O diretor comercial da Ryanair garante que, em conjunto com o Governo Regional, vai fazer esforços no sentido de pressionar a ANA - Aeroportos de Portugal, para baixar as atuais taxas aeroportuárias. A partir de janeiro, a Madeira vai perder três ligações aéreas com Marselha, Nuremberga e Bérgamo, que até então eram operadas pela Ryanair.
Dois terços (66%) dos portugueses poupam menos de 10% do seu salário líquido, sendo que quatro em dez inquiridos não conseguem reservar nem 5% do seu rendimento após dedução de impostos, concluiu um estudo da BCG, hoje divulgado.
A ANA Aeroportos lembra que no caso do Aeroporto da Madeira, a atualização das taxas aeroportuárias corresponde a aumento de aproximadamente 1 euro, num momento em que os bilhetes desta companhia aérea aumentaram quase 16 euros, ou seja, um aumento de 21 por cento comparando com o período homólogo do ano anterior.
O presidente do Governo Regional já reuniu com a Ryanair. À saída do encontro, o diretor comercial da companhia, Jason McGuiness, anunciou que a retirada de um avião da base da Madeira fará com que a partir de janeiro sejam canceladas as ligações a Marselha, Nuremberga, Bérgamo. A empresa reduz de 10 para 7, as rotas a partir da Madeira. A companhia transportou 700.000 passageiros nas rotas da Madeira, número que deverá reduzir para 400 mil no próximo ano.
Devido à greve dos pilotos de barra e Portos, a Madeira já perdeu 14 mil passageiros de cruzeiro neste mês de novembro. Dados revelados à Antena 1 pela Presidente da Administração dos Portos da Madeira. Paula Cabaço admite que o impacto tem sido grande, mas a situação podia ser pior. Os Pilotos de Barra e Portos começaram hoje um terceiro período de três dias de paralisação. É convocada pelo Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante e pelo Sindicato de Capitães e Oficiais da Marinha Mercante. A paralisação começou às 7 horas e termina depois de amanhã às 7 da manhã. O objetivo é a implementação do direito dos Pilotos de Barra e Portos em antecipar, sem penalização, a idade de reforma para os 60 anos.
A Resposta da Ryanair ao aumento de taxas aeroportuárias é a retirada de aviões para Portugal, incluindo a Madeira e os Açores. A medida fez soar os alertas e Miguel Albuquerque reúne amanhã com representantes da companhia aérea. O secretário do Turismo vai avisando que é preciso encontrar novas parcerias.
O presidente da Associação de Hotelaria de Portugal entende que o anúncio da retirada de um avião da base do Funchal por parte da Ryanair é uma forma de pressionar o Governo Regional a negociar com a ANA Aeroportos sobre as taxas aeroportuárias. A companhia de baixo custo anunciou a retirada de um dos dois aviões da base do Funchal, em 2024.
Os resultados do Inquérito à Utilização de Tecnologias de Informação e da Comunicação pelas Famílias realizado entre maio e julho de 2023 indicam que 91,5% dos agregados familiares da Região Autónoma da Madeira (RAM) tinham acesso à internet, representando um aumento de 0,7 pontos percentuais (p.p.) em comparação a 2022. A utilização de banda larga atingiu 88,9%, sendo o aumento de 1,7 p.p. face ao ano anterior.
O secretário do Turismo desvaloriza mas admite que vai ter impacto para o turismo da Madeira a redução de um avião para a Região, da parte da Ryanair, devido ao aumento das taxas aeroportuárias. Uma medida que entra em vigor a partir de janeiro do próximo ano. Eduardo Jesus diz que o mais importante agora é mesmo arranjar uma solução.
O transatlântico «Seabourn Ovation» e o «AIDAstella» atracaram esta manhã, bem cedo, no Porto do Funchal, aguardando-se para daqui a uma hora a chegada do «Marella Explorer», um navio que marca presença quinzenalmente, neste porto.
A TAXISRAM denúncia a alegada existência de empresas que exercem atividades de transporte sem estarem licenciadas para o efeito. O presidente desta associação, Paulo Pereira, garante que os profissionais de táxi estão habilitados para tal e lamenta as recentes ações de inspeção.
Os portugueses revelam resistência, em relação às taxas de juro fixa, quando compram casa ou renegoceiam o crédito, com o banco. O preço das casas está a empurrar para fora do Funchal as novas famílias.
O mercado imobiliário de luxo está em alta na Região e isso tem agravado os valores que são praticados na maioria dos imóveis à venda na Madeira. Há stock, mas não o suficiente para as necessidades dos locais, diz Vera Barreto, diretora da REMAX-Eco. A procura por uma habitação é elevada em locais como o Funchal, Ponta do Sol, Santa Cruz e até Machico.
Segundo os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) à Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), no 3.º trimestre de 2023, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho) aumentou 5,7% em comparação com o mesmo período de 2022, situando-se nos 1 349 Euros. Tanto a remuneração regular como a remuneração base registaram também subidas, de 5,7% e 6,1%, atingindo valores de 1 183 e 1 137 euros, respetivamente.
De acordo com os dados provisórios disponibilizados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), entre janeiro e setembro de 2023, contabilizaram-se 10 801 sessões de cinema na Região Autónoma da Madeira (RAM), traduzindo um acréscimo de 9,0% face a igual período de 2022.
O Porto do Funchal recebe hoje os transatlânticos «Vicking Sky» que acabou de acostar no cais norte, o «MSC Música» que veio ainda de madrugada e o «AIDAmar», o habitual navio das segundas-feiras, «Azura», que está posicionado na rota da Cruise in the Atlantic Islands.
O Porto do Funchal recebe hoje os navios de cruzeiro 'Iona', 'Borealis' e 'AIDAmar' que estão a movimentar 11 213 pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Uma garrafa de whisky The Macallan 1926 foi vendida pela leiloeira Sotheby´s por quase 2,2 milhões de libras (2,5 milhões de euros), uma licitação recorde para bebidas espirituosas.