Há que potenciar a economia do Mar. Isto através de novas ideias de negócio e até mesmo valorizar as profissões ligadas e ao mar e às pescas. Esta ideia foi defendida por Mafalda Freitas, sub-diretora regional do Mar e Pescas.
De acordo com a informação fornecida pela ANA - Aeroportos de Portugal à Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), registou-se, no mês de abril de 2024, nos aeroportos da Região, um movimento de 432,1 mil passageiros, transportados em 2 870 aeronaves (voos comerciais), traduzindo variações homólogas de +2,1% e +0,8%, respetivamente.
Quatro a cinco mil toneladas de atum patudo. É o que pedem as associações dos pescadores dos Açores e da Madeira para Portugal. Caso contrário, admitem que vai ser necessário abater barcos para ajustar a frota à quantidade de peixe que podem pescar.
Jacinto Silva, presidente da Cooperativa de Pesca assume que perante a possibilidade de novas negociações, a manifestação agendada para hoje foi por agora desconvocada.
O uso de autocarro na Região registou um aumento de 13% no 1.º trimestre de 2024 relativamente ao período homólogo. Ao todo os transportes públicos registaram 7,7 milhões de passageiros nesse período
No domínio dos transportes marítimos, contabilizaram-se, no 1.º trimestre de 2024, 77 navios de cruzeiro entrados nos portos da Região, menos 17 que no mesmo período do ano passado. O número de passageiros em trânsito foi de 222 225, e também diminuiu face ao mesmo trimestre de 2023 (-3,3%).
Jacinto Silva, presidente da Coopesca Madeira, explica que será reivindicado o aumento da quota do atum patudo ou então uma compensação financeira para as embarcações.
Os aeroportos da Região registaram, no 1.º trimestre de 2024, um movimento de passageiros na ordem dos 1 070,4 mil, o que representou uma variação homóloga positiva de 2,1%. Este crescimento foi transversal aos dois aeroportos da Região, com a Madeira e o Porto Santo a registarem aumentos face ao mesmo trimestre de 2023 de +1,9% e +9,2%, respetivamente.
De acordo com dados recolhidos pela DREM junto da ACAP, em 2023, foram adquiridos por residentes na Região 806 automóveis totalmente elétricos, representando um aumento de 28,1% face ao ano anterior.
Em 2023 foram registadas mais de 260 mil entradas.
Os comerciantes estão com boas expectativas para as Festas da Sé, que decorrem até o dia 9 de junho. Além de dinamizar o comércio local, o evento é acompanhado de música tradicional.
O Grupo SATA informa que o início das operações aéreas diretas entre a América do Norte e a Ilha da Madeira (Funchal) e entre a América do Norte e a cidade do Porto foi adiado uma semana por razões operacionais, resultando no reagendamento dos primeiros voos diretos entre Toronto-Funchal; Boston-Funchal; Toronto -Porto; Boston -Porto e Nova Iorque-Porto.
O fundo norte-americano Kohlberg Kravis Roberts (KKR) já é dono de 78,90% do capital da empresa de energias renováveis Greenvolt e vai avançar com uma oferta pública de aquisição obrigatória para adquirir o capital que ainda não detém.
O encontro surge depois das sucessivas queixas em relação à quota do atum.
Bruno Tavares entende que daqui a quatro ou cinco meses seria a altura ideal para a descida das taxas de juro.
De acordo com os primeiros dados para o sector de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de abril de 2024, estima-se a entrada de 197,2 mil hóspedes, que geraram 973,4 mil dormidas, traduzindo variações homólogas positivas de 2,9% e de 4,4%, respetivamente.
Pacto de rede de municípios promotores do empreendedorismo.
O euro baixou hoje face ao dólar, depois de dados provisórios apontarem para uma subida da inflação para 2,4% na Alemanha em maio.