Notícias

Oposição defende mais medidas de apoio à habitação em Santana (vídeo)
Em Santana, a oposição defende mais medidas de apoio à habitação, para a fixação de jovens no concelho. Para mitigar o problema do envelhecimento, a câmara garante já ter reforçado o apoio à natalidade.

Comunidade ucraniana na Madeira pede aulas de português para adultos em Machico e no Caniço (vídeo)
A barreira da língua tem sido um dos entraves à entrada no mercado de trabalho. Neste momento, são 476 os ucranianos que residem na Madeira. Quase metade são mulheres

Funchal oferece incentivos a qualquer cidadão que queira investir no município (áudio)
Apoios a fundo perdido de 60 a 80 por cento e metade da renda paga pelo município do Funchal, durante seis meses, bem como apoios para obras e mobiliário, equipamentos e formação e até ações de marketing. Estes são incentivos financeiros que a autarquia está a oferecer a qualquer cidadão que queira investir no município do Funchal, desde que tenha a empresa constituída até 31 de dezembro de 2021.

Medidas anunciadas para apoiar as famílias com crianças são positivas mas não resolvem o problema (áudio)
João Correia, da Associação de Famílias numerosas considera que as medidas anunciadas hoje pelo Governo da República para apoiar as famílias com crianças são positivas mas não resolvem o problema estrutural do país , com níveis de natalidade que considera dramáticos. O Governo de António Costa decidiu que cada criança deve receber pelo menos 600 euros por ano de abono de família e que as crianças em risco de pobreza extrema terão este ano uma prestação adicional de 840 euros. Também foram anunciadas alterações nos escalões.

PS acusa o Governo Regional de falhar na criação da faixa florestal (áudio)
O PS acusa o Governo Regional de falhar na criação da faixa florestal denominada de corta-fogo. Sérgio Gonçalves, líder regional do partido, defende um modelo de gestão mais rentável para a propriedade privada.

CDS realça trabalho desenvolvido pela secretaria do mar (áudio)
O CDS realça o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela secretaria do mar liderada por Teófilo Cunha. Uma secretaria regional que foi criada do zero há 3 anos e que segundo Ana Cristina Monteiro tem feito um trabalho que deve ser reconhecido.

Artesãos pedem apoio ao Governo (áudio)
Os artesãos que se dedicam à obra de vimes queixam-se de falta de matéria prima e pedem apoio ao Governo, com o objetivo de impedir o abandono da produção do vime. São cerca de duas dezenas de artesãos que se dedicam atualmente a trabalhar este produto, na Camacha. Dizem que há procura mas que os mais novos não querem aprender e que a arte de trabalhar o vime tem os dias contados.

Trump invocou 440 vezes direito de não responder a questões em audiência em Nova Iorque
O ex-presidente norte-americano Donald Trump invocou na quarta-feira, durante uma audiência juramentada perante a Procuradoria-Geral de Nova Iorque, o seu direito de não responder a perguntas por 440 vezes, noticiou hoje a imprensa local.

Aumentos salariais dos assistentes técnicos e técnicos superiores começam a ser pagos este mês
Os aumentos nos salários de ingresso nas carreiras dos assistentes técnicos e técnicos superiores da administração pública e a valorização dos doutorados começam a ser pagos este mês, com retroativos a janeiro, confirmou hoje a tutela.

Futebol português profissional une-se contra os discursos de ódio
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Associação Nacional dos Treinadores de Futebol, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol vão lutar este fim de semana contra discursos de ódio.

Chanceler alemão Olaf Scholz rejeita envolvimento em escândalo bancário
O chanceler alemão, Olaf Scholz, recusou hoje responsabilidades num escândalo bancário ocorrido enquanto era autarca de Hamburgo e também que o banco Warburg tenha exercido qualquer tipo de "influência política".

Segunda tranche do apoio ao cabaz alimentar já foi paga
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse hoje que a segunda tranche do apoio ao cabaz alimentar já foi paga e admitiu avaliar o seu prolongamento no conjunto de medidas que serão discutidas em setembro.

Governo aprova decreto para aumentar eficiência dos processos de insolvência
O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto-lei para aumentar a eficiência dos processos de insolvência, que atribui ao administrador a responsabilidade de apresentar uma proposta de graduação de créditos.

Guterres pede a russos e ucranianos que cessem atividade militar em Zaporijia
A ONU exortou hoje a Rússia e a Ucrânia a cessarem qualquer atividade militar nas proximidades da central nuclear ucraniana de Zaporijia, a maior da Europa e controlada pelo Exército russo, devido ao receio de uma catástrofe nuclear.

Três mil milhões de euros para pôr em prática 425 medidas para jovens
O Governo aprovou hoje o II Plano Nacional para a Juventude (PNJ), com três mil milhões de euros para implementar mais de 400 medidas como garantir o acesso ao trabalho e emprego, mas também à cultura e à saúde.

PJ deteve suspeito de atear fogos em Montalegre
A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real deteve um homem de 45 anos suspeito de ter ateado, pelo menos, dois incêndios em áreas florestais em Montalegre, anunciou hoje aquela força policial.

Consumo dos principais combustíveis cresceu 16,7%
Segundo os dados fornecidos pela Alfândega do Funchal, nos primeiros seis meses de 2022, na RAM, a introdução no consumo dos principais combustíveis (gasóleo e gasolina) atingiu os 74,0 milhões de litros, valor superior ao do mesmo semestre do ano precedente em 16,7%. De notar que aquele quantitativo é superior ao do mesmo período de 2019 em 1,7%.

Taça de Portugal: Duas equipas marcam presença na 1.ª eliminatória, duas ficam isentas
O sorteio da Taça de Portugal colocou Machico e 1.º de Maio isentos da 1.ª eliminatória. O Ribeira Brava desloca-se a Fafe e a Camacha recebe o Amarante.

Telma Monteiro e outros olímpicos acusam presidente da FP Judo de opressão
Os olímpicos Telma Monteiro, Catarina Costa, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Patrícia Sampaio e Anri Egutidze acusam o presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) de opressão e apelam à intervenção da tutela do desporto.