Notícias

China pede redução das tensões no arranque das conversações entre Moscovo e Kiev
A China, que recusa condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia, apelou hoje a uma desescalada do conflito, numa altura em que as duas partes iniciaram negociações na Bielorrússia.

Japão anuncia sanções contra o presidente da Bielorrússia e o banco central russo
O Japão vai adotar sanções contra o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, e o banco central russo, anunciou hoje o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, numa reação à invasão russa da Ucrânia.

EUA proíbe com efeito imediato todas as transações com o banco central russo
Os Estados Unidos proibiram todas as transações com o banco central da Rússia com efeito imediato, foi hoje anunciado pelo Departamento do Tesouro norte-americano.

Açores registam 169 novos casos e um óbito
Os Açores registaram hoje 169 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e um óbito, aumentando para 86 o número de pessoas que morreram da doença na região, revelou a Autoridade de Saúde Regional.

Nova operação para transportar turistas russos (áudio)
A Madeira está a ponderar uma operação com outros países europeus, para o transporte dos passageiros russos que ainda estão na Madeira.

Mercado Quinhentista regressa dois anos depois (áudio)
Está de volta o cartaz associado a Machico, envolvendo milhares de pessoas. O Mercado Quinhentista volta a realizar-se este ano, depois de dois anos sem sair à rua devido à pandemia.

Reprogramação do PRR vai disponibilizar mais meios financeiros à Região (áudio)
A reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência vai disponibilizar à região entre 60 e 70 milhões de euros a fundo perdido.

Associação aproxima jovens músicos (áudio)
Aproximar os estudantes de música com a formação clássica à música contemporânea do século XX. Este é objetivo da associação "Interferência", sediada no Porto, e que está na Madeira para um seminário formativo de três dias, despertando nos alunos do Conservatório a atenção para novas sonoridades.

Ucrânia: Embaixadora pede apoio de Portugal na adesão à UE
A embaixadora da Ucrânia em Portugal pediu hoje o apoio do Governo português na adesão do país à União Europeia e que considere a possibilidade de romper relações com a Rússia, agradecendo as sanções e a assistência militar.

Governo Regional atento aos turistas ucranianos e russos
O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, continua atento às situações de turistas ucranianos e russos que permanecem na Região. As situações estão a ser acompanhadas sempre em consonância com os operadores e respetivos DMC (Destination Managment Company) na Madeira, assim como com a Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

426 alunos sensibilizados para a violência no namoro
A Polícia de Segurança Pública (PSP) com a comemoração, a 14 de fevereiro, do Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados, promoveu entre 14 e 25 de Fevereiro várias ações de sensibilização visando a prevenção da violência doméstica especificamente no namoro.

Quase metade do mundo em situação «muito vulnerável» por alterações climáticas
Entre 3,3 e 3,6 mil milhões de pessoas, estão em situação "muito vulnerável" por causa das alterações climáticas, alertou hoje o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas.

83 pessoas internadas na área covid-19
No dia de ontem nas duas unidades hospitalares, Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros, estavam internados 638 doentes. Destes, 83 estão internados na área Covid-19.

Líderes mundiais, NATO e UE realizam hoje videoconferência para discutir conflito
Os líderes da França, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Polónia, Roménia, representantes da União Europeia (UE) e da NATO vão participar hoje numa videoconferência para discutir o conflito na Ucrânia, anunciou a Presidência francesa.

Aumento do preço dos combustíveis
Novos preços entraram hoje em vigor e prevalecem até domingo. A gasolina super sem chumbo de 95 octanas subiu um cêntimo.

Número de refugiados ultrapassa 422 mil pessoas
O número de ucranianos que fugiu do país devido à invasão russa ultrapassa as 422 mil pessoas, às quais se somam mais de 100 mil deslocados internos pelo conflito, informou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Relato de quatro dias num confortável abrigo de Kiev
Caiu como uma bomba a notícia da invasão da Ucrânia pelo exército russo por três frentes, um cenário até essa madrugada de 24 de fevereiro excluído pela generalidade dos analistas, fazendo lembrar o falhanço das previsões de resultados eleitorais.

Teletrabalho e desemprego jovem marcam mercado laboral
Os dois anos de pandemia tiveram especial impacto no mundo do trabalho, desde logo com a generalização do teletrabalho, mas a covid-19 veio também mostrar as fragilidades dos trabalhadores mais desprotegidos, nomeadamente os jovens, onde o desemprego subiu.

Janeiro com mais dormidas que 2021 mas menos que 2019
Nos primeiros dados para o sector de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de janeiro de 2022, estima-se a entrada de 59,7 mil hóspedes nos estabelecimentos, correspondente a 391,9 mil dormidas, o que se traduz em variações homólogas muito expressivas, de +221,8% e de +227,7%, respetivamente.