Notícias

Alegada introdução de droga no estabelecimento prisional julgada no Funchal.
O caso da alegada introdução de droga no Estabelecimento Prisional da Cancela que envolve 10 arguidos, começou ontem com a audição do inspetor da policia judiciária.

Parlamento da Madeira aprova Programa de Ordenamento Turístico
A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou ontem a proposta de decreto legislativo regional que consubstancia o Programa de Ordenamento Turístico (POT), definindo o plano estratégico para o turismo do arquipélago para a próxima década.

Câmara do Funchal define teto máximo de 600 euros para a utilização diária do teatro
Todas as associações e instituições passam a pagar 600 euros por dia pela utilização do Teatro Municipal Baltazar Dias. Esta foi uma proposta do PSD levada à reunião semanal da Câmara do Funchal e aprovada por unanimidade.

Governo da Madeira autoriza contratos-programa e protocolos no valor de 209 mil euros
O Conselho do Governo Regional da Madeira autorizou a celebração de contratos-programa e protocolos de desenvolvimento e cooperação cultural com várias entidades no valor de 209.119,20 euros. O Governo Regional aprovou ainda, entre outras resoluções, aceitar a doação à Região de 29 obras da autoria da artista plástica Élia Maria Gonçalves Pereira Pimenta. A doação, que cumpre um desejo expresso da falecida artista, será formalizada no próximo dia 29 de abril.

Os produtores de cana-de-açúcar recebem até julho
Linha de crédito, criada para permitir que os empresários possam antecipar os pagamentos, pode chegar aos 3 milhões de euros.

Alberto Oculista instala-se em Madrid com plano para abrir 10 lojas em Espanha
A empresa madeirense de óculos, Alberto Oculista, abriu a primeira loja em Madrid. Os empresários afirmam que a internacionalização era o passo que faltava. Uma inauguração que contou com os presidentes do governo e da câmara do Funchal como relata a correspondente da RTP em Espanha, Daniela Santiago.

Oposição fala em dois anos perdidos na governação da Madeira
Os partidos da oposição madeirenses fazem balanço negativo aos dois anos de Miguel Albuquerque e diz que foram 2 anos perdidos porque a Madeira está pior.

Miguel Albuquerque garante que as contas públicas da Madeira estão consolidadas
Fez ontem dois anos que o governo de Miguel Albuquerque tomou posse. O Presidente do Governo salienta a consolidação das contas públicas e a dinamização da economia como fatores chave dos últimos dois anos.

Governo português pode acionar o plano de contingência se a situação se agravar na Venezuela
O governo regional garante que há uma concertação com o governo português caso seja necessário proceder ao repatriamento de emigrantes na Venezuela. Sérgio Marques, Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, garante estar atento à situação de crise naquele pais de muita emigração madeirense.

Nove países da América Latina condenam violência e lamentam vítimas
A violência regressou às ruas de Caracas. A oposição convocou novas manifestações contra o Presidente venezuelano e os protestos voltaram a ser reprimidos pelas autoridades.

Sarampo: Madeira não tem registo de casos desde 2013
A Madeira tem uma taxa de cobertura vacinal acima dos 98% nas 13 vacinas recomendadas pelo plano nacional de vacinação, não havendo registo de casos de sarampo desde 2013, anunciou a Secretaria Regional da Saúde (SRS).

IASAúde diz que cumprir a vacinação é uma questão de saúde pública
O Serviço de Saúde da Madeira apela a todos os cidadão que mostram resistências à vacinação que reconsideram a posição. O Instituto da Administração da Saúde lembra que cumprir a vacinação é uma questão de saúde pública.

Alunos não vacinados podem ser afastados da escola
As autoridades recomendam o afastamento dos alunos que não tenham vacina contra o sarampo. Em caso de exposição à doença, crianças e qualquer outro membro da comunidade escolar, que não tenha tomado a vacina e recuse fazê-lo pode ser afastado da Escola por ordem do delegado de saúde.

Deputados têm casa em Lisboa mas declaram residência fora da capital para receber mais
Há deputados que recebem cerca de 45 euros a mais por cada sessão plenária porque declaram que residem fora de Lisboa mas são proprietários de casas na capital. Desta forma, alguns parlamentares conseguem ganhar mais todos os meses.

Alberto João Jardim – 37 anos de poder (6.º episódio)
Nas eleições de 5 de outubro de 1980 Alberto João Jardim é pela primeira vez candidato à presidência do governo. O PPD/PSD vence com 65% dos votos. Jardim toma posse a 6 de novembro de 1980 e nessa altura anuncia a intenção de retirar-se daí a quatro anos. Com a morte de Francisco Sá Carneiro, a 4 de dezembro de 1980, o líder madeirense vê reduzir as expectativas de um entendimento entre o Estado e a região.