Notícias

150 processos por incumprimento às regras (vídeo)
Desde janeiro foram abertos cerca 150 processos pela autoridade das atividades económicas por incumprimentos relacionados com as regras de controlo pandémico. O desobedecer ao recolher obrigatório e do uso da máscara, foram as regras que registaram mais transgressões na Madeira.

Testes rápidos negativos no Caniço
Realizaram-se 220 testes rápidos de saliva a alunos da EB1/PE do Caniço, e todos deram resultado negativo.

França prepara saída da crise sanitária
A partir de 02 de junho e até outubro, a França vai impor medidas de transição para sair da crise sanitária, anunciou hoje o primeiro-ministro, Jean Castex, quando os números da pandemia de covid-19 no país estão a descer.

60 milhões de vacinas para pessoas mais vulneráveis
O governo britânico anunciou hoje a aquisição de 60 milhões de novas doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech, com o objetivo de estabelecer um programa no outono de reconvocação para pessoas mais vulneráveis.

Médicos dizem que há condições para desconfinamento
A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública considerou hoje que estão reunidas condições para iniciar a última etapa de desconfinamento, mas advertiu que esta progressão tem que ser acompanhada de medidas de proteção contra a covid-19.

Saúde em discussão (vídeo)
O futuro do sistema de saúde foi discutido na primeira cimeira das regiões de saúde. A sessão de abertura esteve a cargo do secretário regional da saúde e proteção civil, Pedro Ramos, seguido de uma intervenção do Cardeal Tolentino Mendonça.

Três associações de táxis asseguram saúde (áudio)
Passam a ser três as associações de táxis que asseguram o transporte não urgente de doentes quando esgotada a capacidade do SESARAM.

612 casamentos na região em 2020 (áudio)
Uma redução de 36,6% em relação ao ano anterior devido à situação pandémica.

Madeira com 21 casos e 19 recuperados
Trata-se de 21 casos de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos de casos positivos.

Estudantes manifestam-se para exigir fim de propinas
Cerca de 300 estudantes do ensino superior manifestaram-se hoje em Lisboa para exigir o fim das propinas num percurso que começou no Largo de Camões e acabou em frente à Assembleia da República.

Interrupções ao trânsito em Santa Maria Maior
Nos próximos dias, haverá interrupções e alterações à circulação rodoviária na cidade do Funchal.

Restauração quer fim dos limites horários
A AHRESP pediu ao Governo o fim das limitações horárias na restauração e similares já no próximo fim de semana, e não apenas a partir de segunda-feira, na sequência da anunciada não renovação do estado de emergência.

Proteção de dados está assegurada nos censos
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, garantiu hoje que a segurança do 'site' dos censos não será afetada, indicando que vai continuar a ser assegurada "a total proteção de dados pessoais".

Estudo sugere que vacinas reduzem transmissão
O Reino Unido registou 29 mortes e 2.166 novos casos nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Governo britânico, que hoje divulgou um estudo que sugere eficácia das vacinas para reduzir a transmissão do vírus.

Jovens priorizam saúde e prevenção da violência
Centenas de crianças e jovens indicaram junto do Conselho Nacional de Saúde (CNS) a promoção da saúde mental e a prevenção da violência como prioridades para a sua saúde na próxima década.

Investigação aponta possível caminho do SARS-CoV-2 para o cérebro
Células que normalmente protegem e nutrem os neurónios podem ser o veículo usado pelo coronavírus SARS-CoV-2 para infetar o cérebro, de acordo com uma investigação em que participa um cientista português nos Estados Unidos.

Lobo marinho volta ao mar (vídeo)
O animal que apareceu no Calhau do Paul do Mar regressou ao mar depois de um tempo a descansar na costa. O mamífero cativou as atenções e ninguém sabe se voltará a escolher o calhau do Paul Para um breve repouso.

Marcelo vem à Madeira (vídeo)
O presidente da República vem à região no domingo, dia dois de maio. A visita que estava agendada para março e foi adiada vai servir para tratar de assuntos pendentes com o Governo Regional.