Notícias

Easyjet reclama liderança nas operações no Aeroporto da Madeira
A referência consta dos elementos divulgados esta manhã na apresentação de resultados de 2023 e perspetivas para 2024.

Tarifas de táxi aumentam 4,6% a partir de janeiro
As tarifas dos táxis vão sofrer, a partir de janeiro, um aumento superior a 4%, na sequência da convenção de preços assinada hoje pelo Governo e pelas principais associações representativas do setor do táxi.

Valor do Bordado Madeira cresceu 3,5% no último ano (áudio)
O valor foi revelado esta tarde por Miguel Albuquerque, na entrega dos prémios de qualidade às bordadeiras de Casa da Madeira e também aos artesãos. Albuquerque fez notar que hoje em dia os produtos têm de ser diferentes para terem saída.

Madeira tem novo um posto de carregamento ultra rápido de viaturas elétricas (áudio)
Fica situado junto à sede da Empresa de Eletricidade da Madeira e em 8 minutos permite dar uma autonomia de condução de 100 quilómetros, adianta o secretário dos Equipamentos e Infraestruturas.

Hotelaria madeirense deverá ter uma ocupação de 70 por cento no natal (áudio)
O número foi avançado pelo Secretário Regional do Turismo e Cultura, numa conferência de imprensa sobre as festas de Natal e fim de ano. Para o fim de ano ainda não há dados de ocupação disponíveis, certo é que há procura também por parte do mercado continental, não só para a Madeira como para o Porto Santo, que deverá receber um voo charter com turistas do continente português para o fim de ano. Entre as novidades deste ano contam-se a leitura de contos de natal, a dinamização de jogos tradicionais e a possibilidade de o público interagir com as luzes de natal através da utilização de um QR Code.

Aprovado aumento para 5 mil euros do limite para não declarar doações entre pais e filhos
A medida que aumenta para 5.000 euros o limite até ao qual doações entre pais e filhos ou casais não tem de ser declarada para Imposto do Selo foi hoje aprovada durante as votações na especialidade do OE2024.

OE2024: Dedução com renda da casa aumenta para 600 euros
Os deputados aprovaram hoje as propostas do PS e do PAN de alteração ao OE2024 que aumentam para 600 euros a dedução ao IRS com a renda da casa.

Um quarto dos madeirenses vive com menos de 590 euros por mês
São 24,8%. Um número que até registou uma redução em comparação ao ano anterior, mas contínua superior à percentagem nacional, que corresponde a 17%.

Indicadores de desigualdade com crescimento de 0,3 p.p na Madeira e 3,5 p.p. em Lisboa
No que respeita à RAM, em 2022, este indicador assumiu o valor de 32,7%.

Porto Santo com bastante procura para a passagem de ano (áudio)
Os responsáveis pelas unidades hoteleiras estão satisfeitos com a procura.

Taxa de risco de pobreza na Região baixou o ano passado (áudio)
São dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, divulgados pela Direção Regional de Estatística. Nos indicadores que medem a pobreza há uma descida entre 1 e 2 por cento.

«Casa cheia» no Porto do Funchal, com três navios e quase 9 700 pessoas
O Porto do Funchal recebe hoje três navios, «Ventura» e «Azura», dois navios da rota da CAI, Cruises in the Atlantic Islands, e o «Artania» que está quase a acabar uma viagem transatlântica.

Movimento de passageiros nos aeroportos da Região cresceu 10,6%
Segundo os dados fornecidos pela ANA - Aeroportos de Portugal à Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), no mês de outubro de 2023, registou-se, nos aeroportos da Região, um movimento de 432,9 mil passageiros, transportados em 2 968 aeronaves (voos comerciais), traduzindo variações homólogas de +10,6% e +5,2%, respetivamente.

Número de pessoas em risco de pobreza aumenta para 17% em 2022
O número de pessoas em risco de pobreza aumentou para 17% em 2022, divulga hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo o qual a pobreza aumentou em todos os grupos etários e afetou «mais significativamente» as mulheres.

Investimentos de 3,1 mil milhões de euros na transição energética e climática
Portugal vai investir mais de 3,1 mil milhões de euros, de financiamento europeu, na transição energética e climática, de acordo com o programa «Sustentável 2030», hoje apresentado.

IVA zero em alguns bens alimentares até janeiro
O IVA zero em alguns bens alimentares deverá prolongar-se por mais nove dias. A Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição pediu ao governo mais tempo para poderem atualizar a marcação de preços, impossível de fazer durante a passagem do ano. Segundo o Dinheiro Vivo, o governo foi sensível a este argumento, estando por esclarecer de que forma será feito este prolongamento. O IVA Zero começou a 18 de abril e devia terminar a 31 de dezembro de 2023. Os novos preços deverão avançar assim a 10 de janeiro.

Dois navios na Pontinha com perto de 10 mil pessoas
Os dois navios que hoje estão no Porto do Funchal, o estreante 'AIDAcosma' e o transatlântico 'Norwegian Star' trazem à Madeira quase 10 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Madeirenses começam a valorizar o Vinho Madeira (vídeo)
O Vinho Madeira começa a ganhar mais popularidade entre os madeirenses. Mesmo assim, os produtores admitem que é um mercado que ainda está em expansão. Chega hoje ao fim mais uma edição da Essência do Vinho.
