Começa hoje e prolonga-se até à próxima terça-feira mais uma edição do «Festival Madeira Dig», evento dedicado à música eletrónica e experimental que invade a Costa Oeste da Ilha. São esperados mais de 150 participantes, na sua maioria estrangeiros. A programação é variada. Há exposições, documentários e concertos, com destaque para a sueca Sofia Jernberg, cantora experimental.
É o mais recente livro de David Francisco. O fotógrafo quis retratar imagens que tem encontrado no arquipélago e que poderão explicar a presença humana antes da descoberta.
Um momento importante para a responsável do museu, Carla Gouveia.
Três alunos do Conservatório Escola das Artes da Madeira alcançaram o pódio do Mundial de Acordeão. O trio «2 Terços», composto pelos alunos Maria Inês Ornelas, Sofia Nobile e Emanuel Inácio, venceu na categoria «música de câmara». Maria Inês Ornelas participou também na categoria «até 18 anos», onde ficou em segundo lugar. O Mundial de Acordeão decorre desde 1991. As últimas três edições foram realizadas online devido à pandemia e aos conflitos armados.
A história da música afro-brasileira acompanhada por vários instrumentos musicais.
O espetáculo Ela é Vitor, ele é Vitória encheu o Centro de Congressos da Madeira. O musical retrata o luxo e o glamour que se vivia em Paris, nos finais dos anos trinta.
Chama-se 'Reinterpretar o Mar' e é o nome escolhido para a mostra da exposição IMPRESSÕES de PEIXES, da artista plástica Daniela da Silva Ferreira. A exposição está patente no Museu de História Natural do Funchal e tem como foco a arte de estampar o peixe.
Perceber o tipo de instrumentos musicais e o contexto social de quem toca ou de quem escuta. Este é o objetivo da investigadora da Universidade Nova de Lisboa, Luzia Aurora Rocha, que fala da Madeira como um exemplo a ser estudado. Um deles é a Igreja do Colégio. Hoje celebra-se o dia nacional da cultura científica e a investigadora e musicóloga está a mapear as igrejas da Madeira e o Museu de Arte Sacra para estabelecer o contexto social e o tipo de instrumentos que existiam à época.
O Teatro Feiticeiro do Norte acolheu, no espaço Balcão Cristal, a peça de teatro ‘O Espetador’. O espetáculo narra a história de um homem obcecado pelo teatro
O Teatro Feiticeiro do Norte acolheu, no espaço Balcão Cristal, a peça de teatro ‘O Espetador’. O espetáculo narra a história de um homem obcecado pelo teatro.
A literatura e as tendências brasileiras são o mote do terceiro encontro lusófono «Tanto mar, uma só língua». Começa hoje no Museu Cidade do Açúcar. As conferências deste encontro vão abordar as novas tendências da literatura brasileira e o português e a sua diversidade. As conferências do terceiro encontro lusófono decorrem no Colégio dos Jesuítas, esta sexta-feira e sábado.
Começa hoje na vila da Ponta do Sol a sétima edição do Festival Travessuras Culturais. O evento procura trazer o mundo à ilha e até domingo promete uma agenda recheada. O acesso aos variados espetáculos pode custar entre 2 e os 4€. O evento decorre até domingo em vários espaços da vila. O programa pode ser consultado no site travessiasculturais.com.
Foi lançada uma pequena publicação com imagens que representam as características quintas da Madeira, nos séculos 19 e 20. Património edificado que esteve na origem do turismo na ilha.
Dezassete docentes da área da educação artística aprenderam técnicas do bordado Madeira para serem aplicadas na sala de aula e transmitidas aos alunos. O objetivo é preservar e divulgar esta tradição madeirense aos mais jovens.
O Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, em Câmara de Lobos, conta agora com uma nova sala multissensorial. Este espaço vai apoiar 350 utentes.
A caminho dos 50 anos o TEF estreou 'O elefante voador'. Uma história conhecida que se cruza com a própria vida da companhia de teatro
A organização pretende homenagear os 20 anos da dupla de fotógrafos madeirenses DDiarte.
Há um projeto de gastronomia que está a percorrer a Madeira. Chama-se Madeira Exquisite Food on Foot Tours e é destinado aos turistas, com o objetivo de dar a conhecer sabores típicos da Região.
O encenador e ator Carlos Avilez faleceu hoje, aos 88 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, no Hospital de Cascais, disse à agência Lusa fonte do Teatro Experimental de Cascais, do qual foi um dos fundadores.
Foi hoje apresentado um catálogo sobre quintas da Madeira, uma iniciativa do arquivo e biblioteca pública. Inclui quintas da segunda metade do século dezanove, até ao ano 1960. Liliana Correia foi responsável por este catálogo. O catálogo é o número 14 da coleção Madeira- Memórias Fotográficas.