O Porto do Funchal recebe hoje o transatlântico «Mein Schiff 2» e o habitual cliente das quintas-feiras, «Marella Explorer» que estão a movimentar 6 415 pessoas, sendo que 4 616 são passageiros.
De acordo com os dados preliminares de 2022, a receita de impostos da Região, avaliada em contabilidade nacional, ascendeu aos 1 013,1 milhões de euros, +15,8% que no ano precedente.
A Madeira tem prevista uma ocupação hoteleira de 94 por cento para a Festa da Flor, a mais alta dos últimos cinco anos. Um número avançado pelo secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus, na conferência de imprensa de apresentação do programa deste ano. O orçamento da Festa da Flor deste ano é o mais alto de sempre, com uma verba de 940 mil euros. O certame decorre entre 27 de abril e 21 de maio.
Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em março de 2023, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 2,935%, registando um acréscimo de 0,310 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, crescendo pelo 12.º mês consecutivo e atingindo o valor mais alto desde julho de 2009. Note-se que em março de 2022, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de 0,749%.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, que se encontra na Venezuela, disse na terça-feira que Moscovo vai ajudar a economia do país sul-americano a depender menos dos Estados Unidos e do Ocidente.
O IVA zero já entrou em vigor mas os consumidores temem que a medida não tenha grande impacto no valor final.
Desde 13 de março que a Madeira está a receber projetos de gaming, indústrias criativas e gamificação. Em causa, o Gaming Startup Retreat conta com 22 empreendedores de 11 nacionalidades e que é desenvolvido pela Startup Madeira. Uma iniciativa abrangida pelo Plano de Recuperação e Resiliência que alocou 100 mil euros ao projeto.
Esta tarde, o vento está a causar perturbações nas chegadas ao Aeroporto da Madeira. Neste momento há a registar dois voos divergidos e dois cancelados.
O presidente do Governo Regional diz que é preciso esperar para perceber se essa diferença não será absorvida pelas cadeias de distribuição. Miguel Albuquerque esteve esta manhã na Santa Casa da Misericórdia do Funchal, onde foi apresentado o projeto do complexo social da instituição a construir na zona de Santa Clara.
A Autoridade Regional das Atividades Económicas está no terreno desde esta manhã para verificar a efetivação da medida do IVA zero. Luís Miguel Rosa refere que está a ser verificada a correta afixação das informações no preço dos produtos, para além de outro tipo de fiscalizações, normalmente efetuadas pela autoridade.
O primeiro dia do IVA zero está a gerar alguma confusão, sobretudo entre os pequenos comerciantes, que têm dúvidas sobre a aplicação da medida e sobre como adaptar os sistemas de faturação. Esta manhã, os consumidores já sentiam a redução dos preços em vários dos produtos essenciais nas grandes superfícies na Região, no entanto, dizem que a redução é pouco significativa em relação à subida dos preços registada ao longo do último ano. Para tornar a isenção de IVA legal, do ponto de vista contabilístico, os comerciantes devem inserir no sistema o código de isenção M26, criado pelo governo para esta lei em concreto.
No Porto do Funchal estão hoje os navios «World Voyager» que chegou esta manhã, cedo, o «AIDAperla» que veio na tarde ontem e o veleiro «Santa Maria Manuela» que, no total, estão a movimentar 4 516 pessoas, sendo 3 361 passageiros.
Segundo os dados apurados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), no 1.º trimestre de 2023, as vendas de cimento na Região Autónoma da Madeira (RAM) ascenderam às 42,1 mil toneladas, refletindo um aumento de 34,6% face ao trimestre anterior (31,3 mil toneladas). Comparativamente ao mesmo trimestre do ano precedente (41,5 mil toneladas), observou-se igualmente um crescimento, de 1,3%. De referir que aquele quantitativo é o mais elevado para os primeiros 3 meses do ano, desde 2013.
Hoje entra em vigor o diploma que prevê o IVA zero num cabaz de 46 produtos escolhidos pelo Governo. As empresas têm agora 15 dias para adaptar a medida que vai depois vigorar até outubro.
Um em cada 10 portugueses não comprou no ano passado alguns dos medicamentos prescritos pelo médico por causa do custo, um valor que aumentou face ao ano anterior, segundo um estudo hoje divulgado.
A Fábrica do Ribeiro Seco estima produzir 1.300 toneladas de cana-de-açúcar. A laboração decorre até maio e deve resultar em cem mil litros de mel de cana.
Esta tarde, o encontro de dois dos maiores navios da AIDA Cruises, na baía do Funchal, com os habituais apitos de saudação.
A ACIF conta que neste segundo semestre deste ano haja uma redução no preço dos automóveis usados. Hoje foi apresentada mais uma edição do Mercado de Usados que irá ter lugar no Madeira Tecnopolo entre 19 a 23 de Abril.
O Governo da República decidiu aumentar as pensões. Um aumento intercalar válido a partir de julho, para fazer face ao aumento do custo de vida. Mais uma medida que vem juntar-se a outras de apoio às famílias. Uma delas, o IVA zero, entra em vigor amanhã.
As agências de viagens portuguesas atingiram, em março, um novo máximo absoluto de vendas de voos num mês, com o montante de 98,9 milhões de euros, mais 11,9 milhões que em março de 2019, que era o anterior melhor mês de sempre.