Notícias

Diretor nacional da PJ admite que as novas drogas são um problema grave (áudio)
Luís Neves abordou o problema na intervenção que fez durante a inauguração do novo laboratório de Polícia Científica na Madeira, uma nova valência da PJ, que vai permitir análises mais rápidas às substâncias apreendidas, uma situação que atualmente demora meses. A inauguração conta com a presença da Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro. Antes desta inauguração, o presidente do Governo Regional reuniu-se com a Ministra da Justiça, onde abordou o mau estado de conservação de alguns tribunais, e carências ao nível de recursos humanos e equipamentos nas instituições sob tutela do Ministério da Justiça, como é o caso das polícias de investigação.

«Estado tem-se alheado das respostas aos doentes que precisam de cuidados paliativos» (áudio)
O Estado tem-se alheado das respostas aos doentes que precisam de cuidados paliativos no país mas pode fazer mais e associar-se a associações ou ao privado para melhorar estas respostas. É a convicção de Isabel Galriça Neto, médica especialista em cuidados paliativos, que foi oradora na conferência «Idosos, os novos velhos», uma iniciativa da Garouta do Calhau, realizada no auditório da Universidade da Madeira.

Madeira supera o resto do país nas redes e serviços de alta velocidade na Internet
A taxa na Madeira é de 87%, enquanto a nível nacional é de 79,5%. Na Região, o crescimento é de quase 8%, face a 2019.

Catarina Sarmento e Castro reconhece que greve dos oficiais de justiça foi prejudicial ao setor (áudio)
A ministra da Justiça reconhece que a greve dos oficiais de justiça foi muito prejudicial ao setor. Apesar disso, Catarina Sarmento e Castro reconhece que a greve é um direito e por isso anunciou o cumprimento de algumas das exigências dos sindicatos, como a entrada de mais 200 novos oficiais para os tribunais, sem especificar quantos vêm para a Madeira.

Albuquerque diz que interessa acelerar processo de revisão dos limites do vento (áudio)
O presidente do Governo Regional diz que interessa acelerar o processo de revisão dos limites de vento do Aeroporto da Madeira, de modo a promover alterações o mais rapidamente possível. É desta forma que Miguel Albuquerque reage às declarações da Presidente da ANAC, ontem na Assembleia Legislativa da Madeira. Tânia Cardoso Simões admitiu que a revisão só deve avançar em 2026.

Laboratório da PJ na Madeira inaugurado hoje (áudio)
O laboratório de Polícia Científica da PJ na Madeira é inaugurado hoje. O laboratório vai permitir uma resposta mais rápida na identificação das substâncias apreendidas.

Parlamento da Argentina homenageia imigração portuguesa como exemplo aos jovens
A Câmara de Deputados da Argentina destacou a história do Clube Português da Grande Buenos Aires, narrada em livro, como exemplo de valor aos mais jovens, enquanto a comunidade portuguesa no país se viu refletida no inédito reconhecimento.

Não é mais obrigatório ter o dístico do seguro no vidro do carro (áudio)
A afixação no vidro do carro do dístico do seguro automóvel deixa de ser obrigatória a partir de hoje. As coimas associadas também deixam de existir. A lei foi publicada no Diário da República. Os documentos podem ser emitidos e disponibilizados através de meios eletrónicos. A proposta, que resultou de um projeto de lei apresentado pela Iniciativa Liberal, foi aprovada com o voto favorável do PS, PCP e BE, a abstenção do PSD e o voto contra do Chega.

População centenária em Portugal aumentou 77% na última década
O número de pessoas a atingir os cem anos aumentou 77% na última década em Portugal, para quase 3.000 cidadãos centenários no ano passado, revelou a Pordata, por ocasião do Dia Mundial da População, que hoje se assinala.

Sistema de videovigilância do Funchal deve ficar concluído em 2024 (áudio)
A implementação do sistema de videovigilância no Funchal deve ficar concluída em meados do próximo ano. Bruno pereira, vereador com responsabilidade nas áreas do trânsito e proteção civil, prevê que o concurso para a aquisição das 81 câmaras avance no próximo mês de setembro. O investimento camarário ronda um milhão e quatrocentos mil euros.

Mais de 400.000 idosos em risco de pobreza
Mais de 400.000 idosos vivem em risco de pobreza em Portugal, com um máximo de 551 euros por mês, segundo dados divulgados hoje pela Pordata, para assinalar o Dia Mundial da População.

Comando Operacional da Madeira tem uma nova câmara que pode ser colocada num drone (vídeo)
O Comando Operacional da Madeira tem uma nova câmara que pode ser colocada num drone e que permite uma maior visibilidade durante a noite. Pode ser utilizada em diversas circunstâncias, inclusive para detetar incêndios.

Vaga de calor nos dias da Jornada Mundial da Juventude (vídeo)
As previsões apontam para temperaturas acima da média nos dias do evento e o governo disse estar preocupado.

Preço dos materiais de construção aumentou em média 40% (vídeo)
Desde o início da guerra, o preço dos materiais de construção aumentou em média 40 por cento. A falta de mão de obra continua a ser um dos principais desafios do setor.

Mulheres iranianas vão voltar a ver futebol local em estádios
As mulheres iranianas vão poder voltar a ver futebol nos estádios locais, depois de terem sido banidas por um longo período, com raras exceções, anunciou hoje o presidente da Federação Iraniana de Futebol.

Rastreio do cancro colo do útero na Ribeira Brava
O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, visitou esta tarde o Centro de Saúde da Ribeira Brava, por ocasião do rastreio do cancro colo do útero a decorrer naquele concelho.

Comando Operacional da Madeira com novos equipamentos (áudio)
O Comando Operacional da Madeira tem novos equipamentos que permitem reforçar a capacidade de vigilância à distância, durante a noite, através de drones. O novo equipamento permite a deteção de incêndios ou de possíveis incendiários, mas também para outras situações.

ANAC disponível para rever os limites do vento no Aeroporto da Madeira (vídeo)
A presidente da ANAC, Tânia Simões, diz que deve ser necessário um período de um ou dois anos após a instalação dos novos equipamentos para recolha de dados científicos. O mais certo é que a revisão só aconteça em 2026.