Notícias
![Fadista Aldina Duarte trouxe ao Funchal temas do recente disco `Quando se ama loucamente`](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Fadista Aldina Duarte trouxe ao Funchal temas do recente disco `Quando se ama loucamente`
O fado e a literatura juntaram-se sexta-feira à noite no Teatro Baltazar Dias, para um concerto emotivo de Aldina Duarte. A fadista cantou temas do recente disco 'Quando se ama loucamente'.
![Feira do Livro de Machico com uma dezena de expositores](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Feira do Livro de Machico com uma dezena de expositores
Machico volta a realizar a Feira do Livro na primeira semana de maio. O evento deve contar este ano com uma dezena de expositores, lançamentos de livros e conferências. A Feira faz parte do calendário cultural do concelho e tem um programa próprio dedicado aos 600 anos da descoberta da Madeira.
![Autores de língua espanhola defendem poder do jornalismo contra as mentiras](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Autores de língua espanhola defendem poder do jornalismo contra as mentiras
Os escritores de língua espanhola Javier Cercas e Daniel Alarcón defenderam hoje que o jornalismo tem a função fundamental não só de contar as verdades, mas de desvendar as mentiras, sobretudo as mais “perigosas”, que são mescladas com verdade.
![Jerusalém é lugar sagrado para todos, defendem Munir, Bento Domingues e Mucznik](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Jerusalém é lugar sagrado para todos, defendem Munir, Bento Domingues e Mucznik
O 'sheik' David Munir, Frei Bento Domingues e Esther Mucznik defenderam hoje que Jerusalém deveria ser um ponto de encontro entre todas as religiões, porque o mais sagrado não são os lugares, mas a vida humana.
![Aldina Duarte cantou pela primeira vez na Madeira](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Aldina Duarte cantou pela primeira vez na Madeira
A fadista Aldina Duarte cantou pela primeira vez na Ilha da Madeira. O concerto fechou o penúltimo dia do Festival Literário da Madeira que termina, hoje, no Funchal.
![5 Sugestões para sair este fim de semana](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
5 Sugestões para sair este fim de semana
Confira aqui a agenda cultural da Região para o fim de semana de 16 a 18 de março
![Madeira prepara intercâmbio de artistas com Canárias](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Madeira prepara intercâmbio de artistas com Canárias
Exposição "Velocidade de Escape", de Duarte Encarnação, é já resultado de uma parceria entre os arquipélagos (Vídeo)
![Sofi Oksanen em entrevista](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Sofi Oksanen em entrevista
A RTP conversou com Sofi Oksanen, a autora da premiada obra "A Purga" (Vídeo)
![Exposição “As ilhas do ouro branco” prolongada até 31 de março](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Exposição “As ilhas do ouro branco” prolongada até 31 de março
A exposição "As ilhas do ouro branco - Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI)", patente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, foi prolongada até 31 de março
![Carlos Fino desafia RTP a criar um canal para o Brasil](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Carlos Fino desafia RTP a criar um canal para o Brasil
O conhecido jornalista da RTP Carlos Fino, durante muitos anos repórter de guerra, diz que é importante criar uma RTP Brasil, à semelhança da RTP Africa, por exemplo. Em entrevista à jornalista Lília Mata, o jornalista e convidado do Festival Literário da Madeira, explica o desafio que deixa.
![Javier Cercas alerta para o “desastre” das mentiras nas redes sociais](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Javier Cercas alerta para o “desastre” das mentiras nas redes sociais
O escritor espanhol Javier Cercas participa no debate sobre o tema “Jornalismo é literatura com pressa”, que encerra o Festival Literário da Madeira, no sábado
![A língua inglesa é única via na divulgação de autores – Benjamin Moser](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
A língua inglesa é única via na divulgação de autores – Benjamin Moser
O escritor norte-americano Benjamim Moser explicou ontem, no Festival Literário da Madeira, como o inglês tem esse lado terrível de ser praticamente a única via para divulgação de autores
![Richie Campbell é cabeça de cartaz do NOS Summer Opening](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Richie Campbell é cabeça de cartaz do NOS Summer Opening
O artista português Richie Campbell sobe ao palco do NOS Summer Opening no dia 21 julho.
![130 anos do Teatro celebrados com muito público](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
130 anos do Teatro celebrados com muito público
O Teatro Municipal Baltazar Dias comemorou no passado dia 11 de março o seu 130º aniversário. Ao longo dos 11 dias de festejos o Teatro Municipal recebeu a visita de cerca de 3 mil espetadores.
![Escritora Otessa Moshfegh espera que o festival da Madeira a inspire a aprender português](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Escritora Otessa Moshfegh espera que o festival da Madeira a inspire a aprender português
A escritora norte-americana Ottessa Moshfegh, finalista do Prémio Man Booker 2016, participa este ano no Festival Literário da Madeira e confessa que o que mais deseja é sair deste encontro com vontade de aprender a ler e falar português.
![Escritores debatem ficção como forma de libertação e intervenção política e social](https://madeira.rtp.pt/wp-content/themes/madeira/includes/img/ll-350x197.png)
Escritores debatem ficção como forma de libertação e intervenção política e social
Os escritores José Luís Peixoto, Sofi Oksanen e Eleanor Catton discutiram hoje a ficção, considerando que escrever é como representar no papel, é passar experiências para a escrita, e é também uma forma de intervenção política, social ou cultural.