Mais de 14 mil passageiros circularam durante o dia de hoje no Aeroporto da Madeira. Realizaram-se mais de 100 aterragens e descolagens. A bordo muitos turistas de última hora para a Festa da Flor.
Uma sidra envelhecida espumante produzida na Quinta da Moscadinha na Camacha venceu a medalha de ouro no concurso mundial de sidras, que decorreu na Alemanha, na cidade de Frankfurt. Márcio Nóbrega, proprietário da Quinta da Moscadinha, enaltece a importância do prémio.
O chefe de cozinha, Júlio Pereira, comprou a fábrica Chábom para investir em um projeto de modernização e exportação. A fábrica, com 40 anos de existência, é conhecida pelos produtos regionais, como broas e bolo de mel.
A fábrica de bordados Bordal, no Funchal, está aberta ao público com uma exposição de mesas floridas até o dia 19 de maio. O objetivo é associar as festividades da Festa da Flor ao Bordado Madeira
O mês de maio chega com nova redução no preço dos combustíveis, com a gasolina IO95 a baixar quatro cêntimos e com o gasóleo a manter o preço atual.
O valor agregado dos levantamentos e das compras através de terminais de pagamento automático da rede SIBS cresceu 22,0% em termos homólogos.
O «MSC Precioza» regressou esta manhã, ao Porto do Funchal, para uma escala de 9 horas, com 3042 passageiros e 1277 tripulantes, a bordo.
O diretor de operações do grupo «The Views» aponta falhas à formação na Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira. Sérgio Costa considera que está desadequada da realidade. A falta de mão-de-obra é outra preocupação do hoteleiro, que considera que, à semelhança do grupo «The Views» , que disponibiliza um ginásio para os funcionários, deviam ser criados incentivos para cativar os trabalhadores mais novos para o setor do turismo.
De acordo com os primeiros dados para o sector de alojamento turístico da Região, referentes ao mês de março de 2023, estima-se a entrada de 172,5 mil hóspedes que geraram 855,8 mil dormidas, traduzindo variações homólogas de +43,4% e de +32,7%, respetivamente. Comparativamente a março de 2019, registaram-se, pela mesma ordem, aumentos de 49,3% e 30,9%.
Uma imagem das típicas casas de Santana vai aparecer nas embalagens da conhecida marca Nutella. Trata-se de uma edição limitada, para a qual foram escolhidos 15 locais do país, explica Franco Martino, diretor de comunicação corporativa do grupo Ferrero. Outras imagens da Madeira poderão aparecer futuramente noutras campanhas da marca.
Os preços das casas em Portugal duplicaram desde 2015, alerta o FMI, que assinala que a diferença entre estes e as rendas acentuou-se desde a pandemia, segundo um relatório divulgado hoje.
A taxa de ocupação de hoteleira para a Festa da Flor Ronda os 94 por cento. Eduardo Jesus, secretário do Turismo, diz que está tudo a postos para a apresentação do evento que acontece esta tarde, pelas sete horas, na Praça do Povo.
O Benfica comunicou hoje o lançamento de um novo empréstimo obrigacionista no valor de 40 milhões de euros e com a duração de três anos, pagando uma taxa de juro anual de 5,75%.
No cais sul do Porto do Funchal estão os navios de cruzeiro «Celebrity Constellation» e «Marella Explorer», além do mega-iate «Vida».
Segundo os dados fornecidos pela Direção Geral da Política de Justiça ao Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre de 2023, o número de constituições de sociedades (418) com sede na Região Autónoma da Madeira foi superior ao número de dissoluções (188), resultando num saldo positivo de 230 sociedades. Comparativamente ao período homólogo, observaram-se mais 4 constituições e menos 103 dissoluções.
A dívida da Madeira é neste momento de 5,6 mil milhões de euros, o que representa quase 89 por cento do produto interno bruto, um valor abaixo da média do país, que ronda os 113 por cento. Informação avançada pelo presidente do Governo Regional, à margem de uma visita a uma empresa dedicada às tecnologias.
O ministro das Finanças afirmou hoje que o Governo irá baixar impostos quando tiver segurança para o fazer e que os pensionistas terão ganhos efetivos, considerando ser necessário ser prudente para evitar cenários como os da última crise.
A faturação das empresas tecnológicas da Região deve ultrapassar os 520 milhões de euros, nas contas de 2021. A estimativa é do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque. Na Região estão sediadas 419 empresas tecnológicas, com quase 2000 profissionais.