O Teatro Baltazar Dias foi o palco escolhido para a oficina "Traditio". Um projeto de pesquisa e debate sobre histórias e tradições.
Zacarias Gomes criou o projeto La Aura. Trata-se de uma autobiografia que aborda a viagem do ator no transformismo e na comunidade Queer. O projeto estreia no Balcão Cristal a 10 de fevereiro
Lara Nunes foi a vencedora do prémio jovem revelação do Acorde. Esta é a quinta edição do evento destinado à divulgação dos cordofones madeirenses.
É um livro sobre a arquitetura de um dos edifícios mais emblemáticos do Funchal do século XIX: o Hospício Princesa Dona Amélia. Uma obra do arquiteto Rui Campos Matos apresentada, no Centro de Estudos de História do Atlântico.
Esta noite, às 21 horas, realiza-se o primeiro de dois concertos inéditos na Assembleia Legislativa da Madeira.
No dia 9 de fevereiro, no âmbito da apresentação do espetáculo «Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa», Sara Barros Leitão, Maria Ganança e Conceição Ramos estarão presentes numa conversa pública, intitulada «Lutas Sindicais Femininas», pelas 18 horas, na Praça Colombo, em frente ao Museu A Cidade do Açúcar.
O certame visa promover e preservar os cordofones madeirenses. São 43 escolas que integram o projeto.
A Fundação Cecília Zino assinou um protocolo com a Casa da Cultura de Santa Cruz. A parceria visa incentivar hábitos culturais nos mais jovens com a criação de um passaporte.
As novas regras no acesso a espetáculos e espaços culturais continuam a dificultar o regresso do público à cultura. Esta é a opinião de alguns agentes culturais ligados ao teatro. A partir desta terça-feira para entrar em espaços culturais é obrigatório apresentar certificado de vacinação com a dose de reforço, o certificado de recuperação ou o teste antigénio covid pago pelo cidadão.
O Museu Etnográfico da Madeira tem uma exposição sobre «Fogões de Farelo». Esta técnica de cozinhar os alimentos é do início do século XX e era utilizada em vários locais da ilha. Hoje, os fogões de farelo, ainda são usados em algumas festas.
Santana está a aguardar a decisão da Unesco de renovar o galardão da biosfera por mais 10 anos. As reservas mundiais da biosfera poderão candidatar-se a um fundo de dois milhões de euros. O presidente da Câmara Municipal de Santana admite que é preciso divulgar mais ao turismo a reserva da biosfera de Santana.
A Orquestra Clássica da Madeira quer passar para orquestra sinfónica. Um desejo manifestado hoje na comemoração dos 58 anos. A última temporada fica marcada pela elaboração de contratos de trabalho com os músicos, mas a orquestra continua à espera de uma sede.
Até 4 de fevereiro a Birra Produções traz à Madeira cinco espetáculos destinados ao público estudantil. Desta vez o grupo apresenta a estreia nacional na Madeira da peça O outro sermão, inspirado no sermão de Santo António aos peixes do padre António Vieira
Foi ontem apresentada a reedição de "Almas e terras por onde eu passei" da autoria de Luzia, o pseudónimo de Luísa Susana Lomelino Grande. A escritora nasceu em Portalegre, em 1875, mas viveu grande parte da sua vida na Madeira, onde faleceu. Considerada pelo espírito observador e mordaz, deixou diversas obras críticas da sociedade, tendo, no seu tempo, recebido o aplauso da crítica e dos seus pares.
É um novo projeto que pretende cativar crianças e jovens para a Cultura. Fundação Cecília Zino e Direção Regional da Juventude criaram um passaporte com o nome da instituição. Nas visitas aos espaços de cultura um carimbo pode dar origem a prémios.
O Si Que Brade, do Conservatório, sob a direção artística do professor Roberto Moritz, atua às 19 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco.
«Um Livro de Pedra» é como se chama a mais recente obra do arquiteto e investigador Rui Campos Matos. A obra é dedicada ao hospício da Princesa Dona Maria Amélia.
O salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira foi palco da primeira edição do DançArte. Uma competição regional de dança que contou com mais de 20 participantes.