Notícias

Orçamento dos Açores para 2023 aprovado
O Orçamento dos Açores para 2023 foi hoje aprovado na generalidade, com 30 votos a favor, de PSD, CDS-PP, PPM, IL, Chega, deputado independente (ex-Chega) e PAN, e 27 contra, de PS e BE.

Madeira com o valor mais alto no índice de transmissibilidade
Os dados do Instituto Ricardo Jorge indicam que três regiões estão com este indicador acima do limiar de 1,00, caso do Algarve (1,12), dos Açores (1,27) e da Madeira (1,34), que apresenta o valor mais elevado entre as sete regiões do país.

Funcionários públicos aumentados em 52,11 euros
O governo aprovou esta quinta-feira um aumento mínimo de 52,11 euros para os trabalhadores da administração pública com salários até 2700 euros, em 2023, anunciou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. "Todos os funcionários públicos com salários até 2700 euros vão ter um aumento mínimo de 52,11 euros e, a partir daí, aplica-se o valor de atualização salarial dos 2%", explicou aos jornalistas a governante, no final de uma reunião do Conselho de Ministros.

Deputados madeirenses do PSD vão votar contra o Orçamento do Estado (áudio)
O líder do PSD Madeira diz que não há margem para outra opção, uma vez que as propostas da Madeira têm sido esquecidas, em sede de discussão na especialidade. Miguel Albuquerque deu indicações aos deputados da Madeira na Assembleia da República para votarem contra o Orçamento do Estado.

PSD Madeira reclama mais verbas ao Governo da República (áudio)
As críticas do PSD Madeira ao Governo da República continuam, desta vez, por não ter contemplado a majoração no financiamento para a Universidade da Madeira.

Câmara cria estacionamento na Avenida Arriaga (vídeo)
A Câmara do Funchal criou uma zona com a devida sinalização, para que os autocarros e carrinhas de turismo possam deixar os passageiros dos navios de cruzeiro, no centro da cidade. É entre o Teatro Baltazar Dias e a Rotunda do Infante. A medida vem trazer uma organização ao estacionamento que não existia...

Homens evitam rastreio do cancro da próstata (vídeo)
O diretor do serviço de urologia do SESARAM lamenta que os homens da Região ainda mostrem alguma resistência no rastreio do cancro da próstata. Ferdinando Pereira lembra que o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Todos os anos, são diagnosticados mais de 130 novos casos na Madeira

Diretor do Serviço da Ortopedia do Hospital continua (vídeo)
O Diretor do Serviço da Ortopedia do Hospital continua. O Secretário da Saúde, agradece o esforço dos médicos, para garantirem o volume de trabalho que existe no serviço. A ortopedia tem quase quatro mil doentes em lista de espera, para cirurgia.

Albuquerque avisa para a confusão instalada na TAP (vídeo)
Albuquerque diz que o anunciado cancelamento de 360 voos da TAP para todo o mundo, incluindo a Madeira, é exemplo da confusão que é a companhia nacional de aviação. O presidente do governo participou na ação de promoção do projeto gamba da Madeira que visa dar a conhecer o produto e a sua comercialização.

Dez denúncias de abusos sexuais no Funchal (vídeo)
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Funchal, recebeu este ano, cerca de 10 denúncias de abusos sexuais. Destes, apenas metade acabaram por ser confirmados.

Trinta vítimas civis entre mortos e feridos e milhões sem luz e aquecimento
Novos ataques russos na Ucrânia fizeram 30 vítimas civis, entre mortos e feridos, e deixaram hoje milhões de pessoas sem eletricidade, acesso a água e aquecimento, quando se registam já temperaturas negativas nalgumas regiões, segundo as Nações Unidas.

Madeira quer ter 50% de produção de energia de fontes renováveis (vídeo)
O governo regional pretende atingir em 2025 os 50% de produção de energia de fontes renováveis. Meta dada a conhecer pelo secretário da Economia aos deputados , na adaptação do diploma que define o sistema elétrico na Madeira.

PS volta a chumbar propostas da oposição avocadas
O parlamentou voltou a aprovar esta manhã as propostas do PS avocadas, chumbando novamente todas as da oposição, que já tinham ficado pelo caminho esta terça-feira na Comissão de Orçamento e Finanças.

Madeira está a viver os efeitos de uma crise que não podem ser evitados (áudio)
A ideia foi defendida pelo secretário regional das Finanças em entrevista à RTP.

Sindicato quer subsídio de insularidade de 2% para todos (vídeo)
O Sindicato Democrático dos Professores quer que o subsídio de insularidade seja de dois por cento para todos os funcionários da administração pública. O sindicato esteve reunido com o Partido Socialista para apresentar ideias para o orçamento regional.

PROAGES já apoia seis mil madeirenses (vídeo)
Desde Outubro que o Governo Regional está a dar a conhecer à população de toda a Região os vários programas de apoio disponíveis. Uma iniciativa, intitulada 'Governo Mais Próximo', que surge numa altura de aumento da inflação e dos preços dos bens essenciais. Esta tarde, a sessão informativa decorreu na Calheta. Rita Andrade presidiu à sessão e adiantou que a Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania já está a apoiar seis mil pessoas no âmbito do programa PROAGES - Programa de Apoio à garantia de Estabilidade Social.

Orçamento da Região procura atenuar os efeitos da crise (vídeo)
Apesar dos apoios às famílias e dos estímulos à economia contidos na proposta de Orçamento da Região para o próximo ano a Madeira está a viver os efeitos de uma crise que não podem ser evitados. A ideia foi defendida pelo secretário regional das Finanças, no programa ‘Em entrevista’, aqui na RTP. Rogério Gouveia admite que o governo regional apenas pode atenuar os efeitos da crise

Albuquerque considera «absurda» discussão em torno da ida de Marcelo ao Catar
O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, considerou hoje que a discussão em torno da ida do Presidente da República ao Catar para assistir ao primeiro jogo da seleção nacional de futebol no Mundial 2022 é “completamente absurda”.

Lisboa recusa majoração do financiamento da UMa (vídeo)
Não foi aprovada pelo Governo da República a majoração pretendida para o financiamento da Universidade da Madeira. Do Orçamento do Estado para o próximo ano vão chegar mais 300 mil euros mas o reitor fala numa discriminação negativa em relação ao apoio dado à Universidade dos Açores.