A Associação Comercial e Industrial do Funchal lamenta que a Região não vá mais longe, neste programa de governo, em termos de políticas fiscais. O presidente da ACIF aplaude a implementação de uma taxa turística regional.
É uma das iniciativas que a incubadora regional tem planeadas para o primeiro semestre do próximo ano. A Start Up Madeira esteve na Web Summit, em Lisboa, nos últimos três dias. Uma oportunidade para partilhar empresas, rever parceiros e perceber quais são as grande tendências como a inteligência artificial, a sustentabilidade e a economia circular. A incubadora da Start Up Madeira tem atualmente cerca de 70 empresas.
Segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em outubro de 2023, a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 4,555%, registando um acréscimo de 0,168 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior. Note-se que, em outubro de 2022, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era de apenas 1,295%.
Os três navios que hoje estão no Porto do Funchal, «Mein Schiff 1» que chegou na noite de quarta-feira, «Costa Firenze» que veio esta manhã e o «Spirit of Adventure» que acostou há pouco, estão a movimentar um total de 10 116 pessoas, sendo 7355 delas passageiros e os restantes tripulantes.
São dados da conta satélite do Mar. Três quartos deste valor correspondem a atividades na área do turismo, da cultura, e do desporto e há potencial para o crescimento destes valores. A ampliação da reserva Natural das Ilhas Selvagens e o fornecimento de mais equipamento à Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, a ARDITI, são possíveis caminho para esse crescimento.
O «Mein Schiff 1» chegou ontem ao Porto do Funchal para uma escala de 44 horas, no âmbito do cruzeiro de 14 noites pelas ilhas Canárias, Madeira e Marrocos.
O regulador teme que os consumidores vejam os preços subir 4,6% no próximo ano.
Segundo os dados apurados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM) junto das empresas da Região que desenvolvem a atividade da avicultura industrial, entre janeiro e setembro de 2023, a produção de ovos rondou os 24,0 milhões de unidades, aumentando 4,7% em termos homólogos, enquanto o abate de frango cresceu 8,9% face aos primeiros nove meses do ano anterior, totalizando 2 649,3 toneladas.
De acordo com a informação recolhida pela DREM junto das empresas de produção de aquicultura na Região, entre janeiro e setembro de 2023, foram produzidas 1 040,3 toneladas de dourada, -20,2% em termos homólogos. Por sua vez, as vendas somaram 6,0 milhões de euros, decrescendo 11,6%.
O consumo de cimento no mercado português aumentou 1,2% até setembro deste ano, para 2.956 milhares de toneladas, face a idêntico período do ano anterior, revelou hoje a associação do setor da construção.
Os Açores registaram mais de 3 milhões de dormidas em alojamentos turísticos, entre janeiro e setembro, um aumento de 16,3% face ao período homólogo, segundo dados revelados hoje pelo Serviço Regional de Estatística (SREA).
O grupo Sousa prepara-se para construir um novo centro logístico. Desta vez será na ilha Terceira nos Açores. Uma informação avançada à Antena 1 pelo presidente do grupo Sousa. Luís Miguel Sousa espera que as obras possam começar em abril de 2024 e vão durar um ano. Este novo centro logístico vai permitir recrutar mais 25 trabalhadores na ilha Terceira, passando para 45 o número de efetivos do grupo. Este investimento vem juntar-se aos 120 mil metros quadrados de área coberta ao serviço da logística do grupo. O empresário Luís Miguel Sousa foi agraciado com a medalha naval «Vasco da Gama», atribuída pela Marinha Portuguesa.
O Governo da República vai permitir a inscrição de novas empresas no Centro Internacional de Negócios a partir de 1 de Janeiro de 2024. O assunto vai constar de uma alteração na especialidade no debate do orçamento do Estado. Não haverá interrupção no processo de inscrição de novas empresas no Centro Internacional de Negócios da Madeira. A autorização estará garantida no Orçamento do Estado. Miguel Albuquerque está satisfeito com a notícia.
No 3.º trimestre de 2023, o ICT (ajustado de dias úteis), na Região Autónoma da Madeira (RAM), registou um acréscimo de 4,2% em relação ao 3.º trimestre de 2022. Esta variação resultou do efeito conjugado das variações ocorridas nas suas duas principais componentes.
De acordo com os dados fornecidos pela Administração dos Portos da RAM, de janeiro a setembro deste ano, foram contabilizados 366 456 passageiros em trânsito nos 168 navios de cruzeiro que atracaram nos portos da RAM, ou seja, +92,6% que no período homólogo e +5,2% que no mesmo período de 2019.
O Inquérito aos Campos de Golfe revela a realização de 50 689 voltas nos três campos de golfe da RAM, nos primeiros nove meses de 2023 (+6,3% que no período homólogo e +9,4% que no mesmo período de 2019), tendo esta atividade gerado cerca de 2,7 milhões de euros de receitas.
As estimativas referentes a setembro de 2023, revelam que 92,2% dos estabelecimentos do alojamento turístico da RAM registaram movimento de hóspedes neste mês. Analisando por segmento, verifica-se que a hotelaria é aquele que apresenta maior percentagem de estabelecimentos com movimento de hóspedes (94,0%), seguida do alojamento local, com 92,1%, e do turismo no espaço rural, com 91,3%.
Na Madeira, não se exporta nem se importa energia pelo que a mobilidade elétrica permite o aproveitamento das energias renováveis que por norma, à noite, não são usadas. Filipe Oliveira, da AREAM (Agência Regional da Energia e Ambiente da Região) revela esta mais valia.