Notícias

Madeira tem ucranianos com familiares a lutar na guerra da Ucrânia (áudio)
É caso do filho mais velho de Igor Danylenko. O resto da família mudou-se para a Madeira há pouco mais de um ano. Estão adaptados e pretendem continuar a viver na ilha e anseiam pelo dia em que a família se reúna toda outra vez.

CEO da Altice alertou que a vida útil dos cabos submarinos termina em 2024 (áudio)
A presidente executiva da Altice Portugal alertou que a vida útil dos cabos submarinos que ligam o Continente à Madeira e aos Açores termina em 2024. No final do mês passado, o presidente da Autoridade Nacional de Comunicações afirmou, no parlamento, que a Altice Portugal estava em condições de manter as operações atuais dos cabos submarinos até final de 2028.

Povo ucraniano junta-se no Funchal para agradecer o apoio dos madeirenses (áudio)
Um ano após o início desta invasão na Ucrânia, a guerra continua. Hoje realiza-se uma manifestação de agradecimento à autarquia do Funchal e ao Povo da Região e um pedido de continuação do apoio, como explica Valentina Chan, da Associação de Ucranianos, na Madeira.

Inflação é o maior impacto da guerra da Ucrânia na economia da Madeira (áudio)
A subida da taxa de inflação é o maior impacto da guerra da Ucrânia na economia da Madeira. Os restantes indicadores, como o comércio e o turismo já tinham valores pouco expressivos, que ainda se tornaram menos importantes.

Sismo de magnitude 3,3 registado ao largo de Faro sem provocar danos
Um sismo de magnitude 3,3 na escala de Richter foi registado às 09h15 de hoje com epicentro no mar a cerca de 45 quilómetros a sul-sudoeste de Faro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Entraram na Comarca da Madeira 14 mil processos (vídeo)
Catorze mil processos entraram na Comarca da Madeira durante o ano passado, um acréscimo de 18% relativamente ao ano anterior. Justiça que está sem capacidade humana para dar resposta célere. Faltam funcionários judiciais e as baixas estão a condicionar a atividade dos magistrados

Associação de Paralisia dá apoio a cerca de 300 pessoas (vídeo)
A Associação de Paralisia Cerebral da Madeira tem uma lista de espera permanente de utentes que aguardam por uma vaga. Atualmente a associação dá apoio a cerca de 300 pessoas. Este ano, o governo regional vai apoiar a instituição com mais 400 mil euros.

Caso dos abusos sexuais não vai afetar a fé dos fiéis (vídeo)
O padre Carlos Macedo está confiante de que esta polémica sobre os casos de abuso sexual em volta da igreja não vai afastar os fiéis. O sacerdote está de visita à Madeira, para uma semana de evangelização.

Brasil agradece apoio de Portugal na aceleração do acordo UE-Mercosul
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira agradeceu hoje o apoio de Portugal na aceleração para a conclusão do acordo comercial da União Europeia (UE) com o Mercosul.

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos recusa queixa de lesado do BES contra Estado português
O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou hoje uma ação indemnizatória contra o Estado português apresentada por um dos lesados do Banco Espírito Santo que se declarou prejudicado com a resolução do BES pelo Banco de Portugal (BdP).

«Smart for Health» tem os dados de dois mil utentes (áudio)
Cerca de 2 mil utentes do serviço de saúde já colocaram os seus dados na plataforma "Smart for Health". O projeto da digitalização dos dados de saúde tem 19 parceiros europeus e é financiado pela União Europeia, em cerca de 23 milhões de euros.

Reinserção social foi tema na Escola Francisco Franco (áudio)
É importante explicar às novas gerações o papel da comunidade no acolhimento dos reclusos no seu regresso a sociedade. A ideia foi tema de uma conferência para os alunos da escola Francisco Franco.

Tolentino Mendonça leva Vaticano à Bienal de Veneza com instalação de Álvaro Siza
O cardeal Tolentino de Mendonça é o comissário do pavilhão do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza, a decorrer de 20 de maio a 26 de novembro, que contará uma instalação do arquiteto Álvaro Siza, anunciou o Vaticano.

Lula da Silva discursa na Assembleia da República nas comemorações do 25 de Abril
O Presidente brasileiro, Lula da Silva, vai discursar na Assembleia da República de Portugal nas comemorações do 25 de Abril, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros português, em Brasília.

Silêncio não pode dominar outra vez na igreja (vídeo)
Católicos, leigos e também consagrados juntaram-se na última noite em várias cidades do país, incluindo o Funchal, numa vigilia para pedir perdão às vitimas dos abusos sexuais na igreja. Dizem que fazem parte da igreja e querem o compromisso de não deixar o silêncio dominar outra vez.

Aprovados quatro novos benefícios fiscais para reabilitação urbana no Funchal (áudio)
Foram aprovados quatro novos projetos de benefícios fiscais para reabilitação urbana na reunião de Câmara do Funchal. A coligação Confiança viu cinco propostas para promoção e proteção dos funchalenses serem chumbadas.

Trabalhadores da Horários do Funchal aceitam aumento de salário de 5,1 por cento (áudio)
Os trabalhadores da Horários do Funchal aceitam o aumento de salário de 5,1 por cento proposto pela administração da empresa, mas querem um aumento do subsídio de alimentação, para que no total os aumentos para 2023 compensem a taxa de inflação. Cerca de 170 trabalhadores participaram num plenário organizado pelo Sindicato Nacional dos Motoristas e outros Trabalhadores.

Projeto de voto acessível para pessoas com deficiência em Portugal premiado pela ONU
O projeto “Voto Acessível”, da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC), recebeu hoje um dos prémios The Zero Project, das Nações Unidas, e cuja entrega decorreu em Viena, na Áustria.

Teófilo Cunha espera que quota de pesca de atum mantenha-se igual à de 2022 (áudio)
O secretário regional de Mar e Pescas espera que a quota de pesca de atum deste ano se mantenha igual à do ano passado, que foram 3 mil toneladas de patudo. Algumas quotas de pesca foram ultrapassadas o ano passado. Teófilo Cunha diz que não há comunicação dos números da pesca do território continental para as ilhas e que isso tem de mudar.

Médicos do SESRAM vão passar a ter avaliação de desempenho (áudio)
Os médicos do Serviço de Saúde da Madeira vão passar a ter avaliação de desempenho. A medida está a ser negociada entre a administração do SESARAM e os sindicatos dos médicos. O secretário da saúde, Pedro Ramos, diz que se trata de uma questão de igualdade em relação às outras classes profissionais da saúde.