Notícias

Baixo número de nados-vivos coloca a Região com dificuldade de assegurar a substituição das gerações
Em 2021, registaram-se 1 744 nados-vivos, filhos de mães residentes na RAM, menos 6,2% (116 crianças) que em 2020, o que corresponde a uma taxa bruta de natalidade de 6,9 nados-vivos por mil habitantes, inferior à de 2020 (7,4 nados-vivos por mil habitantes).

População residente na Região aumentou em 2021
Em 2021, a população residente na Região Autónoma da Madeira (RAM) foi estimada em 252 693 pessoas (118 555 homens e 134 138 mulheres), representando um acréscimo da população residente de 793 pessoas face a 2020.

Trump fala em «perseguição política» após acusação
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse estar a sofrer uma "perseguição política" depois de ter sido indiciado no caso que envolveu a atriz de filmes eróticos Stormy Daniels. A acusação de um grande júri de Manhattan, na noite de quinta-feira, fez do republicano o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar uma acusação criminal, que acontece numa altura em que se apresenta como candidato à Presidência.

Novas tecnologias importantes na gestão dos projetos (vídeo)
Os diferentes setores industriais hoje estão mais cientes da importância das novas tecnologias na gestão dos projetos. A opinião é de Jorge Dias Fernandes , coordenador do Colégio de Informática da Ordem dos Engenheiros. Opinião partilhada numa tertúlia organizada pelo pólo da Madeira da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos.

Nós afinal não somos aquilo que comemos (vídeo)
Ao contrário do que diz o ditado popular, nós não somos aquilo que comemos. Quem o diz é Roman Zubarev um investigador sueco que foi o orador convidado de uma conferência organizada pelo Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da Universidade da Madeira.

Grupo de armadores associados da Coopesca vai passar a vender o próprio pescado (áudio)
Um grupo de armadores associados da Coopesca vai passar a vender o seu próprio pescado, em vez de o entregar às duas grandes empresas que atualmente trabalham na Região. Para já, são sete os armadores que vão trabalhar a partir dos entrepostos de gelo da Região.

Universidades seniores da Madeira e Porto Santo reunidas em Machico (áudio)
As universidades seniores da Madeira e do Porto Santo estão reunidas durante dois dias em Machico. O presidente da Rede das Universidades Seniores, Luís Jacob, diz que este as universidades são um projeto saudável e pouco dispendioso, que combate o isolamento social e os efeitos depressivos das populações mais idosas.

Turquia aprova a entrada da Finlândia na NATO
A Finlândia será o 31º membro da NATO. O parlamento da Turquia aprovou a candidatura depois de ter alegado que a nação nórdica estava a apoiar "terroristas" curdos. A Suécia, que também pretende aderir à aliança, continua bloqueada por razões semelhantes.

Madeira deteta entre 800 e 900 AVC`s por ano (áudio)
Face, fala e força são os três f's a ter em conta para identificar um AVC. O stress, a idade, o álcool e o tabagismo são alguns dos fatores de risco. Os acidentes vasculares cerebrais representam um custo de 8 milhões de euros para o Serviço Regional de Saúde.

Indicadores estatísticos do 4.º trimestre de 2022 com comportamento heterogéneo
Os indicadores estatísticos relativos ao 4.º trimestre de 2022 apresentam um comportamento misto, com algumas variáveis a evidenciarem uma evolução positiva – pese embora alguns crescimentos em desaceleração – e outras a mostrarem recuos em termos homólogos.

Barcos até 20 metros só podem capturar 12 toneladas de atum por dia (áudio)
A época de pesca do atum está a começar, mas agora existem novas regras. As embarcações até 20 metros só podem capturar 12 toneladas de atum patudo por dia de atividade. O secretário regional das Pescas, Teófilo Cunha, diz que desta forma é possível manter um equilíbrio e estabilidade nos recursos e nos preços.

Funchal vai ter um contrato local de segurança (áudio)
É a solução do Ministério da Administração Interna para as reivindicações de mais policiamento feitas pela Câmara do Funchal. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, adiantou que em breve o assunto será tratado numa deslocação à Madeira da secretária de Estado da Administração Interna.

Administração Interna vai investir mais de 13 milhões de euros na Região (áudio)
O ministério da Administração Interna vai investir mais de 13 milhões de euros na Região, até 2026. Números apresentados pelo Ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro adianta que são investimentos em infraestruturas e na rede de emergência SIRESP.

Rede de comunicações do Serviço de Saúde da Madeira está registar problemas
Uma nota do gabinete de comunicação do SESARAM informa do problema e adianta que apesar de ter sido feita uma intervenção persistem limitações.

Turismo na Madeira continua a crescer
De acordo com a estimativa rápida divulgada pela Direção Regional de Estatística, em fevereiro, as dormidas no alojamento turístico da Região aumentaram 61,6 por cento face a fevereiro do ano passado.

«Dia histórico para este concelho» (áudio)
Já foi assinado o contrato administrativo com a Câmara da Ponta do Sol para a construção da nova esquadra da PSP. O momento contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Sistema de alerta de aluviões já está operacional em toda a Madeira (áudio)
Já está operacional em toda a Madeira e a enviar dados para processamento, o sistema de alerta de aluviões, criado pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil. A utilização deste sistema, como elemento ativo da Proteção Civil Regional, está dependente de um protocolo que está a ser ultimado e que deve ficar concluído até ao final do ano.

Todas as corporações de bombeiros da Madeira voltam a patrulhar as serras (áudio)
Todas as corporações de bombeiros da Madeira voltam, a partir de hoje, a fazer patrulhamento nas serras. Uma decisão explicada à Antena 1 pelo presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, António Nunes.

«Tenho colegas que têm mandados de busca que demoram seis meses ou mais a serem executados» (áudio)
O presidente do Sindicato da Polícia pela Ordem e Liberdade na Madeira diz que é precisar fazer mais na Região, para combater o tráfico das novas drogas. Em declarações à Antena 1, João Branco diz que os mandados de busca às residências dos suspeitos, que estão bem identificados, não podem demorar mais de meio ano a acontecer.