A carga fiscal aumentou 14,9% em termos nominais em 2022, atingindo 87,1 mil milhões de euros, o que correspondeu a 36,4% do PIB, acima dos 35,3% no ano anterior, divulgou hoje Instituto Nacional de Estatística (INE).
A missão europeia que vai colocar um satélite na órbita de Júpiter rendeu às empresas portuguesas envolvidas 5,4 milhões de euros em contratos, disse hoje à Lusa o presidente da agência espacial portuguesa Portugal Space, Ricardo Conde.
A DECO comparou preços e concluiu também que a marca própria disparou mais do que a marca original em vários produtos.
O número de famílias que em 2021 declararam rendimentos acima dos 100 mil euros anuais totalizou 59.470 aumentando 14% face a 2020, enquanto as que ganham menos de 10 mil recuou 10,7%, segundo dados estatísticos do IRS agora divulgados.
A TAP foi a transportadora de 31,4% dos passageiros que voaram de/para Portugal nos primeiros dois meses deste ano, mas baixou 2,5 pontos em relação ao período homólogo de 2019, pré-pandemia, enquanto a Ryanair subiu 0,4 pontos, para 21,1%.
A Câmara do Funchal vai abdicar da receita do IRS, devolvendo à população já este ano, 3% deste imposto e 4% em 2024. Cristina Pedra, vice-presidente da autarquia, destaca o compromisso da câmara no apoio às famílias.
O futebolista internacional francês Wissam Ben Yedder, avançado do Mónaco, foi condenado a seis meses e um dia de prisão por um tribunal de Sevilha, com pena suspensa, por um delito fiscal, revelaram hoje fontes judiciais.
O presidente do Governo Regional culpa o Governo da República pelo atraso na execução das verbas do Plano de Recuperação e Resiliência na Madeira, mas garante que todos os fundos comunitários são para executar e aproveitar na totalidade. A taxa de execução do PRR é atualmente de 36%.
Paula Jardim, presidente do conselho diretivo do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato apresenta os dados da comercialização.
No Porto do Funchal estão hoje, um navio de expedição, o «National Geographic Explorer» e um mega-iate, o «Helios», em viagem de reposicionamento para o Mediterrâneo.
O teleférico das Achadas da Cruz, no Porto Moniz regista uma procura cada vez maior. Há também quem queira investir em negócios na zona do calhau, mas não é permitido, por ser área protegida.
Estão a surgir nos jornais anúncios para a contratação de mão de obra no estrangeiro, nomeadamente para Londres, na área da construção civil. Mas Diamantino Alturas alerta para os perigos inerentes a estas contratações para o estrangeiro. Por isso, o coordenador do Sindicato, pede aos trabalhadores que, antes de embarcarem, se informem nos consulados e também no Sindicato.
A Associação Comercial e Industrial do Funchal alerta para a necessidade de serem aprovadas as novas regras para a Zona Franca da Madeira, uma vez que o atual regime termina no final do ano. A maior associação empresarial da região fechou o ano de 2022 com um saldo positivo de 260 mil euros.
Dois navios de cruzeiro trouxeram hoje à Região cerca de 11 mil turistas. Um movimento que satisfaz, nomeadamente os taxistas. Mas estes profissionais lamentam que este turismo pouco gasta na cidade.
A Associação Comercial e Industrial do Funchal defende que sejam encontradas soluções claras, relativamente ao Regime Fiscal da Zona Franca da Madeira. Jorge Veiga França, Presidente da ACIF, quer que até ao final do ano sejam tomadas decisões que ofereçam mais condições e clareza para o investimento estrangeiro. A ACIF fechou o ano passado com um saldo positivo de 260 mil euros, mais 255 mil do que no ano anterior.
Na Madeira, os investimentos em curso, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência estão próximos dos 40 por cento, um valor superior à média nacional. Cerca de 560 milhões de euros já estão contratualizados. Os objetivos definidos pela Comissão Europeia para os próximos 3 anos são exigentes.
Os dois navios que hoje estão no Porto do Funchal, “AIDAnova” que chegou esta manhã, e o “Mein Schiff 4” que veio ontem, estão a movimentar 11 218 pessoas, sendo que 8 932 são passageiros.
O défice da balança comercial nacional face à Coreia do Sul tem vindo a agravar-se nos últimos anos, apesar de um crescimento das exportações nacionais, que é superado em valor pelas importações, designadamente de automóveis e 'smartphones'.
Nos primeiros três meses, o porto cresceu 139 por cento face ao mesmo período de 2022 foram 228 mil passageiros e 85 mil tripulantes e as expectativas para o resto do ano são boas. Mas Paula Cabaço, presidente da Administração dos Portos da Madeira, diz que é cedo para tirar conclusões porque as companhias estão a tomar decisões mais em cima da hora.
Aguardente de banana, produzida na Madeira, obteve medalha de ouro no prestigiado concurso internacional Wines and Spirits Competition. Uma aguardente que é produzida pela destilaria Vinha Alta, na Ponta do Sol, usando banana sem condições de comercialização.