A proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) prevê verbas para apoiar os professores deslocados, mas ignora as reivindicações dos docentes de contabilizar o tempo de serviço congelado, revelou hoje a Federação Nacional de Educação (FNE).
O Governo entrega hoje na Assembleia da República a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), que deverá prever para este ano um crescimento superior a 2% e um excedente orçamental.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) espera um aumento contínuo na procura mundial de petróleo até 2045, segundo novas projeções, publicadas hoje, que contrariam os esforços para limitar o aquecimento global.
É um reforço da capacidade hoteleira da ilha, que a partir de 2025 já deverá receber clientes. Nuno Batista, presidente das Câmara do Porto Santo destaca a importância do projeto. O Grupo Pestana constrói um novo hotel, mas deixa de explorar o Colombo's Resort a partir do fim deste mês.
O Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação considera que os objetivos da greve de hoje, do pessoal não docente, foram cumpridos na Madeira. Não houve escolas a fechar por falta de pessoal, mas Francisco Pinto, dirigente nacional do SINAPE, diz que a adesão na Região, ronda os 30 por cento. A greve foi convocada para pedir melhores salários e progressão nas carreiras, nalguns casos congeladas há mais de uma década.
A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública anunciou hoje uma greve nacional de trabalhadores no dia 27 de outubro, reiterando que a proposta do Governo de aumentos de 52 euros é «miserabilista».
A formalização decorreu em Espanha, nas Astúrias, onde funciona a sede da organização. A Madeira conseguiu também 8 medalhas no concurso internacional de sidras: 5 de prata e 3 de bronze. A bebida regional tem sido sucessivamente distinguida.
O Prémio Nobel da Economia foi atribuído hoje à norte-americana Claudia Goldin da Harvard University «por ter contribuído para a compreensão dos resultados das mulheres no mercado de trabalho», foi hoje anunciado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma do Governo que estabelece uma fixação temporária das prestações de créditos à habitação pelo prazo de dois anos, medida que já tinha considerado positiva.
O governo da República vê a mobilidade para as ilhas como um custo e não como um investimento. A acusação é do presidente da Câmara do Porto Santo. Numa intervenção em São Jorge, nos Açores, o presidente da Câmara do Porto Santo critica a TAP por não ajudar a resolver o problema da mobilidade e diz que aposta não é ter mais turistas no verão, mas sim reduzir a sazonalidade.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo defende que o futuro do turismo na ilha terá de ser baseado na sustentabilidade. Nuno Batista considera que a «ilha dourada» tem de saber mostrar as suas diferenças em relação a outros territórios. O autarca esteve nas Velas, nos Açores, nas Jornadas Atlânticas de Turismo. Em 2024, as jornadas decorrem na ilha do Sal e em 2025 na ilha do Porto Santo.
Apesar do setor atravessar um bom momento, há hoteleiros que olham para o inverno com um otimismo moderado. Acreditam que os números deste ano podem continuar, mas há mercados que podem vir a ser afetados pela crise.
A ACAP – Associação Automóvel de Portugal quer ver contemplado no Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024) um plano de abate para veículos em fim de vida e a redução das taxas de tributação autónoma em 10%.
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) propõe que o Orçamento do Estado para 2024 contemple um alívio da carga fiscal para o trabalho suplementar, a isenção da tributação das gorjetas e um incentivo extraordinário à habitação.
Marcelo Rebelo de Sousa diz que o acordo de rendimentos é uma peça complementar no Orçamento do Estado para o próximo ano e acrescenta que não é surpreendente que tenham ficado de fora uma estrutura sindical e uma estrutura patronal.
É oficial, o salário mínimo nacional vai subir para os 820 euros no próximo ano. São mais 10 euros do que o previsto. A revisão do acordo de rendimentos foi anunciada ao final da manhã. CIP e CGTP não assinam o documento.
Em Portugal, cerca de 100 mil pessoas têm problemas com as raspadinhas. Um vício, como qualquer outro, que necessita de tratamento.
O Conselho de Ministros extraordinário aprovou hoje a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), que será entregue na Assembleia da República na terça-feira.
A Região pode crescer ainda mais na produção de energia eólica mas é preciso ter em conta os impactos ambientais. O alerta é de Aurélio Tavares, o engenheiro responsável por vários parques eólicos da Madeira.