A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta sexta-feira os dados da execução orçamental até maio, depois de até abril o défice das contas públicas se ter agravado em 341 milhões de euros para 1.651 milhões de euros.
A Comissão Europeia aprovou esta quinta-feira uma ajuda estatal da Alemanha ao grupo aéreo Lufthansa, um apoio à recapitalização de seis mil milhões de euros e um empréstimo com garantia estatal de três mil milhões, dada a pandemia de Covid-19.
O Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o plano de auxílio à TAP foi uma imposição da Comissão Europeia (CE) e que o Governo português defendeu o “recurso ao quadro temporário” da pandemia de Covid-19.
Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir a dois, a cinco anos e a 10 anos em relação a quarta-feira.
O saldo orçamental das Administrações Públicas (AP) registou um défice de 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano, de acordo com dados esta quarta-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
As principais bolsas europeias abriram esta quarta-feira em baixa devido aos persistentes receios dos investidores face ao aumento de casos de Covid-19 em alguns países.
Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira a subir a dois, a cinco anos e a 10 anos em relação a terça-feira.
O volume do comércio mundial de mercadorias, que tinha diminuído 3% no primeiro trimestre, continuou a diminuir entre abril e junho, meses em que desceu 18,5%, segundo as previsões publicadas esta terça-feira pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
Portugal tem aumentado a taxa de emprego desde 2013 (quando atingiu o mínimo de 65,4%), tendo, em 2019, chegado aos 76,1%, acima da média da União Europeia (UE 73,1%) e da meta de 75% dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, encerrou esta quarta-feira com uma subida de 0,41% para 4.450,47 pontos, acompanhando a tendência positiva da maioria das bolsas europeias.
O cofundador e presidente executivo da Web Summit, Paddy Cosgrave, afirmou hoje que a cimeira tecnológica "vai avançar este ano em Lisboa", salientando que irá "aderir aos mais rigorosos protocolos" de saúde, conforme orientação do Governo português.
A bolsa de Lisboa encerrou esta sexta-feira com o índice PSI20 a subir 0,09% para 4.359,99 pontos, pondo fim a uma série de seis sessões em queda e com a Corticeira Amorim a liderar os ganhos.
O euro recuou esta quinta-feira face ao dólar, apesar das previsões pessimistas da Reserva Federal para a economia norte-americana.
A bolsa de Lisboa encerrou esta quinta-feira em queda, pela sexta sessão consecutiva, com o índice PSI20 a perder 2,84% para 4.356,08 pontos, em dia de descidas muito acentuadas nas principais bolsas europeias.
A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em queda acentuada no início da sessão, após a Reserva Federal ter antecipado um recuo de 6,5% da economia norte-americana em 2020 devido à pandemia de Covid-19.
O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) estima que a pandemia de Covid-19 terá um “impacto económico substancial” em Portugal, criando “uma incerteza significativa” nas contas portuguesas, embora reconheça as “importantes medidas” adotadas pelo país para minimizar as consequências.
O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, iniciou hoje a sessão a perder 1,89% para 4.398,53 pontos, acompanhando a tendência negativa das bolsas europeias.
A economia da zona euro recuou 3,1% no primeiro trimestre do ano em termos homólogos e 3,6% em cadeia, as maiores quebras desde 1995 e do terceiro trimestre de 2009, respetivamente, segundo uma estimativa divulgada pelo Eurostat.
A taxa de inflação anual recuou, em abril, para os 0,3% na zona euro e 0,7% na União Europeia (UE), devido aos efeitos económicos da Covid-19, com Portugal e mais 12 Estados-membros a registarem taxas negativas, segundo o Eurostat.