Notícias

Autorização para Governo alargar regime de isenção de IVA foi publicada
A lei que autoriza o Governo a transpor uma diretiva que alarga o regime especial de isenção de IVA a pequenas empresas foi hoje publicada em Diário da República.

Falta de professores será “uma calamidade” dentro de cinco anos
O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, avisou hoje que a falta de docentes “vai ser uma calamidade” dentro de cinco anos se nada for feito para recuperar os que abandonaram o ensino.

Quatro mulheres diagnosticadas com cancro da mama a cada minuto
Quatro mulheres são diagnosticadas com cancro de mama a cada minuto no mundo e uma acaba por morrer devido à doença, estima um estudo publicado hoje na revista científica Nature Medicine.

Proença pede redução do IVA, choque fiscal e mais infraestruturas
O recém-empossado presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, apelou hoje ao Governo a redução do IVA para espetáculos desportivos, um ‘choque’ fiscal “forte” e mais infraestruturas desportivas, durante a tomada de posse.

Estruturas mais representativas da PSP e GNR criticam “sucessivos adiamentos” das negociações
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia e a Associação dos Profissionais da Guarda criticaram hoje os “sucessivos adiamentos” das negociações com a tutela e pediram que o processo negocial seja concluído no primeiro semestre.

Recomendações do TikTok e X favorecem conteúdos de extrema-direita
Os algoritmos de recomendação de conteúdo das redes sociais X e do TikTok favorecem conteúdos de extrema-direita na Alemanha, revelou um estudo desenvolvido pela organização não governamental Global Witness.

Montenegro defende Kiev “forte e independente” para garantir segurança europeia
O primeiro-ministro , Luís Montenegro, defendeu hoje numa mensagem dirigida a uma cimeira de líderes internacionais em Kiev que uma Ucrânia “forte e independente” é essencial para garantir a “estabilidade e segurança” da Europa.

Selecionadores esperam continuidade na “nova era” com Proença
Os selecionadores portugueses de futebol, futsal e futebol de praia frisaram hoje que esperam uma continuidade do trabalho elaborado nos derradeiros anos por parte dos novos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Ministério da Justiça abre 181 vagas para formação de magistrados
O Ministério da Justiça abriu 181 vagas para formação de magistrados, 46 das quais no novo polo de Vila do Conde do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), que vai ainda funcionar em instalações provisórias.

Aproximar a política dos cidadãos (áudio)
Antes do começo oficial da campanha eleitoral é divulgado um projeto para aproximar os cidadãos da politica. Chama-se "Horizonte Madeira" e foi criado por Dionísio Andrade, que dá a conhecer como surgiu a plataforma cívica.

JPP define a habitação como uma área prioritária (áudio)
Em especial para os mais novos, afirma Jéssica Teles.

PSD reforça promessa da redução da carga fiscal (áudio)
Contestam o JPP por não seguir a mesma estratégia em Santa Cruz.

Ações de sensibilização, fiscalização e patrulhamento incluídas nos festejos de carnaval (áudio)
Até ao próximo dia 5 de março ações de sensibilização. A operação vai incidir nos locais das festividades em todos os municípios, como adianta à rádio o subintendente Fábio Castro.

Revisão do PDM não altera zona de construção da praia Formosa (áudio)
Deve estar concluída até ao final do atual mandato autárquico. O compromisso é assumido pelo vereador da área do urbanismo, João Rodrigues.

Marítimo B merecia outro resultado (áudio)
É a opinião de David Freitas, capitão da equipa B verde-rubra que recebeu o Beira Mar e empatou 2-2.

Élio Martins critica a atitude da equipa (áudio)
Machico foi a casa do Gondomar e perdeu por 2-0. O treinador dos tricolores diz que a equipa entrou mal no jogo e desvalorizou o adversário.

Previsão de conclusão do Hospital mantém-se para 2027 ou 2028 (áudio)
O governo regional está a estudar formas de evitar que o atraso no lançamento da terceira fase da obra do novo hospital da Madeira provoque atrasados no prazo final de conclusão dos trabalhos.

Ricardo Salgado segue para julgamento por dois crimes de fraude fiscal
O ex-presidente do Banco Espírito Santo Ricardo Salgado será julgado por dois crimes de fraude fiscal, num processo relacionado com o Universo Espírito Santo, avançou hoje o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).