O primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu hoje a produção de equipamentos, “até armas e munições”, em Portugal, desafiando os empresários portugueses a investirem na indústria de defesa no âmbito da estratégia de dissuasão da União Europeia (UE).
O primeiro-ministro disse esperar que a futura comissária europeia, Maria Luís Albuquerque, consiga ajudar a União Europeia a arrecadar financiamento para se tornar competitiva e investir em defesa e energia, na sequência do novo acordo europeu hoje aprovado.
A lei que transpõe a diretiva sobre a sujeição de multinacionais a um imposto mínimo de 15% foi hoje publicada em Diário da República, aplicando-se as novas regras aos exercícios fiscais iniciados a partir de janeiro de 2024.
O ministro da Presidência anunciou hoje que o Ministério da Cultura vai mudar-se nos próximos dias para o Campus XXI, local em Lisboa onde estão a ser concentrados os vários ministérios e entidades da administração pública.
O presidente da Câmara de Lisboa disse hoje que a decisão do Governo de proibir voos noturnos no Aeroporto Humberto Delgado vai ao encontro do que sempre defendeu e que espera pelo rápido início das obras da nova infraestrutura.
Quem o diz é Guilherme Silva, advogado e antigo líder parlamentar do PSD na Assembleia da República.
E o líder do Chega Madeira Miguel Castro diz que não esperava outra posição do PS que não fosse a viabilização da moção de censura.
O secretário geral do JPP, Élvio Sousa, ouvido esta manhã pela Antena 1, voltou a dizer que o sentido de voto só vai ficar definido depois da reunião com os Militantes e a Comissão Política que está prevista acontecer na próxima semana.
Os presidentes das Assembleias Legislativas da Madeira e dos Açores encontram-se amanhã em Lisboa tendo em vista o aprofundamento das Autonomias. José Manuel Rodrigues, presidente do plenário regional, sublinha a importância do encontro e lembra os assuntos que vão estar em cima da mesa.
O candidato presidencial moçambicano Venâncio Mondlane, que não reconhece os resultados anunciados das eleições gerais de 9 de outubro em Moçambique, anunciou que as manifestações de protesto são para manter até que seja reposta a verdade eleitoral. Os protestos de quinta-feira provocaram três mortos e 66 feridos.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, escolheu a portuguesa Paula Pinho para liderar o serviço de porta-vozes do executivo comunitário, disse à Lusa fonte comunitária.
O líder do Chega espera que os restantes partidos sigam o mesmo caminho.
É uma certeza dada à Antena 1 Madeira pelo líder do partido Paulo Cafôfo.
Na reunião de Câmara de Santa Cruz foi aprovada uma sanção disciplinar a um bombeiro, devido a um comentário feito numa rede social, em que fazia referência ao JPP e aos sapadores de Santa Cruz. Uma condenação que mereceu as críticas da oposição.
A comissão de regimento e mandatos deu parecer favorável ao pedido de autorização do levantamento da imunidade dos três secretários regionais e do vice presidente do parlamento José Prada, no caso AB Initio. A votação deverá acontecer na próxima semana em plenário
O secretário regional da Saúde diz que foi feito um contrato programa com a ACIF para a execução dos testes rápidos antigénicos à covid-19, em junho de 2021, para garantir uma maior rapidez do processo. É a reação de Pedro Ramos ao Tribunal de Contas que fala num processo que desrespeitou os princípios da concorrência e da transparência.
Num ano o Porto Santo já procedeu ao abate de mais de 200 palmeiras devido ao escaravelho. Neste momento a zona mais afetada é o centro da cidade, que está a ser monitorizada pelo Instituto das Florestas e Conservação da natureza.
O militante e antigo deputado socialista Maximiano Martins entende que o PS Madeira deve abster-se ou mesmo chumbar a moção de censura do Chega ao governo
O ministro das Infraestruturas admitiu hoje, no parlamento, que a plataforma eletrónica para reembolso do subsídio social de mobilidade nas ligações entre as ilhas e o continente deverá estar operacional “em junho de 2025”.