Há um acordo no Chipre que favorece a pesca do atum na Madeira. Na Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico foi decidido reconhecer que as regiões ultraperiféricas têm características próprias.
O PS Madeira diz que o governo regional é incapaz de dar soluções aos madeirenses no que diz respeito à habitação Paulo Cafôfo, líder dos socialistas madeirenses, acusa também o atual executivo de não concretizar aquilo que promete com o dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência.
Oferecer melhor acesso a uma habitação não implica construir mais. Pode, por exemplo, passar pela reconstrução do parque habitacional existente com melhores condições para as habitações. Esta foi uma ideia defendida pela economista e investigadora de economia, turismo e habitação nas jornadas parlamentares organizadas pelo JPP, sobre habitação.
O CHEGA acusa o CDS de ser o partido "guardião do regime" e afirma que este está agarrado ao poder. O partido defende que a urgência da discussão do orçamento regional se deve a interesses políticos.
O Orçamento do Estado começa a ser discutido na especialidade na próxima semana. É o orçamento com mais propostas de alteração. São mais de duas mil ideias para mudar o documento do governo, sobretudo em matéria de impostos, saúde e administração parlamentar.
O preço das consultas vai aumentar de 55 para 60 euros, a partir de 1 de dezembro. Por agora, esse aumento vai ser suportado na íntegra pelo Instituto de Administração da Saúde, através do reembolso.
O presidente do Governo Regional afirma que o secretário-geral do PSD esteve na Madeira para tratar de questões relacionadas com o Orçamento do Estado. Albuquerque negou qualquer influência ou aconselhamento por parte da estrutura nacional e reforçou que as decisões na Região são tomadas pelo partido regional.
O conselho Regional da UGT Madeira apela à responsabilidade dos partidos madeirenses face à moção de censura ao Governo Regional. Leonilde Cassiano, presidente da UGT Madeira, considera que este não era o momento para a apresentação da moção.
Está publicado no Jornal Oficial da Região o concurso para a contratação de 36 Polícias Florestais. Fazem parte de um lote de 40 que vão passar a integrar o serviço. O objetivo, explica à Antena 1, Rafaela Fernandes, secretária regional da Agricultura, Pescas e Ambiente, é compensar saídas para reforma, mas também aumentar o efetivo.
Miguel Albuquerque assume que agora sim há condições para garantir um voto favorável dos deputados do PSD-Madeira, na especialidade, no Orçamento do Estado.
Francisco Gomes acusa o CDS de ser o guardião do regime e estar a contribuir também para a atual crise política da Madeira. O deputado do CHEGA na Assembleia da República fala ainda nas estratégias do PSD para tentar discutir o orçamento regional antes da moção de censura
A politóloga madeirense Teresa Ruel considera que a situação política na Madeira tem vindo a degradar-se desde janeiro entende que o adiamento da votação da moção de censura contra o Governo Regional foi uma "violação grosseira" do regimento.
O Governo da República vai iniciar um diálogo com os governos regionais da Madeira e dos Açores para rever a lei de finanças regionais. Anúncio feito pelo ministro das Finanças numa audição na Assembleia da República, a propósito do Orçamento do Estado.
Paula Cabaço foi eleita a primeira presidente da Associação Internacional dos Portos da Macaronésia. Esta associação pretende criar uma nova marca de cruzeiros que junta os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.
A nova lei das finanças das regiões autónomas deverá ser aprovada na Assembleia da República até ao final do primeiro semestre de 2025. Um compromisso garantido ao presidente do governo dos Açores pelo governo nacional.
O PAN classifica de "vergonhoso" o que aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa com a aprovação do adiamento da moção de censura para depois do orçamento.
O Governo Regional está em fim de linha considera o JPP. Para o deputado Élvio Sousa o que aconteceu ontem no parlamento madeirense foi um golpe de Estado na Região.
Paulo Cafôfo considera que não é responsabilidade do PS aprovar o Orçamento Regional, mas sim dos partidos que apoiaram o governo de Albuquerque. Para o líder regional do PS não debater o orçamento seria uma oportunidade para o PSD voltar a vitimizar-se.