Notícias

Reforçada isenção fiscal do IRS jovem e alargados limites de rendimento
A proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) que o Governo entregou hoje no parlamento vai reforçar a isenção fiscal em sede de IRS dos jovens trabalhadores e aumenta os limites isentos de imposto.

Estado gastou 18,2 milhões de euros com a Jornada Mundial da Juventude
O Estado gastou 18,2 dos 20 milhões de euros previstos para a organização da Jornada Mundial da Juventude, revelou hoje a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, ressalvando que não estão incluídas as despesas indiretas dos ministérios.

Madeira recebe 304,9 milhões de euros, mais 74 milhões do que em 2023
A Madeira vai receber 304,9 milhões de euros em 2024 ao abrigo da Lei das Finanças Regionais, mais cerca de 74 milhões do que em 2023, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE) hoje entregue no parlamento.

Medina salienta «importante» redução do IRS e aumento do investimento público
O ministro das Finanças afirmou hoje que a proposta de Orçamento para 2024 apresenta um aumento dos rendimentos, com uma «importante» redução do IRS, um reforço do investimento público e das respostas para cidadãos com maiores dificuldades.

Madruga da Costa diz que orçamento do Estado tem poucas respostas para classe média (áudio)
Sara Madruga da Costa, deputada do PSD Madeira na Assembleia da República afirma que há poucas respostas para a classe média e uma carga fiscal elevada. Por parte do PS, o deputado Carlos Pereira entende que foram consagradas medidas que vão beneficiar os madeirenses.

Governo entregou proposta no parlamento, a terceira com o PS em maioria absoluta
O Governo entregou hoje, às 13h08, no parlamento, a proposta de Orçamento do Estado para 2024, a terceira da presente legislatura em que o PS tem maioria absoluta e em que a conjuntura económico-financeira é marcada pela inflação.

OE2024: Proposta prevê verbas para apoiar professores deslocados
A proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) prevê verbas para apoiar os professores deslocados, mas ignora as reivindicações dos docentes de contabilizar o tempo de serviço congelado, revelou hoje a Federação Nacional de Educação (FNE).

Governo entrega hoje proposta orçamental para o próximo ano
O Governo entrega hoje na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), que deverá prever para este ano um crescimento superior a 2% e um excedente orçamental.

OPEP prevê aumento contínuo da procura de petróleo até 2045
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) espera um aumento contínuo na procura mundial de petróleo até 2045, segundo novas projeções, publicadas hoje, que contrariam os esforços para limitar o aquecimento global.

Começaram as obras do novo hotel Pestana Dunas no Porto Santo (áudio)
É um reforço da capacidade hoteleira da ilha, que a partir de 2025 já deverá receber clientes. Nuno Batista, presidente das Câmara do Porto Santo destaca a importância do projeto. O Grupo Pestana constrói um novo hotel, mas deixa de explorar o Colombo's Resort a partir do fim deste mês.

SINAPE considera que objetivos da greve foram cumpridos na Madeira (áudio)
O Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação considera que os objetivos da greve de hoje, do pessoal não docente, foram cumpridos na Madeira. Não houve escolas a fechar por falta de pessoal, mas Francisco Pinto, dirigente nacional do SINAPE, diz que a adesão na Região, ronda os 30 por cento. A greve foi convocada para pedir melhores salários e progressão nas carreiras, nalguns casos congeladas há mais de uma década.

Frente Comum marca greve nacional da função pública para 27 de outubro
A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública anunciou hoje uma greve nacional de trabalhadores no dia 27 de outubro, reiterando que a proposta do Governo de aumentos de 52 euros é «miserabilista».

Madeira passou a integrar rede europeia de cidades e regiões de sidra (áudio)
A formalização decorreu em Espanha, nas Astúrias, onde funciona a sede da organização. A Madeira conseguiu também 8 medalhas no concurso internacional de sidras: 5 de prata e 3 de bronze. A bebida regional tem sido sucessivamente distinguida.

Claudia Goldin é a 3.ª mulher a vencer o prémio Nobel da Economia
O Prémio Nobel da Economia foi atribuído hoje à norte-americana Claudia Goldin da Harvard University «por ter contribuído para a compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho», foi hoje anunciado.

Presidente da República promulga apoios aos créditos à habitação
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo que estabelece uma fixação temporária das prestações de créditos à habitação pelo prazo de dois anos, medida que já tinha considerado positiva.

Nuno Batista acusa Governo da República de ver a mobilidade como um custo (áudio)
O governo da República vê a mobilidade para as ilhas como um custo e não como um investimento. A acusação é do presidente da Câmara do Porto Santo. Numa intervenção em São Jorge, nos Açores, o presidente da Câmara do Porto Santo critica a TAP por não ajudar a resolver o problema da mobilidade e diz que aposta não é ter mais turistas no verão, mas sim reduzir a sazonalidade.

Nuno Batista defende que Porto Santo tem de ser tratado com carinho (áudio)
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo defende que o futuro do turismo na ilha terá de ser baseado na sustentabilidade. Nuno Batista considera que a «ilha dourada» tem de saber mostrar as suas diferenças em relação a outros territórios. O autarca esteve nas Velas, nos Açores, nas Jornadas Atlânticas de Turismo. Em 2024, as jornadas decorrem na ilha do Sal e em 2025 na ilha do Porto Santo.

Madeira está a bater recordes no turismo este ano (áudio)
Apesar do setor atravessar um bom momento, há hoteleiros que olham para o inverno com um otimismo moderado. Acreditam que os números deste ano podem continuar, mas há mercados que podem vir a ser afetados pela crise.

Indústria automóvel quer plano de abate e redução de taxas
A ACAP – Associação Automóvel de Portugal quer ver contemplado no Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024) um plano de abate para veículos em fim de vida e a redução das taxas de tributação autónoma em 10%.

Hotelaria quer apoio à habitação e alívio de impostos para trabalho suplementar
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) propõe que o Orçamento do Estado para 2024 contemple um alívio da carga fiscal para o trabalho suplementar, a isenção da tributação das gorjetas e um incentivo extraordinário à habitação.