O JPP propôs que o IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis - com valor superior a 100 euros seja pago em cinco prestações anuais e defendeu que a medida já foi aprovada antes na Assembleia Regional. A oposição acompanha a intenção mas diz que a medida tem que ir mais longe e reduzir o valor que é tributado ano após ano.
Na assembleia legislativa, Miguel Castro questionou diretamente o PS sobre a intenção de acompanhar ou não a moção de censura.
Brício Araújo é o presidente em exercício desta comissão, presidência que deverá deixar depois de concluído este processo.
O Presidente da República diz que, neste momento, é prematuro falar sobre umas possíveis eleições antecipadas na Madeira e diz que a fase é de esperar "pela decisão soberana" da Assembleia Regional da Madeira.
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, a cinco e a 10 anos, alinhados com os de Espanha e Irlanda.
A presidente da Comissão Europeia defendeu hoje uma União Europeia (UE) unida e a “assumir a responsabilidade” de enfrentar desafios de competitividade e defesa, esperando um “rumo de sucesso”, quando a Alemanha enfrenta uma crise política interna.
O líder da União Democrata-cristã alemã (CDU), Friedrich Merz, apelou hoje ao chanceler Olaf Scholz que não espere até janeiro para solicitar uma moção de confiança ao parlamento, mas que o faça o mais depressa possível.
O ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, disse hoje acreditar ser “razoável” que a nova Lei das Finanças Locais que Governo e municípios estão a negociar entre em vigor em 2026.
O Governo Regional está a preparar um apoio extraordinário aos apanhadores de lapa e às embarcações que se dedicam a essa atividade.
A Câmara do Funchal entregou bolsas de mérito a 15 jovens que concluíram, há menos de 3 anos, os estudos no Ensino Superior com média igual ou superior a 15 valores. Um prémio criado pela autarquia, no valor de dois mil euros, que pretende distinguir o esforço académico.
O partido remete para sábado uma tomada de posição, depois da reunião de emergência da Comissão Política e após o regresso de Miguel Albuquerque à Madeira. O PS também marcou comissão regional para sábado e apenas tomou posição num breve comunicado.
Foi adiada, sem nova data a cimeira entre o Governo da República e os Governos Regionais dos Açores e da Madeira, marcada para a próxima terça e quarta-feira na ilha de São Miguel.
O Governo deverá adjudicar na próxima semana uma base de dados nacional de cartografia, com um custo de 6,8 milhões de euros, para compatibilizar todas as bases cartográficas do país, anunciou hoje o ministro da Coesão Territorial.
O politólogo Luís Nascimento considera que o Chega não está verdadeiramente interessado no derrube do governo. Porque o texto da sua moção de censura faz um ataque ao PS, o que torna muito difícil um voto favorável, requisito obrigatório para que a moção seja aprovada.
Na Madeira não vai haver vacinação contra o surto da língua azul que se alastrou no continente mas não chegou às regiões autónomas. A direção de veterinária lembra que a maior parte dos animais que chegam à Região são dos Açores
O governo regional vai pagar 892 mil euros em apoios a mais de 650 produtores de cana-de-açúcar. A secretária regional da Agricultura anunciou que os processos de pagamento vão avançar esta semana.
João Baptista estranha não ter tido acesso ao relatório técnico do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza sobre os incêndios de agosto. O engenheiro geólogo foi chamado à comissão de inquérito que alegou que o documento é confidencial. O especialista recomendou cuidado na comunicação que é feita à população no decorrer dos incêndios e deixou vários alertas
A Câmara do Funchal atribuiu 15 bolsas de mérito no valor de dois mil euros cada. O prémio destina-se a estudantes que tenham concluído uma licenciatura, mestrado ou doutoramento mas as notas académicas não são o único critério de avaliação
O geólogo João Batista considera que deve ser feita uma avaliação de vulnerabilidade urgente para certos pontos afetados pelos incêndios. Como exemplo dá a bacia hidrográfica junto ao miradouro da Boca da Corrida, onde os movimentos de massa podem por em perigo uma série de infraestruturas e populações nomeadamente quando forem verificadas as primeiras chuvas.