Notícias

Portugueses podem pedir online registo de nascimento
Os portugueses que vivem fora da Europa podem, a partir de hoje, solicitar de forma ‘online’ o registo de nascimento e a nacionalidade portuguesa para os filhos, anunciaram os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Justiça.

Descarbonização da ilha do Porto Santo (vídeo)
A descarbonização da ilha do Porto Santo esteve em debate no parlamento regional. O PS defendeu uma recomendação ao governo para o cálculo da pegada ecológica e biocapacidade da ilha do Porto Santo, onde defendia medidas para medir o impacto da nova politica verde. A maioria considerou a proposta redutora.

Funchal pede empréstimo de 3 milhões de euros (vídeo)
A Câmara do Funchal pediu um empréstimo de 3 milhões de euros para a construção da segunda fase da ETAR. A oposição teme que o aumento dos preços dos materiais de construção civil, atrase a execução das obras do município.

Dois doentes fizeram transplante de rim (vídeo)
Dois doentes renais crónicos da Madeira já receberam transplante de rim este ano. É o mesmo número que em todo o ano passado. Em média, havia 12 transplantes por ano, mas a pandemia veio alterar estes dados.

Detido em Câmara de Lobos por crime de especulação
Divisão Policial do Funchal levou a efeito duas operações conjuntas com a Autoridade Regional para as Atividades Económicas e com a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

Bruxelas em alerta para risco de tráfico crianças ucranianas
A Comissão Europeia diz estar em alerta para o risco de tráfico de crianças na Ucrânia devido à fuga da guerra causada pela Rússia, indicando ter já ativada uma rede antitráfico, apesar de ainda não haver registo de vítimas.

«NATO está mais forte e Rússia mais fraca»
A vice-Presidente dos EUA, Kamala Harris, disse hoje em Varsóvia que a NATO está "mais forte" e a Rússia "mais fraca" por causa da agressão russa na Ucrânia.

Rt sobe para 1,09 e pode registar-se sexta vaga
A pandemia está a «agravar-se de forma significativa» em Portugal, com o índice de transmissibilidade (Rt) a subir para 1,09, o que poderá resultar numa sexta vaga de infeções, indica o relatório do Instituto Superior Técnico (IST).

40% da população já teve covid-19 (áudio)
A Madeira tinha no domingo passado 4.144 casos ativos de covid-19. Os números do mês passado foram divulgados pela subdiretora regional da saúde, Bruna Gouveia, numa conferência de imprensa.

Apoio para aquisição de veículos elétricos (áudio)
O Governo Regional reservou para este ano 1 milhão e 250 mil euros para o programa "PRIME RAM" que visa apoiar a aquisição de veículos elétricos.

«Variação nas Línguas» dá o mote para curso breve na UMa
A Universidade da Madeira, através da Direção do Curso de Estudos de Cultura e do Centro de Desenvolvimento Académico, vai realizar um curso breve sobre Variação Fonológica, validado pela Direção Regional de Educação.

DGS passa a divulgar dados só às sextas-feiras
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que passará a divulgar os dados epidemiológicos e de vacinação da covid-19 apenas uma vez por semana, às sextas-feiras.

Morreram 71 crianças desde o início da ofensiva russa
Pelo menos 71 crianças foram mortas na Ucrânia desde o início da ofensiva russa em 24 de fevereiro, anunciou hoje Liudmyla Denisova, responsável pelos direitos humanos no Parlamento ucraniano.

18 milhões vão precisar de ajuda humanitária
Cerca de 18 milhões de ucranianos vão precisar de ajuda humanitária como consequência da guerra, o que representa um terço da população do país antes da invasão russa, disse hoje a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV).

Mais 19 mortes e menos internados
Portugal registou 12.794 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 18 mortes associadas à covid-19 e nova diminuição dos internamentos em enfermaria, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Mais de 4.600 pedidos de proteção temporária
Portugal concedeu até hoje mais de 4.600 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Bombardeamento de maternidade é «crime de guerra odioso»
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, classificou hoje como “um crime de guerra odioso” o bombardeamento pelas forças russas de uma maternidade e de um hospital pediátrico em Mariupol, no leste da Ucrânia.

Ucrânia admite não entrar na NATO se for garantida segurança do país
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia assegurou hoje que o país está disposto a ficar fora da NATO desde que a ONU, incluindo a Rússia, garanta um quadro de segurança tão eficaz como o fornecido pela Aliança Atlântica.