O teatro municipal Baltazar Dias, no Funchal, acolhe a 11 e 12 de maio a primeira edição do 'Smart Funchal', uma conferência internacional que vai abordar aspetos relacionados com o turismo sustentável, as cidades inteligentes e o desenvolvimento local.
O Centro Internacional de Negócios da Madeira perdeu nos últimos seis anos perto de 4.500 empresas. O secretário das finanças responsabiliza o novo regime fiscal pela debandada que acontece desde 2011. Rui Gonçalves esteve na comissão do parlamento europeu que está a investigar os 'Panamá Papers' onde garantiu haver transparência na Zona Franca da Madeira.
19 por cento dos caminhos pedonais da freguesia de Câmara de Lobos estão classificados como tendo potencial turístico. A conclusão vem descrita no livro agora lançado em Câmara de Lobos pela autarquia, intitulado "Vias pedonais públicas da freguesia de Câmara de Lobos". O livro resulta de uma investigação da Sociedade de Geografia Insular que classificou mais de 300 vias pedonais. A reportagem é do jornalista Pedro Filipe Costa.
SMILE (SMart IsLand Energy systems) é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do Horizonte 2020. Participam 4 entidades da Madeira: ACIF-CCIM, EEM, M-ITI e PRSMA.
O Governo Regional da Madeira considerou hoje que o prolongamento da concessão das viagens aéreas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo à Aerovip, por mais um ano, "resolve de imediato o problema, mas adia a solução".
O Fisco esclareceu hoje que os benefícios fiscais cuja validade não foi expressamente prolongada no Orçamento do Estado deste ano, como os da criação de emprego e da poupança por exemplo, estão em vigor "durante o ano de 2017". Também os benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira, da remuneração do capital social, da reabilitação de prédios urbanos, da propriedade intelectual e do mecenato cultural foram agora oficialmente prorrogados até ao final deste ano.
O Governo Regional da Madeira investiu 422 mil euros na organização da Festa da Flor, evento que decorre entre 04 e 21 de maio, período em que a taxa de ocupação hoteleira rondará os 90%.
O projeto pretende incentivar o consumo de produtos oriundos das Regiões Ultraperiféricas (RUP).
A Gesba - Empresa de Gestão do Sector da Banana da Madeira integra um projeto europeu que visa o incentivo do consumo de produtos regionais, utilizando um barco que durante três anos passará em 18 portos europeus.
Um grupo de trabalho criado em Santa Cruz vai fiscalizar e propor ideias para a aplicação do dinheiro obtido com a ecotaxa turística.
A Câmara Municipal do Funchal aprovou a extensão dos apoios à reabilitação urbana por um período de 15 anos, durante o qual o município prevê que o investimento público e privado atinja os 71 milhões de euros.
Santa Cruz Village Hotel abriu ontem as portas ao público. Trata-se de um investimento de 5 milhões de euros de emigrantes vindos da Venezuela que gerou 25 empregos.
A Academia de Código, que se dedica à reconversão de desempregados para a área da programação, estuda a hipótese abrir uma sucursal na Madeira. A taxa de empregabilidade dos inscritos ronda os 95 por cento, mesmo para quem vai trabalhar para uma área diferente da que estava habituado.
A Madeira importa à volta de 500 toneladas de limão, por ano. A partir da Festa do Limão, realizada na freguesia da Ilha, o Secretário da Agricultura assumiu a vontade de reduzir ao mínimo a dependência do exterior.
Absorver os prejuízos fiscais, incluir os pagamentos por conta e aproveitar os benefícios fiscais são algumas das medidas a ter em conta na declaração do IRC. As empresas têm até 31 de maio para entregar a declaração.
O Registo de Navios da Madeira já é o terceiro maior da União Europeia, mas as questões burocráticas impedem que o registo seja ainda mais competitivo. Alguns armadores tecem elogios, mas pedem mais qualidade e bom desempenho nos serviços. Os reparos foram feitos na reunião geral que juntou na Madeira perto de 30 armadores e agentes internacionais.
O Parlamento Europeu (PE) pediu hoje à Comissão Europeia que analise a possibilidade da criação de um instrumento financeiro dedicado especificamente ao apoio à pesca nas regiões ultraperiféricas (RUP), como a Madeira e os Açores.
Açores, Madeira e Canárias formalizaram em Ponta Delgada o acordo de participação em mais um projecto de cooperação inter-regional. O «Hexagone» envolve também Cabo Verde e pela primeira vez, o Senegal e a Mauritânia. Da parte das regiões europeias o projecto está orçado em 1 milhão de euros e é comparticipado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O passivo da Administração Pública Regional, em março, baixou dos 500 milhões de euros, para 485,7 milhões. É o valor mais baixo dos últimos 5 anos.
O Governo Regional da Madeira investiu 422 mil euros na organização da Festa da Flor, evento que decorre entre 04 e 21 de maio, período em que a taxa de ocupação hoteleira rondará os 90%, informou hoje o executivo.