Foi apresentado esta segunda-feira feira o livro ‘A capela de Nossa Senhora da Ajuda e os Morgados dos Piornais’. Uma obra editada pela direção regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira que conta a história da capela e da família que a fundou.
«Avatar: o caminho da água», de James Cameron, estreia-se na quinta-feira em mais de 200 salas portuguesas de cinema e, até hoje, já foram vendidos cerca de 30 mil bilhetes, disse à Lusa fonte da NOS Audiovisuais.
Cerca de 300 peças artísticas e vários objetos pessoais da artista plástica Lourdes Castro, recentemente falecida estão reunidos na exposição ‘Como uma ilha sobre o mar’. Márcia Sousa é curadora da exposição patente no Mudas, Museu de Arte Contemporânea da Madeira e desvenda um pouco do que pode ser visitado. Lourdes de Castro, uma artista com projeção sem igual no exterior, mas um pouco desconhecida na Região, considera Márcia Sousa
António Aragão é o protagonista da quarta edição da revista Translocal. A obra pretende dar a conhecer o legado do escritor madeirense.
É uma exposição que compreende 300 obras de Lourdes de Castro e que está patente ao público no Museu de Arte Contemporânea da Madeira. É uma mostra que pretende ser uma homenagem a esta artista madeirense de nome internacional.
A primeira edição do Festival de Curtas das Casas de Povo envolveu quatro instituições. Um projeto desenvolvido pela Associação Cultural 4 Litro.
A Associação Teatro Experimental do Funchal estreou a peça ‘Gata em Telhado de Zinco Quente’ de Tenesse Williams. É uma forma de assinalar os 45 anos de encenações. A estreia deixou o responsável pela ATEF, Eduardo Luiz, satisfeito. Eduardo Luíz explica ainda a razão da escolha desta peça para assinalar os 45 anos da ATEF. A peça sobe de novo ao palco hoje às 21:00 horas no Teatro Baltazar Dias.
Doze anos depois, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida por Capela das Babosas, volta a abrir portas. A reconstrução teve um custo de meio milhão de euros e, segundo o bispo do Funchal, é sinónimo da força da luta do povo madeirense.
Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi hoje anunciado, numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB).
A coleção ‘Antologia da música Madeira’ conta com dois novos volumes, o sétimo e o oitavo. São músicas do século XVIII ao século XXI de músicos madeirenses que procuram promover o património musical histórico da Madeira.
O documento digital pretende sensibilizar os estudantes para temas da atualidade.
O edifício onde se encontra a casa da cultura de Santa Cruz vai ser classificado, no próximo ano, como de interesse municipal. Esta é uma forma de preservar uma construção de meados do século XIX, que foi casa de praia da família Blandy.
A Orquestra de Jazz do Funchal encheu a sala do Baltasar Dias num concerto dedicado à musica dos anos 20. Até o fim do ano a orquestra promete fazer concertos dedicados exclusivamente ao Natal.
O Hospital Dr Nélio Mendonça apresenta um mural de homenagem aos profissionais de saúde. O autor é Zeca Diogo, militar da GNR que suspendeu a atividade profissional para se tornar artista na Madeira
'A vida é um presente' é o novo livro de Guida Vieira. A ex-sindicalista explica que o livro foi escrito no período de confinamento, a qual recolheu histórias de pessoas que também estavam confinadas. Um livro que contém também reflexões, artigos de opinião, e intervenções da autora. A obra foi apresenta no Teatro Baltazar Dias.
Uma obra que pretende ser um louvor à vida, baseada em testemunhos de várias pessoas e da própria Guida Vieira.
A obra explora o percurso da especiaria desde a Índia até África.
A Associação Científica de Investigação e Inovação Social procura apoios para poder crescer e ter uma sede física. Uma pretensão deixada numa conferência que juntou investigadores e profissionais na área do turismo.