Notícias

ONU estima que 12 milhões de pessoas vão precisar de ajuda
A Organização das Nações Unidas (ONU) estimou hoje que 12 milhões de pessoas precisarão de ajuda na Ucrânia, num comunicado, citado pela agência France-Presse.

Voos da UE para Ásia podem demorar mais quatro horas para não sobrevoar Rússia
Os voos da União Europeia (UE) para a Ásia podem demorar mais quatro horas para não sobrevoar o espaço aéreo russo, após a invasão da Ucrânia, revelou hoje fonte comunitária, admitindo custos adicionais para as companhias aéreas europeias.

Política de Defesa da UE evoluiu
A presidente da Comissão Europeia disse hoje que a política de Segurança e Defesa da União Europeia «evoluiu mais nos últimos seis dias do que nas últimas duas décadas», na sequência da resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Infeções sobem, há mais 23 mortes e diminuem internamentos
Portugal registou 11.006 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, depois da descida dos últimos dias, mais 23 óbitos associados à covid-19 e uma diminuição nos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Rússia alerta civis que vivam perto de alvos militares para fugirem
O exército russo avisou hoje que vai atacar em Kiev as infraestruturas tecnológicas dos serviços de segurança ucranianos, SBU, e pediu aos civis que vivam próximos desses alvos para fugirem.

Portugal já recebeu 141 pedidos de proteção internacional de ucranianos
Portugal já recebeu 141 pedidos de proteção internacional de cidadãos ucranianos, revelou hoje a ministra da Administração Interna, remetendo a divulgação do número de deslocados que o país poderá acolher para uma reunião com homólogos europeus no sábado.

Marcelo elogia esforço solidário dos portugueses
O Presidente da República declarou hoje o seu apoio à plataforma «We Help Ukraine» e elogiou o esforço solidário dos portugueses.

Carnaval sem festividades (áudio)
Se não fosse a pandemia, hoje seria o dia do cortejo Trapalhão.

Máscara deixa de ser obrigatória na via pública
Termina hoje o regime excecional que obrigava ao uso de máscara na via pública.

Mais uma morte associada à covid-19
No dia de ontem nas duas unidades hospitalares, Dr. Nélio Mendonça e Marmeleiros, estavam internados 604 doentes. Destes, 86 estão internados na área Covid-19.

Dia Mundial da Proteção Civil (áudio)
Em 2021, a Proteção Civil da Madeira registou mais de 32 mil ocorrências. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Proteção Civil.

Empresas portuguesas já colocaram mais de 2 mil ofertas de trabalho para refugiados
A plataforma criada para reunir ofertas de trabalho de empresas para refugiados ucranianos em Portugal já recolheu mais de duas mil destas ofertas, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Açores com 556 casos e 33 doentes internados
Os Açores registam hoje 556 novos casos de covid-19, 3.920 infeções ativas e 33 doentes hospitalizados, menos um do que na segunda-feira, revelou a Autoridade Regional de Saúde.

Parlamento Europeu quer «enfrentar o futuro» com Kiev
A presidente do Parlamento Europeu apoiou hoje a atribuição à Ucrânia do estatuto de candidato à União Europeia (UE), após a invasão russa, vincando querer «enfrentar o futuro» com o país e apoiando-o «na luta pela sobrevivência».

«Provem que estão connosco», pede Zelensky à UE
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu hoje à União Europeia que prove que está do lado da Ucrânia na luta pela sua sobrevivência e pela defesa da liberdade, ao intervir por videoconferência numa sessão plenária extraordinária do Parlamento Europeu.

Secretário-geral da NATO acusa Putin de ter destruído a paz na Europa
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, acusou hoje o Presidente russo de ter destruído a paz na Europa, voltando a condenar a invasão da Ucrânia.

Zelensky diz que míssil russo atingiu praça central de Kharkiv
O Presidente da Ucrânia disse que um míssil russo atingiu hoje a praça central de Kharkiv, a que chamou «terror indisfarçável».

Governo aprova resolução com requisitos simplificados para refugiados
O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que contempla um conjunto de requisitos simplificados para a obtenção de proteção temporária, para refugiados, devido à guerra que se vive na Ucrânia.