente do PS-Madeira diz que são necessários mais meios aéreos na época crítica de incêndios e mais prevenção, no que diz respeito ao ordenamento do território e na salvaguarda da floresta.
O presidente da Assembleia Legislativa pede ao Estado que invista em mais meios aéreos de combate ao fogo no arquipélago. O PS considera que teria sido fundamental uma externa ajuda mais cedo. O Juntos Pelo Povo quer ouvir o governo no parlamento.
A Encumeada foi o local escolhido para instalar o posto de comando que junta os meios da proteção civil, bombeiros de duas corporações e INEM. A unidade móvel de telecomunicações de emergência foi deslocada do Curral das Freiras para prevenir que o fogo da Serra de Água e Paul da Serra alastre para norte.
O presidente do governo diz que não há motivo para demissões, nem no governo, nem na proteção civil. Miguel Albuquerque considera que o trabalho de combate aos incêndios está a ser bem feito.
Miguel Albuquerque, presidente do Governo da Madeira, destacou no balanço efetuado ao final do dia que os incêndios não causaram danos em casas ou infraestruturas, nem ameaçaram vidas humanas. Porque na sua opinião o trabalho dos bombeiros tem sido o adequado.
O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira garantiu hoje que os centros de saúde foram reforçados, estando "assegurados" todos os cuidados de saúde aos utentes afetados pelo incêndio que deflagrou na quarta-feira.
Miguel Albuquerque interrompeu as férias para acompanhar de perto o combate ao incêndio. Sobre as críticas por ter estado ausente responde que não tem o dom da ubiquidade e chama "falhados políticos" a quem o critica. O presidente do Governo Regional da Madeira acabou por aceitar a ajuda de Lisboa, umas horas depois da proteção civil do arquipélago ter dito que não seria necessário.
A Câmara da Calheta encerrou os principais acessos à zona do Rabaçal. A estrada do Rochão e o acesso do Salão. Carlos Teles explica que estão também, por prevenção, a retirar os turistas da zona do Rabaçal
O líder do JPP da Madeira criticou hoje o que classifica de “incompetência” do presidente do Governo Regional e do secretário com a pasta da Proteção Civil e anunciou que vai pedir uma audição parlamentar com urgência destes responsáveis.